Não tem como ignorar as redes sociais e o potencial delas para o seu negócio.
Quando falamos desses canais, nos referimos a um público de bilhões de pessoas.
E mesmo ao restringir os resultados apenas ao Brasil, veremos que
praticamente toda a população está conectada a uma das plataformas disponíveis
no mercado.
Todas servem ao mesmo propósito de aproximar pessoas, mas cada uma com
particularidades ligeiramente diferentes.
Essa é uma das características que tornam quase obrigatória a sua
presença nelas.
Afinal, seu cliente certamente usa redes sociais na internet.
Provavelmente, mais de uma.
Então, qual vai ser a sua estratégia de marketing para se conectar
a ele, interagir e estreitar o relacionamento?
Vai utilizá-las para divulgação ou vendas?
Para encontrar clientes ou ser encontrado por eles?
Seja qual for o seu objetivo, este artigo trará as respostas que
procura.
Vamos falar das principais redes sociais e dar dicas sobre como
utilizá-las a favor do seu negócio.
Preparado para planejar suas próximas ações?
Então, siga a leitura!
O que é rede
social?
Rede social é uma plataforma cujo objetivo é conectar pessoas e
compartilhar informações entre elas, tanto de caráter pessoal quanto
profissional ou comercial. Elas se materializam na forma de sites e
aplicativos, reunindo usuários que compactuam dos mesmos valores e interesses.
Embora hoje a definição tenha essa inclinação digital, o conceito por
trás das redes sociais é muito mais antigo do que a internet em si.
Na Sociologia, por exemplo, ele é utilizado na análise das interações
entre as pessoas, grupos e até mesmo organizações.
Dessa forma, uma associação de moradores de um determinado bairro não
deixa de ser uma rede social, ainda que se reúna fisicamente e não de maneira
virtual.
Quando surgiram as
redes sociais?
Para responder à questão deste tópico, vamos nos limitar à análise das
redes sociais da era digital, por assim dizer.
Então, é possível afirmar que o site Six
Degrees, criado em 1997, é considerado como a primeira rede social
do mundo.
O site ficou no ar até 2001.
Ele permitia aos usuários criar um perfil e começar uma amizade com
outros membros.
É basicamente o mesmo formato atual, embora restrito à tecnologia da
época.
Logo após, em 1999, os primeiros blogs surgiram e começaram a se
popularizar.
E foi assim que se tornaram um formato relevante até os dias de hoje.
Após a invenção dos blogs, as redes sociais tiveram um boom na sua
popularidade.
No início dos anos 2000, sites como MySpace e LinkedIn ganharam
destaque.
Ao mesmo tempo, outros, como Photobucket e Flickr, introduziram o
conceito de compartilhamento de fotos online.
Em 2004, Mark Zuckerberg lançou o que logo se tornaria o gigante das
redes sociais.
O Facebook é o número um do site de redes
sociais hoje e atualmente possui mais de 2 bilhões de usuários.
Seu precursor, o Orkut, “faleceu” em 2014, mas se manteve no
topo das redes sociais no Brasil durante um bom tempo, inclusive quando o Face
já reinava nos Estados Unidos.
O YouTube, por sua vez, surgiu em 2005 e de forma inovadora.
A plataforma de vídeos criou um caminho totalmente novo para as pessoas
se comunicarem e compartilharem.
Hoje, ameaça até mesmo ultrapassar a TV em termos de consumo de vídeo no
mundo.
Em 2006, foi a vez de Jack Dorsey, Biz Stone, Noah Glass e Evan Williams
criarem o Twitter.
O serviço de microblog foi inspirado nas mensagens de texto (SMS),
permitindo aos usuários enviar "tweets" de 140 caracteres ou menos.
De 2010 para frente, outras redes sociais como Instagram, Tumblr,
Foursquare, Pinterest e Spotify começaram a surgir para preencher nichos
específicos.
Hoje, há uma enorme variedade de redes sociais.
