Os Hackathons são eventos destinados ao desenvolvimento de soluçõespara um desafio específico, proposto pelo organizador, e um hackathon on-line é realizado dentro de uma plataforma virtual.
Pense em um evento
que reúne programadores, desenvolvedores, designers e outros profissionais
ligados à tecnologia e inovação, em um tipo de jornada ou maratona com o
objetivo de criar soluções para problemas desafiadores de uma empresa. Bem,
isso existe e tem um nome específico: Hackathon.
O que
é um Hackathon?
Originalmente,
Hackathon é uma competição entre programadores cuja finalidade é esboçar a
ideia de algumsoftwareque vise a resolução de determinado problema.
Essas competições
ainda acontecem – seja de forma online ou presencial – mas o conceito acabou se
expandindo. Hoje, os hackathons estão cada vez mais presente nas empresas.
No meio corporativo
o Hackathon não acontece necessariamente visando a construção de umsoftware, mas, sim, em soluções de modo geral.
Os participantes se
juntam e tentam resolver determinado problema ou até mesmo começar a propor
projetos a melhoria de algum processo
Um Hackathon dentro
de uma corporação nada mais é do que um evento que busca a troca de ideias para
desenvolver novas tecnologias e inovações.
Origem
do termo: Hacker + Marathon
Com toda a certeza
você já ouviu o termo “hacker”, não é mesmo? Normalmente
ele aparece com uma conotação negativa, mas não é isso que ocorre nesse caso!
Hacker significa programar
com certa expertise, já a segunda parte da palavra, composta por “marathon” significa “maratona” em inglês. Então, apenas
pela origem das palavras já podemos ter uma ideia do conceito.
A ideia original
ainda ocorre, e muito, mas a adesão geral dessa técnica tem agradado muito as
grandes empresas, que buscam cada vez mais entender o que é Hackathon e como
implementá-lo.
Quem
costuma participar?
Sabendo o que é
Hackathon, talvez você esteja se perguntando se ele funciona mesmo e se há
nomes de relevância no mercado que acabam utilizando esse método de ideias.
O Hackathon normalmente
é algo muito presente nas startups, que são
modelos de negócios escaláveis e que procuram constantemente por inovações e
tecnologias. Entretanto, empresas de qualquer setor podem implementar a
técnica.
Grandes nomes como
Uber, SEBRAE, Globo e até mesmo a NASA utilizam dessa metodologia para instigar
seus funcionários a pensar em novas formas de negócios e processos.
Agora, as maratonas
de programação propriamente ditas – que vale muito a pena acompanhar,
normalmente são realizadas por programadores, desenvolvedores, engenheiros e
estudantes da área.
Os eventos costumam
ser realizados em universidades, pois é onde concentra-se o público-alvo e
também há as ferramentas necessárias para o evento.
No Brasil, grandes
instituições de ensino, como USP (Universidade de São Paulo) e UNESP
(Universidade Estadual de São Paulo), promovem edições do hackathon.
Como
um Hackathon pode ajudar na inovação?
Os Hackathons
proporcionam ambientes férteis para o desenvolvimento da inovação, usados
especialmente para a criação de soluções tecnológicas inovadoras e disruptivas em um curto espaço de tempo, no
geral, uma maratona compreende um período que pode durar de um dia a uma
semana.
E diversas empresas
interessadas em mudanças de paradigmas (e que geralmente utilizam dados
abertos) fazem ou já fizeram Hackathons, no Brasil e no mundo.
Empresas como
Petrobras, Visa, Facebook, Deloitte, Motorolla, Telefônica/Vivo, entre outras
grandes empresas já incorporaram às suas realidades essas maratonas de
inovação.
No Facebook, por
exemplo, os eventos acontecem com frequência, a cada seis ou oito semanas, e
costumam durar uma noite inteira.
