Departamentalização por funções
Este tipo de departamentalização também é conhecido como “departamentalização funcional“. Ele tem como objetivo principal agrupar as atividades e tarefas de uma organização de acordo com as funções principais desenvolvidas por ela. Funciona da seguinte maneira: se uma empresa possui funções de produção e vendas, por exemplo, ela deverá agrupar suas atividades em departamentos de produção e vendas.
Basicamente, a departamentalização é a concentração de atividades semelhantes em que a empresa é especialista e com a mesma finalidade em grupos específicos. Este é o critério de organização de atividades empresarias mais utilizado nos dias de hoje. É indicado para cenários estáveis e de pouca mudança.
Mas é importante salientar que não existe uma denominação específica para estes departamentos criados na empresa. Tudo dependerá do seu ramo de atividade. Chiavenato explica em seu livro “Introdução à Teoria Geral da Administração” que uma indústria pode utilizar em sua departamentalização, termos como “produção”, “vendas” e “finanças”; já uma empresa atacadista poderá utilizar outras denominações para funções parecidas, como “compras”, “vendas” e “finanças”.
Outro ponto importante analisado pelo autor é a importância de algumas atividades, em detrimento de outras, neste processo. No caso de um hospital, por exemplo, que normalmente não possui um departamento de vendas; e uma igreja que não possui um departamento de produção de serviços, mas que executam esta função. Elas praticam estas atividades, mas não são especialistas nelas e, portanto, não possuem departamentos específicos para tal.
Vantagens da departamentalização por funções
Através deste tipo de departamentalização, é possível agrupar vários especialistas em um único grupo e sob uma mesma chefia especializada, garantindo plena utilização das habilidades técnicas dos profissionais envolvidos.
Além de permitir uma significativa economia de escala, advinda do aproveitamento de pessoas, móveis, máquinas e produção em massa em departamentos específicos.
Desvantagens da departamentalização por funções
Em alguns casos, a departamentalização por funções pode reduzir a cooperação entre as pessoas de outros departamentos, uma vez que este tipo de organização de atividades exige grande concentração dos profissionais especialistas em seus departamentos.
Dificulta também a adaptação às mudanças externas à organização, devido à sua abordagem mais voltada para o que acontece no interior dos departamentos. Porém, isto irá variar de empresa para empresa, de acordo com sua abordagem e tipo de gestão.
Por Gustavo Periard - http://www.sobreadministracao.com
Obrigada!! Esclareceu muito mais o assunto!!
ResponderExcluirObrigado,me ajudou muito
ResponderExcluir