Para você ter ideia, esta lista no Wikipedia traz 47 canais do
tipo.
Muitas delas podem ser vinculadas entre si, permitindo que a mesma
postagem seja compartilhada e alcance o maior número possível de pessoas.
Isso tudo sem sacrificar a noção de intimidade de uma conversa normal.
Qual a diferença
entre rede social e mídia social?
Não é difícil ver redes sociais e mídias sociais tratadas como
sinônimos, quando na verdade não o são.
Em primeiro lugar, temos que entender que mídia social envolve as
tecnologias utilizadas para possibilitar uma comunicação mais interativa entre
as pessoas.
Por sua vez, as redes sociais são plataformas inseridas dentro dessa
mídia social e que são formadas por grupos de pessoas com interesses em comum.
Para ficar mais claro, o foco de uma rede social é conectar pessoas
através de um perfil que você criou e preencheu de acordo com seus dados.
Assim, quando você encontra pessoas com interesses parecidos, você pode
interagir com elas.
Já as mídias sociais englobam uma variedade de mídias, como e-mails, blogs, vídeos e até mesmo as próprias
redes sociais.
O termo “social” reflete a característica principal que diferencia a
mídia social das outras mídias antes da internet, como tv e rádio.
E isso se dá pelo fato de, realmente, promover uma interação social.
Podemos dizer ainda que as redes sociais têm esse poder de estreitar
relacionamentos e unir pessoas com interesses semelhantes graças à conexão
criada através das tecnologias oferecidas pelas mídias sociais.
Benefícios das
redes sociais
É difícil encontrar alguém que não tenha pelo menos uma conta em alguma
delas.
Nessa perspectiva, uma marca que deseja criar um relacionamento duradouro
com seu público, acompanhar tendências e gerar
mais oportunidades de negócios, pode – e deve – manter uma presença ativa nas
redes sociais.
Não importa se a sua empresa é de pequeno ou grande porte.
Para todos os casos, as redes sociais podem trazer vários benefícios
para seu negócio.
E fazem isso de forma muito mais eficaz do que outras mídias
tradicionais.
Quer ver só?
Compartilhar a
visão da empresa
O seu perfil em uma rede social nada mais é do que a representação
da sua empresa naquela plataforma.
Por isso, você pode tirar proveito dele para compartilhar a visão do
negócio e os valores nos quais você acredita.
Além disso, é uma oportunidade de estar sempre reforçando o
posicionamento da sua marca.
Interagir com o
cliente
A comunicação com clientes e possíveis clientes é muito mais
personalizada nas redes sociais.
Isso porque você tem acesso a vários dados daquela pessoa, o que torna
mais fácil customizar suas mensagens.
Afinal de contas, você estará em contato com cada pessoa
individualmente.
Então, nada mais justo que oferecer uma abordagem exclusiva e
personalizada para cada uma.
Você notará como as pessoas vão dar mais credibilidade à sua marca se
forem bem atendidas em alguma dessas plataformas.
A experiência delas nesse contato conta muito.
Possibilidade de
segmentar o público
A maioria das redes sociais possuem ferramentas próprias para facilitar
a segmentação da sua mensagem.
Na prática, isso permite atingir um público que você considera que trará
maior retorno.
Essa segmentação pode ser feita com base em interesses, em dados demográficos,
na localização e em diversos outros critérios, conforme sua preferência.
Basta escolher o que é mais conveniente para atingir os objetivos
propostos para o seu negócio.
Informação em tempo
real
Uma característica importante das redes sociais é que elas permitem o
compartilhamento de informações em tempo real devido à rapidez da internet.
Logo, elas podem ser uma boa alternativa para dar um comunicado de
última hora, anunciar o lançamento de um novo produto ou mesmo gerir
crises eventuais em um tempo hábil, antes que os danos sejam maiores.
Mensuração de
resultados
Uma das grandes vantagens das redes sociais e das demais mídias sociais
em relação às mídias tradicionais é que elas fornecem dados precisos sobre o
desempenho da sua estratégia.
