Trata-se da junção de tecnologias, ferramentas e da própria internet, cooperando para uma nova era no que diz respeito ao ambiente de trabalho. Vamos entender como isso ocorrerá e quais mudanças o processo poderá promover? Acompanhe!
O que exatamente é o metaverso? Por definição, metaverso é uma verdadeira realidade paralela, onde é possível interagir e ter uma experiência completa e real em um ambiente simulado. O conceito ganhou muita popularidade após a mudança da empresa Facebook para Meta, em 2021.
Isso porque, na prática, o conceito de metaverso já foi apresentado desde a década de 90. Entretanto, as limitações tecnológicas e da rede de internet não possibilitavam uma experiência real como a que podemos observar na atualidade. “Com o passar do tempo, diversos dispositivos foram sendo desenvolvidos e aperfeiçoados com objetivo de trazer uma sensação de imersão ultra realista durante a experiência virtual.
Isso abre um mar de possibilidades, tendo potencial de revolucionar diversas áreas, inclusive o mercado de Recrutamento e Seleção”, comenta Hugo Rebelo, CTO da Companhia de Estágios. A proposta de metaverso atualmente envolve um alto grau de interação e diálogo com outras pessoas, a partir de avatares. Dessa maneira, é possível estar presente em ambientes artificiais com a visão e audição do local.
Entenda a evolução da tecnologia Antes de compreender o metaverso como um todo, é fundamental ter em mente que ele funciona com duas tecnologias: Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
Enquanto a RV
simula todo um espaço novo, a RA simplesmente aumenta a experiência visual do
local, modificando alguns aspectos.
Um dos principais desafios da Realidade Virtual, para a experiência do usuário, envolvia uma série de cabos que prejudicavam o ambiente ficcional. Além disso, o processamento mais lento e a conexão com pequenos atrasos impediriam a simulação perfeita. Por isso, a utilização de redes 5G já disponíveis em alguns smartphones e outros dispositivos também favorecem o funcionamento desses equipamentos. Sem grandes atrasos de rede e com um processamento adequado, a experiência se torna possível até no dia a dia das empresas.
Vale lembrar também que o intuito é processar toda essa realidade em um dispositivo móvel, não um computador. Por isso, o desafio de aproveitar ao máximo a capacidade desse equipamento foi solucionado com o processamento em nuvem, já utilizado pela Google, por exemplo.
Com esse
funcionamento, não há a necessidade de que o hardware do dispositivo lide
sozinho com todo o processamento do metaverso. Tendo parte de sua
funcionalidade dependente da internet, o aparelho permanece compacto e efetivo.
Quais os desafios atuais para uso do metaverso? A implantação do Metaverso no RH e outros setores empresariais pode ser um processo desafiador, pelo custo da tecnologia.
O óculos de realidade virtual, por exemplo, não é um dispositivo que permite a todos os candidatos uma participação nos processos seletivos pelo seu alto custo. No mais, se a conexão não é ágil, ela pode gerar atrasos no áudio, por exemplo. Isso faz com que a comunicação entre os participantes seja comprometida. Problemas envolvendo falhas na internet também podem paralisar essa experiência, então é fundamental contar com uma rede estável.
Portanto, é preciso
investir não somente nessa tecnologia, mas em toda infraestrutura
e cultura organizacional. Isso
porque a adaptação ao novo modelo requer dos profissionais uma nova perspectiva
de trabalho e tecnologia.
Possibilidades e implicações do metaverso no RH Quando olhamos para a perspectiva dos profissionais, o interesse pelo metaverso é evidente. O estudo da Lenovo mostrou que entre os 17.000 entrevistados, 44% se colocam como dispostos a participar em um ambiente virtual, contra 20% que não o aceitariam.
Mas, por parte do
setor de RH, será que é vantajoso implementar o modelo de metaverso na empresa,
especificamente na área de recrutamento? Bem, para o RH estratégico essa tecnologia é
extremamente útil, promovendo mudanças na seleção:
Processo de recrutamento -
Ao oferecer uma abordagem completamente diferenciada, a organização também se destaca das demais, atraindo os profissionais mais qualificados e com o melhor fit cultural para a empresa. O candidate experience que a tecnologia do metaverso proporciona também pode melhorar muito a construção de uma estratégia de employer branding. Tudo isso atribui uma visão muito mais positiva sobre a marca, melhorando a relação com o público e profissionais.
Benefícios da nova tecnologia para a gestão de pessoas - O metaverso no RH pode facilitar a inclusão de candidatos com deficiência ou mobilidade reduzida. Com a comunicação em um ambiente digitalizado, esses colaboradores podem se sentir mais acolhidos nas atividades.
“O universo virtual, além de ser muito inclusivo, oferece liberdade para os usuários. Em nossa experiência, percebemos que o candidato tem a possibilidade ser quem ele quiser ser e, assim, montar seu avatar de acordo com seus gostos. Outro ponto de destaque é o acolhimento, com o grupo de surdos e mudos, afinal, é possível identificar a linguagem de libras com clareza” explica Jéssica Gondim, Gerente de Projetos da Companhia de Estágios.
Outro benefício é utilizar recursos como a gamificação para engajar os funcionários em tarefas do processo de seleção que, tradicionalmente, seriam monótonas. Resumidamente, o metaverso empresarial possibilita ao setor de recursos humanos inúmeras oportunidades para inovar e selecionar talentos.
O metaverso já é realidade na Cia. de Estágios - O metaverso da Companhia de Estágios já existe nos processos de recrutamento e seleção de profissionais. Já realizamos as primeiras entrevistas no ambiente inteiramente virtual, onde o candidato se depara com nosso avatar e participa de dinâmicas únicas.
A consultoria de RH foi pioneira nesse novo universo e contou com 30 universitários para participar da primeira fase da seleção no metaverso — que incluiu entrevistas com recrutadores treinados para usar a tecnologia. Quer saber mais sobre o metaverso no processo seletivo e como essa tecnologia impacta a experiência dos candidatos? Acompanhe o vídeo da Companhia de Estágios sobre essa atividade e seus participantes:
“Quando a pandemia
acabar, os processos seletivos seguirão online. E, para manter os candidatos
engajados, será preciso evoluir para além das entrevistas no Zoom”, complementa
Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios.“Outro motivo que nos levou a
apostar no metaverso é a ascensão da geração Z. Eles já são 25% da força de
trabalho global e estarão em peso nesse ambiente virtual”.
A adesão ao
metaverso já começou por aqui, e em breve será uma realidade comum em diversas
organizações. Vale entrar em contato conosco se você deseja saber mais sobre
essa inovação em sua empresa em breve, pois a Companhia de Estágios oferece
essa tecnologia nos processos de seleção.
Copiado: https://www.ciadeestagios.com.br
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