Foi de um desses
Hackathons realizados no início da rede social que surgiram soluções como o
botão “Curtir”. Atualmente, as maratonas são consideradas algo muito maior, e
estão diretamente ligadas à cultura de inovação da empresa.
É interessante
frisar que um Hackathon também pode ser extremamente útil tanto para integrar
melhor as equipes de uma empresa, por exemplo, quanto para desenvolver o
networking entre os participantes.
Benefícios
de um Hackathon
Promover uma
maratona de hackathon, além de solucionar grandes problemas, traz muitos
benefícios para a empresa. Isso ocorre independendo se é um hackathon interno –
realizado com os colaboradores – ou um hackathon aberto –
com participantes externos à empresa, como startups e universitários.
Os
benefícios dos desafios abertos são:
- Fonte de aprendizado;
- Aceleração de ideias;
- Implementação de projetos;
- Reduz o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento.
Já
nos desafios internos, vemos:
- Melhora na relação da
equipe;
- Estimula a cultura de melhoria contínua;
- Engaja os colaboradores.
Como
funciona um Hackathon on-line?
Organizar um evento
com duração entre 24h a 48h envolve muitas questões logísticas, afinal é
preciso reunir centenas de pessoas em um único espaço para chegar aos
resultados desejados. Por isso, um hackathon on-line é uma ótima opção para
empresas que desejam ter o maior número de participantes possível.
O Hackathon on-line ocorre da mesma maneira que um presencial, mas a interação é feita de forma remota. Os participantes são divididos em equipes e todos têm contato simultâneo através de chats e vídeo-chamadas.
Vantagens
de um Hackathon on-line
Os hackathons podem
durar até 48h e organizar e coordenar uma estrutura para centenas de pessoas
por tanto tempo não é tão simples.
Organizar um evento
de grande porte on-line tem muitas vantagens:
- Mais participantes e mais diversidade
Sem a barreira
geográfica, o seu desafio pode atrair pessoas de qualquer lugar do mundo. Além
de ter mais possíveis soluções, terá mais diversidade de gênero, raça e idade.
- Os times podem se concentrar nas suas ideias
sem distrações
Virtualmente, as
equipes podem discutir suas ideias sem todo o caos do evento presencial.
- Ambiente de trabalho agradável
Os participantes
têm todos os acessórios e dispositivos que precisam, além do conforto de
estarem em casa.
5
passos para organizar um Hackathon on-line
Vamos agora aos
primeiros passos para você conseguir realizar um Hackathon on-line na sua
empresa:
Determine
o objetivo do Hackathon
O primeiro passo é
estabelecer qual será o objetivo da maratona. Cada segmento de mercado possui
as suas particularidades, bem como cada empresa, leve isso em consideração.
Coloque em pauta os
problemas que a sua organização está enfrentando, depois disso defina para qual
desses desafios a inovação pode solucionar. Lembre-se também de que esse
problema deve ser algo desafiador, que tem grande impacto para a empresa.
Defina
a plataforma
O Hackathon
on-line é eficiente, mas é preciso que todos os participantes tenham
acesso à plataforma e que ela seja eficaz. Para um bom andamento do evento,
defina alguns requisitos básicos, como:
Para os
participantes:
- Inscrição on-line
- Formação dos times de forma
simples
- Envio dos projetos
- Interação via chat e/ou videoconferências
entre os membros dos times
Para o organizador:
- Acessar os perfis dos
participantes e os seus projetos
- Possibilitar votação on-line
- Interagir com os times e participantes
Defina
a premiação
É sempre
interessante dar um prêmio para a equipe vencedora. Prêmios em dinheiro e
dispositivos eletrônicos são premiações comuns. Pense também em entregar
certificados para os participantes. Tudo isso funciona como uma motivação a
mais para participar.
Estabeleça
um regulamento
Tanto o Hackathon
on-line quanto o presencial precisam de um regulamento e é muito
importante que todos os participantes tenham acesso a ele durante todo o
evento.
