Você entende como funciona o setor de ouvidoria dentro das empresas? Conheça um pouco mais deste mundo.
A ouvidoria tem um papel
muito importante dentro das empresas. Afinal, é através dela que a organização
consegue identificar se o seu padrão de atendimento está sendo adequado e
replicado para todos os clientes.
Frequentemente, o setor de ouvidoria é contatado apenas quando há problemas.
Os exemplos são inúmeros:
quando um cliente compra um produto e há envio errôneo; compra algo que não é
entregue; há algum problema na prestação de serviços (água, luz, telefone,
internet) e muitos outros.
Certamente, dentro da sua
empresa, você já teve que lidar com algumas reclamações – isso ocorre dentro de
todo negócio. Entretanto, encontrar formas de solucionar esses problemas,
oferecendo um atendimento personalizado ao cliente é exatamente para que serve
uma ouvidoria.
Quer saber mais sobre o
que é e como funciona a ouvidoria? Continue a leitura!
O
que é ouvidoria?
O setor de ouvidoria é um
espaço que funciona como uma ponte entre o cliente e a empresa. É um serviço
aberto ao consumidor (ou cidadão) para escutar suas reivindicações, denúncias,
sugestões e também elogios, embora sejam mais comumente utilizados para
reclamações e reivindicações.
A criação de uma
ouvidoria, seja ela um canal dentro de uma empresa pública ou privada, vem
antes de tudo preencher um espaço cada vez mais ampliado com relação ao direito
do consumidor.
O termo ouvidoria é utilizado para designar um departamento de instituições.
Em termos práticos, tem o mesmo significado de ombudsman,
que é uma palavra sueca criada em 1809.
O setor de ouvidoria
acaba sendo um canal de vigília que permite à empresa saber quando as suas
diretrizes e padrões são descumpridos e apurar reclamações de problemas não
solucionados.
Como
funciona a ouvidoria? Para que serve?
Os canais de acesso à
ouvidoria estão abertos via e-mail e telefone, ou até mesmo pessoalmente, em
que o consumidor expõe seus problemas com detalhes que permitem ao setor
encaminhar o problema às áreas competentes.
Feito isso, a ouvidoria
acompanha passo a passo o andamento dos serviços, para então retornar a solução
do problema para o cliente de maneira proativa. É aqui que uma ouvidoria se
distingue de um simples serviço de call center.
Como exemplo, as ouvidorias das instituições
financeiras são muito utilizadas, uma vez que muitas vezes recebem reclamações
de clientes que têm problemas com saques, tarifas, internet banking, dentre
outros.
A ouvidoria recebe as
reclamações, problemas e solicitações, e então encaminham para os setores
responsáveis (agência, gerente, etc.), que acompanham de perto a solução do
problema.
Ainda que pouco divulgada, a ouvidoria é uma
ótima maneira de solucionar os problemas e garantir um atendimento proativo dos canais de
atendimento da empresa. Acaba atuando como um “segundo
nível” para onde se escalam os problemas.
Agora que você já sabe melhor como funciona e para que serve uma ouvidoria, aqui estão alguns mandamentos que guiam a rotina de um setor.
3
mandamentos do setor de ouvidoria
1. Evitar conclusões
precipitadas
Quando um problema ou
reclamação chega nas mãos de uma ouvidoria, ela precisa evitar conclusões
precipitadas.
Isso é natural porque
geralmente os consumidores já vem de subsequentes problemas de atendimento,
entrega, falhas, vício no produto e outros contratempos que podem acontecer
durante a relação comercial.
Mas, por mais que sejam
coerentes os precedentes dos problemas do consumidor, a ouvidoria não pode
tomá-los como verdade e defendê-los até as devidas confirmações.
É preciso identificar o
problema (e a raiz dele) para propor não apenas a solução, mas também evitar
que isso ocorra novamente.
Por isso, é importante
que a ouvidoria preze pela neutralidade. É justamente isso que vai agilizar a
solução dos problemas.
A ouvidoria precisa estar
livre de julgamentos para solucionar problemas.
2. Ser
livre para agir com isenção
A ouvidoria não vai
funcionar se não puder trabalhar livremente para apurar e encaminhar os
problemas. Por isto, deve ser subordinada aos altos escalões (executivos ou
financeiros) da empresa, nunca ao call center, por exemplo.
A liberdade para agir de
maneira isenta possibilita levantar os problemas a fundo, descobrir o que deu
errado e, ainda assim, apontar soluções e melhorias.
Se a ouvidoria depender
de milhares de aprovações e liberações para articular e solucionar problemas,
eles não serão resolvidos com eficiência e o papel do departamento de ouvidoria
se perde.
3. Ser
competente
Qualquer área que lida
com reclamações precisa ter eficiência na solução de problemas.
Por isso, o setor de ouvidoria precisa apresentar resultados, não apenas de soluções, mas também a diminuição de demandas judiciais e outros problemas acarretados por reclamações e insatisfação de clientes.
É justamente o trabalho
da ouvidoria que pode impedir que o índice de reclamações aumente, além de
ampliar a satisfação dos clientes no relacionamento com as empresas.
A sua
empresa está pronta para implementar o departamento de ouvidoria?
A ouvidoria não é apenas
um luxo dado às grandes empresas, mas pode ajudar qualquer negócio a
melhorar o relacionamento com seus clientes.
As pequenas organizações,
que são mais influenciadas pelo atendimento dado ao cliente (e problemas
relacionados a ele) são as que mais se beneficiam de sua ouvidoria.
Há formas de se
implementar ouvidorias com baixo custo, terceirizando parte do trabalho: a
coleta de relatos, que então são enviados diretamente aos sócios (evitando que
sejam filtrados pelo pessoal da operação).
Com um Número Mágico, por exemplo, sua empresa tem a sua disposição
um número de telefone local ou 0800 que é atendido 24 horas por dia por uma
equipe compartilhada.
Assistentes atendem a
ligação em nome da sua empresa, aplicam um questionário para qualificar o
contato, e ainda garantem o encaminhamento das solicitações para os sócios ou
responsáveis da empresa.
Dessa maneira, o seu negócio
pode viabilizar o que há de mais fundamental no setor de ouvidoria: estar
atento e receptivo aos feedbacks importantes do cliente, a um custo muito
baixo, além de ficar aberta 24 horas por dia para ouvir os consumidores de seus
produtos e serviços!
Copiado: https://www.prestus.com.br/
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