Em um mercado cada vez mais competitivo,
contar com pessoas dispostas a dar tudo de si é extremamente
importante. Afinal, isso representa mais inovação, menos custos
operacionais e uma larga vantagem sobre os concorrentes.
Neste artigo, você conhecerá mais
vantagens da felicidade no trabalho e descobrirá como tornar seus funcionários
mais satisfeitos. Confira!
O que é felicidade no trabalho?
A felicidade no trabalho ocorre quando o colaborador
está 100% satisfeito com todos os aspectos do seu dia a dia na empresa.
Isso envolve fatores como salário, benefícios, relacionamento com os colegas,
identificação com a cultura e
desafio profissional. Com tudo alinhado, o grau de satisfação da equipe
aumenta, melhorando a motivação e o engajamento.
Dessa forma, como dito anteriormente,
o funcionário feliz produz mais, pois se sente mais
realizado pessoalmente. Mas essa não é a única vantagem de investir na satisfação
dos colaboradores.
Confira, a seguir, mais benefícios
que cuidar do bem-estar dos profissionais da sua
equipe:
Redução do turnover
Quando o assunto é satisfação,
as organizações normalmente colocam seus clientes à frente dos
colaboradores.
O raciocínio é simples: quando o
cliente não está feliz, ele procura outra empresa, e isso é péssimo para os
negócios. Mas você já parou para pensar que com os funcionários acontece a
mesma coisa?
Se os profissionais não estão felizes,
vão buscar satisfação em outro ambiente de trabalho, o que aumenta o turnover. Junto com ela, sobem os gastos com
processos seletivos, treinamentos e integração de novos funcionários.
Segundo dados do Work Institute, um turnover
alto aumenta os custos em cerca de
33% da folha salarial.
Portanto, ter colaboradores felizes significa redução do turnover e dos custos da empresa. Além disso, muito menos tempo e esforço são gastos em recrutamento e seleção.
Redução do absenteísmo
Equipe feliz não falta ao trabalho. Se você
transforma o ambiente de trabalho em um lugar onde os colaboradores querem
estar, o resultado é uma redução significativa na taxa de absenteísmo.
De acordo com uma pesquisa americana, colaboradores satisfeitos ficam dez vezes menos ausentes por
motivos médicos que funcionários desmotivados ou
infelizes.
Assim, investir na felicidade
do time pode poupar a empresa de precisar procurar pessoas para
substituir ausências de última hora.
Além disso, a equipe não fica sobrecarregada, eliminando a necessidade
de horas extras e o risco de problemas
de saúde por excesso de trabalho.
Aumento da satisfação do cliente
Funcionário feliz produz mais e aumenta
a satisfação do cliente. Você provavelmente já saiu de uma loja irritado por ter sido
atendido por alguém que claramente estava de mau humor, ou que
claramente não queria estar ali.
Na sua empresa, não é diferente: para fazer o
cliente feliz, o profissional precisa estar feliz.
O colaborador é o responsável pelas
principais interações com os clientes. Se ele estiver satisfeito com o
trabalho, será muito mais solícito ao tirar dúvidas e oferecer soluções.
Por outro lado, gente desmotivada
deixa transparecer isso no dia a dia, e quem compra de você percebe isso
com facilidade.
Mesmo se a pessoa não trabalhar
diretamente com atendimento, a qualidade das suas entregas será muito
melhor se ela estiver feliz. E isso também impacta na satisfação do
consumidor final, já que um serviço ou produto bem feito é a base para o
sucesso de uma empresa.
Como promover a felicidade dos colaboradores?
Agora que você já sabe a importância
de promover a felicidade dos funcionários, é hora de conhecer estratégias
para colocar isso em prática.
Cada profissional, dependendo do seu
momento de vida, vai valorizar aspectos diferentes. Por isso, é
importante observar cada caso individualmente e traçar um plano
personalizado para a sua equipe.
No entanto, algumas táticas são
essenciais para aumentar a satisfação em qualquer ambiente de trabalho,
seja ele qual for. Veja abaixo algumas delas!
Construa um clima positivo
São muitos os fatores que influenciam
na qualidade do clima organizacional. Mas, no geral, pode-se dizer que tudo tem a ver com relacionamento.
Se o funcionário se sente acolhido
pelos gestores e colegas, já é meio caminho andado para ele se sentir feliz.
Uma boa forma de conseguir isso é investindo em eventos para
descontrair a equipe e fortalecer vínculos. Happy hours,
almoços em grupo e confraternizações são ótimas alternativas.
No dia a dia, é preciso que os líderes
tenham abertura para o diálogo e estejam sempre de olho nas
necessidades dos funcionários.
Ofereça um plano de carreira
Com um plano de carreira bem estruturado, o
funcionário saberá que tem chance de crescer na empresa. Isso é
fundamental para qualquer profissional se sentir mais feliz e motivado.
Para usar isso favor da empresa, o plano deve ser sempre personalizado para cada colaborador, levando em conta seus objetivos e competências. Além disso, precisa ser acompanhado por treinamentos e feedbacks.
Dessa forma, o funcionário saberá
exatamente o quê precisa melhorar no seu trabalho e terá todo o apoio da
empresa para conseguir isso.
As metas estabelecidas também ficam mais
evidentes, o que facilita a evolução do profissional dentro da
organização.
Reconheça o bom trabalho
A relação entre felicidade e
produtividade funciona como um ciclo. O funcionário feliz produz
mais e tem seus esforços reconhecidos. A valorização, por sua vez,
aumenta a satisfação e ajuda a melhorar ainda mais a produtividade.
Por isso, todo resultado
diferenciado deve ser recompensado de alguma forma. Pode ser um
elogio público, um bônus financeiro ou
uma promoção de cargo, entre outras alternativas.
O importante é que o profissional
perceba que está sendo observado e que seu empenho não é em vão.
Essa atitude, além de valorizar o
colaborador em questão, inspira os outros a produzir mais para
conquistar reconhecimento.
Invista em benefícios diferenciados
Os benefícios são muito importantes
para promover a felicidade no trabalho. É importante ir além do
pacote básico, com vale-refeição e plano de saúde. Pense
em vantagens criativas e relevantes para a vida do funcionário.
Hoje, muitas empresas investem em convênios com
academia, pagamento on-demand e até períodos sabáticos depois de
certo tempo de casa.
Para descobrir o que os colaboradores
gostariam de receber, uma boa dica é fazer uma pesquisa entre eles.
Assim, fica mais fácil investir com precisão e acertar nos benefícios.
Agora que você já entendeu por
que funcionário feliz produz mais, que tal colocar o
que aprendeu em prática?
Observe de perto a sua equipe e entenda
o que eles precisam para ficarem mais satisfeitos no ambiente de trabalho. Com
certeza sua empresa terá ótimos ganhos em produtividade e
satisfação do cliente.
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