Não é raro ver em artigos sobre administração empresarial a expressão gestão do conhecimento, também conhecida como GC.
Mas o que é isso, afinal? É possível utilizá-la no meu negócio ou funciona apenas para grandes empresas?
Na verdade, a gestão do conhecimento é bem mais simples do que parece em um primeiro momento e pode ser usada para melhorar o seu negócio, independentemente do tamanho dele. Entenda o conceito e veja alguns exemplos de como você pode usar a gestão do conhecimento na sua empresa.
O conceito de gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento é um conceito bastante amplo, que engloba uma série de ações que as empresas já fazem ou deveriam fazer no seu dia a dia. O resumo mais usado é “identificar e analisar os conhecimentos disponíveis e desejáveis para o desenvolvimento da empresa”.
O que isso significa?
Primeiramente, isso significa identificar quais são os conhecimentos que seus funcionários e você têm e que são usados para fazer a sua empresa funcionar.
Em segundo lugar, o conceito também engloba a transformação desses conhecimentos disponíveis em forma de processos, para que sua empresa não fique dependente da competência de alguns funcionários específicos.
Por fim, gestão do conhecimento ainda é saber quais são as competências que seriam interessantes você desenvolver para fazer a sua empresa funcionar melhor.
Aplicada ao dia a dia, conforme a Humantech Gestão do Conhecimento, empresa especializada no assunto, a GC consegue otimizar a construção de soluções para os problemas, pois elas deixam de ser criadas a partir do zero e, como tempo, começam a acontecer de forma intuitiva sem que as pessoas se deem conta disso. Sabe aquela premissa de que devemos aprender com os erros? Então, isso é levado em conta na gestão do conhecimento, pois os erros são gerenciados para serem utilizados em decisões futuras com base no aprendizado obtido em experiências anteriores.
Gestão do capital intelectual
O primeiro ponto importante da gestão do conhecimento é o que costuma ser chamado de gestão do capital intelectual, afinal, por mais que consigamos armazenar informação, o conhecimento em si está nas pessoas. Então, é preciso identificar e descobrir a melhor forma de utilizar o conhecimento de todos dentro da sua empresa.
O objetivo é identificar quais são os conhecimentos que os seus funcionários e colaboradores já possuem. Com isso, será possível apontar exatamente quais conhecimentos você precisará desenvolver ou contratar no caso, por exemplo, de um funcionário abandonar sua empresa por motivos pessoais. Ao invés de você ficar refém de uma determinada pessoa para o funcionamento da empresa, saberá exatamente o que precisa para, eventualmente, substituí-la.
O outro objetivo é saber o que seus colaboradores já conhecem, mas ainda não utilizam em sua plenitude.
Desta forma, alguns processos de trabalho poderão ser melhor elaborados com estes conhecimentos que, antes, eram até desconhecidos por você.
Gestão de competências
Outro importante aspecto da gestão de conhecimentos é identificar quais são as competências fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio. É o que chamamos de gestão de competências. Com isso, você poderá saber quais serão, por exemplo, os treinamentos necessários para seus funcionários para o melhor fluxo de seu negócio.
Um bom exemplo da gestão de competências é, em uma empresa de desenvolvimento de software, a identificação da necessidade do conhecimento de determinada linguagem de programação. Com isso, caso seus funcionários ainda não a possuam, você poderá enviar algum deles para um treinamento em uma certificação nesta linguagem.
É importante não confundir qualquer tipo de treinamento com a gestão de competências, que é especificamente a identificação das competências necessárias para o crescimento ou melhor funcionamento da sua empresa.
Aprendizagem empresarial
Outra forma de usar a gestão do conhecimento na sua empresa é desenvolvendo a aprendizagem empresarial. Isto é, desenvolver um ambiente onde haja constante pesquisa sobre as práticas do dia a dia da empresa, sobre os processos da concorrência e como estes podem ser incorporados para melhorar o seu negócio.
É preciso criar uma forma de sempre incluir os funcionários nesta aprendizagem constante, estimular a inovação e permitir que todos contribuam para agregar valor aos produtos e serviços da sua empresa.
Bom, como vimos, a gestão do conhecimento corresponde ao uso de um conjunto de práticas cujo objetivo é administrar todo o conhecimento gerado dentro da empresa para ser aplicado em processos que vão ajudar no seu próprio crescimento. Claro que desenvolver e implementar a GC é uma tarefa que exige planejamento e dedicação, por isso, contar com o apoio de especialistas no assunto é fundamental.
Já está utilizando a gestão de conhecimento na sua empresa? Ou agora já pretende colocá-la em prática?
Copiado: https://blog.contaazul.com/
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