quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Dia dos Professores na pandemia: Qual é a importância de celebrar?

 

Há cerca de cinco meses de isolamento social no Brasil, devido à pandemia do Coronavírus, os professores estão afastados das escolas, mas não de sua função, pois eles continuam contribuindo com a aprendizagem e o desenvolvimento de seus alunos. Qual é a importância de celebrar o Dia dos Professores em tempos de pandemia? Venha saber com a gente!

Esse é um cenário novo para todos, e os professores precisaram se reinventar para realizar seu trabalho de formação de crianças e jovens, futuros cidadãos atuantes na sociedade.

importância da docência é inquestionável, já que é um dos pilares da educação e contribui com a construção do futuro, além disso, todas as profissões dependem dela.

Apesar de estarem longe do ambiente escolar, a docência não se restringe a um espaço físico, pois ela ultrapassa os limites institucionais, o que tem sido essencial para possibilitar o ensino remoto.

 O professor é aquele que faz a mediação entre o conhecimento e o aluno, que orienta o caminho, ajuda e auxilia na construção do saber e das habilidades essenciais para a vida profissional e também pessoal.

Eles estão realizando seu trabalho virtualmente e superando desafios para que isso ocorra, visto não ser uma prática comum em seu dia a dia como educador, pois sempre tiveram a presença dos estudantes em sala de aula para ensinar.

Foi preciso que gravassem aulas e as transmitissem através de recursos digitais, para que os alunos assistissem em casa a apresentação dos conteúdos. Também tiveram que passar atividades para fossem feitas a distância. Precisaram alterar todo o plano de aula para adaptá-lo ao ensino remoto, elaborar estratégias pedagógicas para motivar os alunos a estudarem em casa e buscar formas de orientá-los e tirar dúvidas, para ser efetivo o processo de ensino e aprendizagem remoto.

Muitos não estavam habituados ao uso da tecnologia e tiveram que aprender a utilizar os recursos digitais necessários para se comunicarem com os estudantes e disponibilizarem as aulas e tarefas. Além disso, os professores têm oferecido suporte aos pais para apoiarem a aprendizagem de seus filhos em casa, trabalhando em conjunto e estabelecendo uma relação de proximidade.

Sendo assim, esses profissionais têm se esforçado e enfrentado dificuldades para garantirem a aprendizagem da melhor forma possível em um momento tão delicado e incerto que estamos enfrentando.

Os professores também são responsáveis pelo acolhimento socioemocional, principalmente no retorno às aulas presenciais, pois existe uma relação muito importante entre eles.

Essa relação afetiva torna os alunos mais confiantes, sendo direcionados pelo professor que os oriente e corrige, de modo a estimular seu desenvolvimento acadêmico e de habilidades gerais.

A pandemia tem impactado a sociedade, que não será mais a mesma. Vários aspectos se transformaram, inclusive a educação, que deverá ser ressignificada após esse período, e o papel do professor é bastante relevante nesse processo.

A educação será ainda mais importante para lidar com os desafios futuros, e o professor será um dos principiais responsáveis pela construção do novo modelo de educação e relação com os estudantes.

Sem professores, não há educação, pois são eles que colocam em prática o processo de ensino e aprendizagem, têm contato direto com os alunos e acompanham de perto seu desenvolvimento e sua formação.

Considerando tudo isso, comemorar o Dia dos Professores na pandemia é uma forma de homenageá-los e agradecê-los por sua dedicação e seu esforço para manter o envolvimento nas atividades escolares e a motivação de aprender e acreditar em um futuro melhor.

Essa celebração ajuda a motivar os docentes a continuarem acreditando em seu trabalho e em sua importância para a sociedade, que muitas vezes não lhe dá o devido valor.

Ainda assim, uma pesquisa confirma que 52% dos professores exercem a profissão por amor, pois sentem prazer em transmitir conhecimento e colaborar com a formação de crianças e jovens.

Como homenagear de fato o Dia dos Professores na pandemia?

Uma homenagem consiste em expressar publicamente admiração, gratidão, respeito, reconhecimento de valor pelo mérito de uma atividade exercida ou um afeto específico.

A ideia de uma homenagem não deve ser uma mera convenção social, mas deve servir para refletir sobre sua importância e buscar formas de valorizar os professores, por todos: os alunos, os familiares, o governo e a própria escola.

O SAE Digital acredita que algumas das formas de valorizar os professores por parte da gestão escolar envolvem:

  • Disponibilidade e diálogo: ter uma relação próxima, regida pela confiança e respeito às suas necessidades e opiniões.
  • Dar voz a eles: permitir que se expressem e participem das decisões que envolvem sua atuação dentro da escola.
  • Motivação: incentivar seu aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional.
  • Promover formação continuada: a própria escola oferecer cursos, palestras e workshops que ajudem no trabalho docente.
  • Incentivar o trabalho em equipe: mostrar que juntos, com apoio e suporte mútuos, o ensino será mais eficiente e de qualidade.

