NOÇÕES SOBRE ALMOXARIFADO I
Histórico dos Almoxarifados Primitivos
O almoxarifado se constituía em um depósito, quase sempre o pior e mais
inadequado local da empresa, onde os materiais eram acumulados de qualquer
forma, utilizando mão-de-obra desqualificada.
Com o tempo surgiram sistemas de manuseio e de armazenagem bastante
sofisticados, o que acarretou aumento da produtividade, maior segurança nas
operações de controle e rapidez na obtenção das informações.
O termo Almoxarifado é derivado de um vocábulo árabe que significa
" depositar".
Conceituação
Almoxarifado é o local destinado à guarda e conservação de materiais, em
recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar
espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando
sua localização, equipamentos e disposição interna acondicionados à política
geral de estoques da empresa.
O almoxarifado deverá:
- assegurar que o material adequado esteja, na quantidade devida, no local certo, quando necessário;
- impedir que haja divergências de inventário e perdas de qualquer natureza;
- preservar a qualidade e as quantidades exatas;
- possuir instalações adequadas e recursos de movimentação e distribuição suficientes a um atendimento rápido e eficiente;
A eficiência de um almoxarifado depende fundamentalmente :
1. da redução das
distâncias internas percorridas pela carga e do conseqüente aumento do número
das viagens de ida e volta;
2. do aumento do
tamanho médio das unidades armazenadas;
3. da melhor
utilização de sua capacidade volumétrica;
Organização do Almoxarifado
O organograma funcional do almoxarifado está demonstrado na figura
abaixo :
Analisando o organograma funcional de um almoxarifado podemos resumir as
suas principais atribuições :
1. Receber para guarda
e proteção os materiais adquiridos pela empresa;
2. Entregar os
materiais mediante requisições autorizadas aos usuários da empresa;
3. Manter atualizados
os registros necessários;
Vamos analisar os setores componentes da estrutura funcional do
almoxarifado :
CONTROLE :
Embora não haja menção na estrutura
organizacional do almoxarifado, o controle deve fazer parte do
conjunto de atribuições de cada setor envolvido, qual seja, recebimento,
armazenagem e distribuição.
O controle deve fornecer a qualquer momento as quantidades que se
encontram à disposição em processo de recebimento, as devoluções ao fornecedor
e as compras recebidas e aceitas.
RECEBIMENTO
As atividades de recebimento abrangem
desde a recepção do material na entrega pelo fornecedor até a entrada nos
estoques. A função de recebimento de materiais é módulo de um sistema global
integrado com as áreas de contabilidade, compras e transportes e
é caracterizada como uma interface entre o atendimento do pedido pelo
fornecedor e os estoques físico e contábil.
O recebimento compreende quatro fases :
1.
1a fase : Entrada de materiais;
2.
2a fase : Conferência quantitativa;
3.
3a fase : Conferência qualitativa;
4.
4a fase : Regularização
ARMAZENAGEM
A guarda dos materiais no
Almoxarifado obedece a cuidados especiais, que devem ser definidos no sistema
de instalação e no layout adotado, proporcionando condições
físicas que preservem a qualidade dos materiais, objetivando a ocupação plena
do edifício e a ordenação da arrumação.
FASES e DESCRIÇÃO
1A FASE - Verificação das condições de recebimento do material;
2A FASE - Identificação do material;
3A FASE - Guarda na localização adotada;
4A FASE - Informação da localização física de guarda ao controle;
5A FASE - Verificação periódica das condições de proteção e armazenamento;
6A FASE - Separação para distribuição;
DISTRIBUIÇÃO
Os materiais devem ser distribuídos aos interessados mediante
programação de pleno conhecimento entre as partes envolvidas.
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Os seguintes documentos são utilizados no Almoxarifado para atendimento
das diversas rotinas de trabalho :
Ficha de controle de estoque (para
empresas ainda não informatizadas) : documento destinado a controlar
manualmente o estoque, por meio da anotação das quantidades de entradas e
saídas, visando o seu ressuprimento;
Ficha de Localização (também para
empresas ainda não informatizadas) : documento utilizado para indicar as
localizações, através de códigos, onde o material está guardado;
Comunicação de Irregularidades : documento
utilizado para esclarecer ao fornecedor os motivos da devolução, quanto os
aspectos qualitativo e quantitativo;
Relatório técnico de inspeção : documento
utilizado para definir, sob o aspecto qualitativo, o aceite ou a recusa do
material comprado do fornecedor;
Requisição de material : documento
utilizado para a retirada de materiais do almoxarifado;
Devolução de material : documento
utilizado para devolver ao estoque do almoxarifado as quantidades de material
porventura requisitadas além do necessário;
PERFIL DO ALMOXARIFE
O material humano escolhido deve possuir alto grau de sentimento de
honestidade, lealdade, confiança e disciplina.
Autor: Sergio Lopes de Souza Junior - Especialista em automação de projetos de engenharia. Administrador de CAD/CAE Administrador de Sistemas de Materiais Oracle Master Certified Consultor Técnico
Nenhum comentário:
Postar um comentário