terça-feira, 30 de abril de 2019

Comunicação Efetiva no Trabalho: Conheça 5 Importantes Benefícios!

As habilidades de comunicação verbal e não verbal são muito importantes ao sucesso de toda organização e dos seus profissionais. Tanto que algumas empresas investem em treinamentos para que os seus funcionários aprendam, cada vez mais, como se comunicar eficazmente. Neste sentido, uma comunicação efetiva representa muito mais do que ter boas conversas e um bom relacionamento interpessoal com colegas e superiores ou ainda de saber fazer relatórios escritos e mandar e-mails.
Uma boa comunicação vai além e seus benefícios se mostram na forma como os colaboradores se comunicam com os clientes, colegas, líderes, fornecedores e parceiros de negócios. Portanto, além de ajudar na harmonização do ambiente, cuidar deste elemento essencial também traz excelentes resultados de curto, médio e longo prazo à organização e aos seus membros.
Comunicação Efetiva e Sucesso Profissional
Assim, um profissional pode ser altamente capacitado, mas se ele não souber se comunicar de maneira efetiva, dificilmente conseguirá boas oportunidades. Quando falo em saber se comunicar, não me refiro a pessoas extrovertidas e que falam muito, pois indivíduos tímidos também podem ser ótimos comunicadores.

A comunicação efetiva é aquela em que o colaborador sabe organizar as informações que deve filtrar ou repassar e escolher o canal ideal a ser utilizado. Ou seja, se pessoalmente, por e-mail, telefone ou videoconferência, por exemplo.
5 Benefícios da Comunicação Efetiva em Uma Empresa
Quer melhorar sua interação profissional também? Confira a seguir, os benefícios da boa comunicação no âmbito profissional.
Equipe Mais Unida
Quanto mais as pessoas se comunicam de forma aberta e franca, mais elas irão criar um laço de conforto e segurança. Em se tratando de membros de um mesmo setor da organização, isso é importante porque os une, transformando-os em uma mesma equipe com objetivos em comum.
Evita Mal-Entendidos
Quando a comunicação é falha, abre-se espaço para conflitos e mal-entendidos. Este tipo de situação não é nada positivo dentro de uma empresa e pode causar a desunião dentro da equipe. Com uma comunicação positiva muitos conflitos são evitados.
Melhora na Tomada de Decisões
Quando todos os colaboradores dentro da organização se comunicam com eficácia, o gestor sempre sabe de problemas que estão acontecendo ou de algo que está dando certo. Dessa forma, é possível tomar decisões muito mais acertadas, baseadas nas informações dadas por quem vive o dia a dia da empresa de perto.
Delegação Mais Eficaz
Saber delegar funções é fundamental para que nenhuma atividade importante seja deixada de lado ou realizada sem a atenção necessária. Com uma comunicação eficiente, a delegação é completa e inclui o que é preciso fazer e como deve ser feito. Assim as chances de a atividade ser realizada com sucesso se tornam muito maiores.

Fluxo de Comunicação Circular
Quando a comunicação é eficiente, o modelo escolhido pode ser o circular, que é aquele em que as informações são passadas para todos os níveis da organização, sem seguir padrões tradicionais. Esse modelo é muito mais moderno e ideal para o momento atual, em que as empresas estão dando muito mais liberdade para seus colaboradores tomarem decisões e se desenvolverem.
comunicação efetiva no trabalho é fundamental para que todos estejam em sintonia e para que se possa buscar um mesmo ideal, que é o sucesso da organização e dos seus profissionais e, claro, a satisfação dos seus clientes.

Um comentário:

  1. Aqui na
    empresa depois que começamos a adotar a comunicação como prioridade melhorou e muito.

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