Não é preciso ser um gênio publicitário para saber que os logotipos são peças fundamentais para a divulgação de uma marca. Seja um símbolo, um mascote, uma palavra, até mesmo uma forma diferente de escrever o próprio nome da marca, eles possuem a função nada módica de representar as ideologias por trás daquela empresa.
Em função disso, tudo aquilo que envolve a criação de um logo é minuciosamente pensado, desde cores, formas, a fonte das letras, iluminação, etc. Um bom logo precisa ser certeiro naquilo que ele se propõe. Mas, apesar de bem constituídos, alguns deles possuem mensagens que passam despercebidas pela maioria do público. Algumas são intencionalmente feitas para influenciar nosso subconsciente, outras simplesmente guardam relação com a origem da marca ou do grupo financeiro.
Confira a seguir 19 logos famosos e seus significados ocultos. Acredite, você nunca mais verá essas marcas com os mesmos olhos.
1. VAIO
De início, você só consegue enxergar as letras que formam a palavra VAIO, mas olhando mais atentamente é possível perceber que as primeiras duas letras formam o símbolo analógico (∿), ao passo que as duas últimas representam o símbolo digital (binário, 1 e 0).
2. Mitsubishi
O logo da Mitsubishi tem uma explicação bem legal e que remete à história da empresa. A formação do mesmo se deu graças a junção do símbolo do clã Tosa, a crista de três folhas, com o símbolo da família Iwasaki, a crista de 3 diamantes.
De acordo com o site Peske Social, a palavra mitsubishi viria de “mitsu” (árvore) e “hishi” (castanha de água, comumente utilizada no japonês com o sentido de “losango” ou “em forma de diamante”).
3. Amazon
Muitos pensam que a seta no logo da Amazon simboliza uma carinha feliz, inferindo que os consumidores da empresa são mais felizes. Mas não é só isso: a seta aponta da letra A para a letra Z, significando que na Amazon vende-se uma grande variedade de coisas, literalmente de A a Z.
4. McDonalds
Não, você não está errado. O logo do McDonalds é mesmo um grande “M”, mas de acordo com o psicólogo Louis Cheskin, ele também significaria outra coisa. Quando a empresa quis mudar o seu logo na década de 60, o senhor Cheskin sugeriu que não, pois o símbolo representaria um par de protuberantes seios. Isso mesmo, senhores, o logo do McDonalds só existe até hoje por causa do seu apelo sexual. (y)
5. Google
Você já percebeu que o logo do Google é constituído basicamente de cores primárias (azul, amarelo e vermelho)? E você nunca se perguntou o que aquele “L” pintado de verde, uma cor secundária, faz ali? O aparente descuido foi totalmente intencional, pois com isso a empresa quis dizer que nem sempre joga pelas regras, e esse seria seu diferencial.
6. Toblerone
O logo desse delicioso chocolate guarda dois segredos. O primeiro deles pode ser visto no desenho da montanha: percebe que há um urso ali?
O segundo, é que em “toblerone” se extrai a palavra “Bern” (ou Berne, em francês), cidade suíça de onde esse chocolate é original.
7. Pepsi
Em 2008, a Pepsi gastou US $ 1 milhão para pagar a Arnell Associates com o objetivo de avançar com o novo logotipo (o antigo é o da esquerda e o novo, à direita). Mas, o documento Arnell vazou e foi intitulado “Estratégia de Design de Tirar o Fôlego.” Ele propõe que o novo logotipo seja uma espécie de Código Da Vinci.
De acordo com o documento, o logotipo da Pepsi baseia-se em Feng Shui, no Renascimento, no geodínamo da Terra, na Teoria da Relatividade, no universo, e muito mais. Em outras palavras, o logotipo da Pepsi é a chave para o universo; o auge da realização humana.
A história é um tanto complicada para explicar nesse post, mas você pode ler mais sobre o assuntoaqui (em inglês).
8. IBM
Além de, obviamente, representar o nome da empresa, as letras azuis atravessada por listras brancas representariam a igualdade, de modo a formar o símbolo de igual (=) no canto inferior direito
9. Unilever
Você pode até não conhecer diretamente a Unilever, mas com certeza conhece alguma das suas dezenas de marcas como Kibon, Maizena, Lux, Axe, etc. De fato, a empresa fabrica tantos produtos que o seu logo é formado pela grande variedade deles.
10. Toyota
O símbolo formado por 3 elipses representa 3 corações: o coração do consumidor, o coração do produto e o coração do progresso tecnológico. Mas, fora isso, o logo ainda esconde em si o próprio nome da empresa. Não entendeu? Então olha a imagem a seguir.
11. BMW
Por muito tempo achou-se que o logo da BMW simbolizava um céu azul com hélices girando, remetendo ao tempo em que a empresa fabricava motores para aviões. Mas, segundo o New York Times, a intenção original era representar as cores do Estado Livre da Baviera, um dos estados da Alemanha e local de fundação da empresa. Uma vez que símbolos nacionais não podiam ser usados como logotipo, eles reajustaram as cores de modo que elas ficassem opostas à bandeira da Baviera.
12. Sun Microsystems
O logo da Sun é bem interessante: você pode ler a palavra “Sun” em qualquer direção.
13. Wendy’s
O logo da tradicional lanchonete americana guarda um segredo muito discreto: se você prestar atenção, o colarinho da menina forma a palavra “Mom” (mãe). A ideia é que você se lembre da Wendy’s sempre que pensar em comida de mãe.
14. FedEx
Além das cores diferentes, outro segredo pode ser desvendado pela logo da transportadora: as letras “E” e “x” formam uma seta apontando para a direita, simbolizando que a empresa está sempre pensando à frente.
15. Igreja Presbiteriana
Você jamais pensou que o logo religioso pudesse esconder tantos significados.
16. LG
Apesar de a referência ao Pac-man ser bem mais legal, ela não representa o verdadeiro significado do logo da empresa. De acordo com a LG, ele centra a humanidade acima de tudo. O símbolo em si representa o mundo, futuro, juventude, humanidade e tecnologia, enquanto o vermelho representa a amizade.
17. Adidas
Já percebeu que o símbolo da Adidas parece uma montanha? Porque é exatamente isso o que deveria ser. As três listras que faziam parte do logotipo original em 1967, nunca significaram nada. Nos anos 90, porém, eles inclinaram as listras de modo que isso se tornasse uma montanha, que representaria os obstáculos que as pessoas precisam superar.
18. NBC
O logo da famosa rede de tv é mesmo um pavão, mas você sabe o porquê de tantas cores? Tudo aconteceu na década de 60, quando os primeiros televisores em cores começaram a ser produzidos. Então, como um atrativo, eles criaram um logo multicolorido de modo a mostrar o potencial da nova tecnologia e fazer as pessoas saírem do preto-e-branco.
19. Audi
Bem, não são apenas 4 aros. Cada circulo representa uma das 4 companhias fundadoras do Consórcio Auto-União, em 1932: DKW, Horch, Wanderer e Audi.
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