quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O Papel da Gestão de Pessoas nas Organizações


As organizações buscam a excelência nos resultados de suas ações; os colaboradores, o reconhecimento e a valorização no desenvolvimento das suas atividades. Há uma relação de troca permanente e ambos buscam um mesmo objetivo, que envolve crescimento, desenvolvimento e sucesso.

Como alcançar esse equilíbrio, já que, embora os objetivos sejam semelhantes, ocorrem muitas divergências nesse processo, o que gera conflitos, desperdícios de energia, desmotivação e perda de produtividade? Um fator que contribui para minimizar essa questão é compreender a cultura da organização e os valores que são defendidos pela mesma.


É importante que as pessoas se mantenham com os seus valores, desde que respeitem e transmitam os valores corporativos. Por outro lado, a organização, representada pelos seus gestores, deve priorizar pelo respeito aos colaboradores, contribuindo para um bom ambiente de trabalho, que é a chave para a retenção de talentos.


Nesse contexto, podemos discutir o papel da gestão de pessoas nas organizações. É primordial que as organizações se preocupem com seus colaboradores e com toda a infraestrutura que ela oferece aos funcionários, para que os mesmos possam desenvolver adequadamente suas funções.


A gestão de pessoas é importante porque as empresas são feitas exclusivamente de pessoas, e todo seu sucesso ou fracasso depende delas, ou seja, é necessário que os colaboradores trabalhem em prol da empresa, para que sejam alcançados os objetivos estabelecidos pela mesma; por outro lado, estes esperam um salário justo com suas atribuições e benefícios que os estimulem a trabalhar cada vez melhor.


Cuidar do desenvolvimento intelectual e psicológico dos colaboradores, fornecendo capacitação, investindo em educação e desenvolvimento profissional, torna-os cada vez mais preparados, melhorando seu trabalho e o resultado que se espera deles. 



O processo de gestão de pessoas envolve provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração, que podemos entender como: contratação, adequação ao cargo, estabilidade, capacitação e controle, tratando com pessoas diferentes e personalidade própria, porém, capacidade suficiente para conduzir a empresa ao sucesso.


Nesse contexto, ampliamos o foco da atuação dos gestores, deixando de ver os funcionários apenas como recursos, mas atuando com uma liderança voltada para os resultados dos envolvidos em que ganham todos: a empresa, os gestores, os colaboradores e a sociedade. Podemos afirmar, dentro desse princípio, que a clássica administração de Recursos Humanos deixou de ser responsabilidade da área de Recursos Humanos na empresa, tornando-se um órgão de staff, e passou a fazer parte das responsabilidades de todos os gestores de área que também assumem o papel na gestão de pessoas e não mais somente dos aspectos técnicos em seu setor de trabalho. 



Isso exige também um novo olhar da organização para esse gestor, que deve ser preparado para esse papel com investimento em capacitação, pois é ele o ""elo"" entre os objetivos organizacionais e os interesses individuais, no que se refere a crescimento e desenvolvimento.


Essa articulação em busca do equilíbrio está nas mãos do gestor, que, compreendendo tal dimensão, busca o sucesso da organização mediante à satisfação pessoal de sua equipe. 



Enfim, criar um bom e produtivo ambiente de trabalho, onde não só a empresa se beneficie mas também seus colaboradores, dependerá da importância dada ao papel da gestão de pessoas no contexto organizacional. 


por: Osmil Sampaio Leite 

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