As regras devem
conter informações como pré-requisitos das soluções a serem desenvolvidas,
fontes e dados que os participantes podem acessar.
Também é
interessante documentar as respostas para as perguntas mais frequentes (FAQ),
assim os participantes têm as informações que precisam.
Invista
na divulgação do evento
Divulgar o seu
hackathon on-line é fundamental para que o maior número de participantes se
inscreva. Utilize as redes sociais, comunique-se com universidades e startups,
atraia os melhores profissionais para o seu evento.
Impulsionando
a inovação com a maratona de Hackathon
A maratona de Hackathon tem como principal objetivo desenvolver ideias inovadoras que beneficiam não somente a empresa organizadora do evento, mas que podem transformar todo o mercado em que estão inseridas.
Tais eventos
contribuem para moldar a cultura de inovação aberta da organização,
mantendo-a em contato com startups e universidades que estão sempre
desenvolvendo novidades.
Quanto mais as
corporações investirem em tais métodos de inovação, mais à frente no mercado elas
estarão.
Ferramentas são
desenvolvidas a todo o momento para subsidiar essa transição, como o AEVO Innovate, um software
de gestão da Inovação que direciona grandes empresas para essa cultura do
século XXI.
Empresas
que geraram resultados com Hackathon
Mesmo que a
Maratona de Hackathon pareça ser algo novo, grandes empresas – principalmente
multinacionais – promovem esses eventos já há algum tempo.
Confira alguns
exemplos:
Uber
Hack
O Uber Hack é um
evento realizado pela Uber, que busca inovações na área de tráfego e
transporte. Em um dos desafios, uma das equipes levantou o dado que 34% do
engarrafamento das grandes cidades se deve pela busca de vaga.
Os motoristas andam
mais devagar buscando um lugar para estacionar e isso gera um efeito cascata.
Os participantes acabaram desenvolvendo o aplicativo VAGOO, que cruza
informações de vagas pela cidade e motoristas.
Decathlon
A Decathlon é uma
grande loja de produtos esportivos e realizou uma Maratona de Hackathon para
tentar diminuir a rotatividade de seus funcionários.
Depois do evento,
os Recursos Humanos implementaram novas técnicas de processo seletivo que
resultaram em 5% menos de demissões por funcionários que não se identificavam
com a empresa.
TOTVS
A Totvs é uma
empresa de tecnologia e realizou-se um evento de Hackathon para tentar chamar
mais a atenção dos jovens. Os casos são realizados em universidades com o
objetivo de escutar o que os estudantes desejam.
Segundo o
vice-presidente do setor de Recursos Humanos, a busca por vaga aumentou
aproximadamente 130% de um ano para o outro.
Visa
Em uma das
maratonas da Visa, os participantes deveriam desenvolver soluções digitais para
os consumidores usando as APIs da empresa como base. Em 24h a maratona resultou
em três soluções ganhadoras, OnPay, Pay365 e BotPay.
CONFEDERAÇÃO
NACIONAL DO TRANSPORTE (CNT)
A Maratona de
Hackathon da CNT buscava soluções para armazenagem, processamento, dados de
coleta, nível de consumo e muitos outros detalhes do dia a dia operacional.
A empresa relatou
resultados muito promissores através da melhoria contínua dos processos.
NASA
A NASA criou oNasa Space Apps Challengeem 2012 e este se tornou a
maior Maratona de Hackathon do mundo. Envolve milhares de
pessoas que buscam trazer maiores inovações e soluções para os desafios da
companhia.
CONCLUSÃO
Os Hackathons podem
desenvolver soluções com impactos tão positivos para as organizações. Com ações
assim, você impulsiona a inovação na sua empresa e gera ótimos resultados.
Ler esse artigo é apenas o primeiro
passo para revolucionar o fluxo de ideias e inovações da sua empresa, o próximo
é definir a melhor estratégia tornar a sua organização mais inovadora.
Copiado: https://blog.aevo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário