terça-feira, 3 de maio de 2022

O PUXA SACO NO TRABALHO...


Um tipo bastante comum dentro das organizações (e na vida, de forma geral) é o PUXA SACO.

Pois é . . . existem muitos por aí!

Não se engane, ele não gosta de você o quanto procura demonstrar! 
  • Ele não é seu amigo, como você acredita! 
  • Ele tem interesse em você, o que é muito diferente. 
  • Um interesse em benefício dele próprio.
O Puxa Saco age por conveniência e interesses próprios. 

E na minha humilde opinião, também é uma questão de fraqueza de caráter.  Perceba que o Puxa Saco só se dá ao trabalho de bajular aqueles que podem lhe conceder, segundo a forma de pensar deles,  algum benefício, proteção ou privilégio, e que normalmente ocupam posições mais elevadas na hierarquia. 

Ele não se identifica com você, mas sim com a posição que você ocupa. 

Basta você não estar mais lá naquela posição de destaque e o Puxa Saco imediatamente busca um outro “alvo”.

Eu procuro me manter bem distante de gente assim!

Primeiro pela questão da fraqueza de caráter, que mencionei

acima. E depois porque o Puxa Saco não acrescenta nada em nossas vidas. 

Ele nunca nos faz uma crítica construtiva. Muito pelo contrário. 

Mesmo que tomemos uma decisão errada, o Puxa Saco vai sempre dizer que estamos no caminho certo. 

A estratégia dele é fazer com que você acredite que é “excepcionalmente excepcional” e, para isso, ele só fala aquilo que infla o seu ego. 

Muitas pessoas gostam de ter gente assim por perto. Que perigo ! ! ! ! !

Aqueles que gostam de ter um “Puxa Saco de estimação” normalmente são pessoas vaidosas, inseguras, pouco capazes e sem muito conteúdo, que sentem-se engrandecidas por terem uma pessoa por perto que a todo momento enaltecem suas “qualidades”

Acho bastante deprimente, mas enfim . . .

Eu gosto de estar rodeado de pessoas que pensam, que fazem críticas construtivas, que debatem, que buscam soluções criativas e a melhoria constante. 

Pessoas que discordem de mim, me façam refletir e até mesmo rever meus posicionamentos. 

Só assim crescemos! 

Só assim reduzimos o número de erros!

O Puxa Saco é extremamente nocivo para quem quer evoluir!

É prudente mantê-los bem longe!

Copiado: https://www.linkedin.com/in/carloseduardobritto

Nenhum comentário:

Postar um comentário