De acordo com a pesquisa Profissão Professor, as formas de valorizá-los – indicadas pelos próprios docentes – envolvem:

  • Dar mais oportunidades de qualificação para os professores que já estão atuando nas escolas.
  • Envolver e escutar os professores nos debates públicos e nas decisões sobre políticas educacionais.
  • Restaurar a autoridade e o respeito pela figura do professor frente aos estudantes e familiares dos alunos.
  • Pagar melhor todos os professores.
  • Pagar melhor os professores que demonstram mais comprometimento com a profissão/remunerar pelo mérito.
  • Fixar os professores em uma única escola de modo que ele venha a ser conhecido e respeitado pela comunidade escolar.
  • Explicitar para a sociedade as competências profissionais necessárias para ser professor.
  • Realizar uma grande campanha na mídia, promovendo a valorização da profissão.
  • Tornar o acesso à profissão mais seletivo.
  • Demitir professores que não são comprometidos com a profissão.

As condições de trabalho também são importantes para considerar a valorização e prestar homenagem nesse sentido. Segundo a mesma pesquisa, os professores relataram os seguintes critérios para exercerem a profissão com qualidade:

  • Colaboração com seus colegas de profissão.
  • Quantidade de escolas em que dão aula.
  • Apoio da equipe gestora.
  • Respeito mútuo entre toda a comunidade escolar.
  • Materiais didáticos fornecidos pela escola para utilizar em sala de aula.
  • Número total de alunos sob sua responsabilidade.
  • Tempo para atividades extraclasse relacionadas ao exercício da docência.
  • Segurança no ambiente escolar.
  • Infraestrutura da escola.
  • Recursos/materiais pedagógicos.
  • Acesso à internet na escola e recursos tecnológicos digitais.

Dia dos Professores foi criado justamente para refletir sobre os problemas da profissão e a prática docente de modo geral, para garantir melhores condições de trabalho.

A ideia surgiu em 1947, pelo educador Salomão Becker, que propôs uma reunião entre a equipe do colégio em que lecionava para discutir essas questões, e com o tempo foi crescendo e sendo aderida por diversas escolas, até que se tornou feriado escolar de acordo com o Decreto Federal nº 52 682, de 14 de outubro de 1963.

Seu lema é considerado até hoje: “Professor é profissão. Educador é missão!”

Como elaborar uma homenagem inesquecível para o Dia dos Professores na pandemia?

Os alunos são muito importantes para os professores, já que são o foco principal de seu trabalho e a relação entre eles é bastante próxima, estando dia a dia juntos em sala de aula com afetividade envolvida.

Sendo assim, uma homenagem realizada pelos alunos é primordial para tornar especial a comemoração do Dia dos Professores na pandemia, até porque estão há bastante tempo longe uns dos outros e esse ato ajudaria a se aproximarem nesse momento.

As formas mais utilizadas para homenageá-los nas escolas são:

  • Presentes personalizados confeccionados pelos próprios estudantes.
  • Confraternização como um piquenique ou um café com a turma e a equipe escolar.
  • Festas/eventos ou jantares especiais.
  • Apresentações de danças, teatro, músicas, etc.
  • Oficinas com atividades em grupo.
  • Confecção de cartões, painéis, decoração especial na sala de aula, produções artísticas em geral.
  • Atividades dinâmicas de interação entre professores e alunos.


Entretanto, devido ao isolamento social, muitas dessas atividades não serão possíveis, mas podem ser adaptadas para a modalidade virtual.

Os alunos podem gravar depoimentos em vídeo, expressando sua gratidão e admiração pelos professores, relatando suas experiências em sala de aula, por exemplo. Cada um faz seu vídeo e apresentam juntos em um evento on-line promovido pela escola.

Podem ainda fazer trabalhos manuais, como pintura, desenho, criação de um painel com fotos e mensagens de carinho, cantar uma música ou recitar uma poesia de autoria própria.

É essencial também envolver as famílias na comemoração, pois isso incentiva os estudantes a valorizarem e agradecerem os profissionais pela função que exercem na sua formação e pelo apoio oferecido durante o ensino remoto.

É muito importante que os pais tenham uma boa relação com os professores e sejam aliados na formação de uma comunidade escolar efetiva que beneficie a todos, e os eventos escolares são ideais para isso.

Devido ao isolamento social, a celebração ao Dia dos Professores deverá ocorrer virtualmente, mas isso não diminui seu valor e importância, pois o que importa é a criatividade e a interação envolvida.

Celebrar o Dia dos Professores na pandemia é valorizar o trabalho desses profissionais na reabertura das escolas, para que seja possível retomar as aulas com maior consciência da importância da educação e dos professores.

Copiado: https://sae.digital/

Nenhum comentário:

Postar um comentário