O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação,
envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a
função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida
com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o
profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos
profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos
gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.
O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na
formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar
para o crescimento da instituição e do próprio profissional.
Gestão de Pessoas por Idalberto
Chiavenato
A gestão de pessoas, assim como recursos humanos, fazem parte da área de
administração, e uma das obras mais conhecida é “Gestão de Pessoas” de
Idalberto Chiavenato. Chiavenato é um autor brasileiro na área de administração
de empresas e de recursos humanos, seus livros são utilizados por
administradores de todo Brasil, além de países da América Latina, e na Europa,
como Portugal e Espanha.
Chiavenato possui várias obras que versam sobre o tema
gestão de pessoas, como “Gerenciando as Pessoas”, “Administração de Recursos
Humanos”, “Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos” e outros.
Gestão de Pessoas nas organizações
O capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações,
pois elas entenderam que devem oferecer o suporte necessário para que essas
pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem.
Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas
vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa em
questão.
Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento
contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.
Gestão de Pessoas no setor público
A gestão de pessoas no setor público possui algumas particularidades. Ao
contrário do que acontece no setor privado, onde o gestor pode contratar
indivíduos que aprensentem características vantajosas para a empresa, no setor
público, a lei exige que as contratações sejam feitas mediante concursos
públicos.
É por esse motivo que no âmbito do setor público ações de
desenvolvimento profissional são cruciais, pois os elementos podem aprender a
progredir na carreira, e não aprendem só a cumprir as suas funções atuais de
forma mais eficaz.
Os responsáveis pela gestão de pessoas no setor público devem saber
motivar os funcionários, para que estes sintam que são uma peça importante na
empresa. Se isto acontecer, seguramente terão um melhor desempenho no trabalho.
Além disso, a área de gestão de pessoas tem também a responsabilidade de
exercer práticas de gerenciamento, planejamento, avaliação e recompensas,
criando e mantendo um ambiente profissional e positivo na organização.
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