Dessa forma, você consegue analisar se a segmentação das suas postagens
estão trazendo o retorno esperado, por exemplo, e fazer ajustes em pontos
necessários para otimizar suas ações.
As 10 redes sociais
mais utilizadas no Brasil
O Facebook lidera, com a participação de 94% delas.
Isso significa que sua empresa pode estar perdendo grandes oportunidades
de negócios, caso não mantenha uma presença forte nessas plataformas.
Selecionamos as principais redes sociais utilizadas no Brasil para que
você tenha uma panorama do cenário digital.
Veja detalhes sobre cada uma e elabore a sua estratégia.
1. Facebook
Em algum momento, você já deve ter ouvido alguém dizer que: “se não está
no Facebook, é porque não existe”.
Embora devemos dar o devido desconto ao exagero da afirmação, o fato é
que rede social está enraizada no cotidiano das pessoas.
Praticamente todo mundo está presente na rede.
Segundo pesquisa do Hootsuite, apenas no Brasil, já são 139
milhões de usuários ativos, ou seja, mais da metade da população brasileira
está no Facebook.
O que justifica tamanha interesse?
A plataforma é uma das mais completas e versáteis, permitindo conectar
pessoas, gerar negócios e, ainda mais na era dos smartphones, viralizar conteúdo.
Isso a torna perfeita tanto para perfis pessoais quanto corporativos.
2. Instagram
Inicialmente, o Instagram era uma rede social apenas para acesso mobile
em aparelhos com sistema operacional iOS.
Sua função se restringia ao compartilhamento de fotos em formato
quadrado, imitando as antigas Polaroids.
Com a compra da plataforma pelo Facebook, em 2012, o aplicativo passou a
rodar no sistema operacional Android.
A partir de então, uma série de atualizações foram feitas, aperfeiçoando
a proposta inicial de compartilhar fotos.
Hoje, você pode postar fotos em diferentes formatos, postar e fazer
vídeos ao vivo, Stories, fazer boomerangs, enviar mensagens diretas e muitos
outros recursos para incentivar a interação com os seguidores.
Para você ter uma noção, já são mais de 800 milhões de usuários no mundo.
O Brasil é o segundo no ranking, com mais de 50 milhões de usuários
ativos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
3. LinkedIn
Apesar de ser semelhante a outras redes de relacionamento, o LinkedIn é
focado em relações e contatos profissionais.
Um perfil pessoal é como se fosse um currículo online, no qual você
coloca suas habilidades e experiências.
Já as empresas podem utilizar a rede para encontrar colaboradores, fazer
recrutamento, divulgar material e falar sobre a sua trajetória.
Já são mais de meio bilhão de usuários ativos na rede.
No Brasil, a plataforma atingiu a marca de 29 milhões de usuários, o que a posiciona como
a terceira colocada no ranking nacional.
4. Twitter
Com mais de 10 anos no ar, a popularidade do Twitter declinou cerca de 63% no Brasil de 2013
até hoje.
Mas isso não significa que ela ainda não seja usada por vários públicos
específicos.
No mundo inteiro, são mais de 319 milhões de contas ativas.
A empresa não libera dados precisos sobre a quantidade de usuários no
Brasil, mas estima-se que o Brasil foi o terceiro país com maior crescimento de usuários em 2016.
Ou seja, mesmo com o desinteresse de parte de seus usuários, outros
acabam aderindo a ela.
É isso que mantém a ferramenta viva e, por que não, interessante para o
seu negócio.
O Twitter é bastante utilizado para as pessoas compartilharem momentos,
como um comentário sobre um reality show na TV ou algum evento que esteja em
foco, por exemplo.
5. WhatsApp
Já são mais de 120 milhões de usuários ativos
diariamente.
Praticamente todos que possuem um smartphone têm o aplicativo instalado.
Além da facilidade de trocar mensagens, a plataforma é gratuita, o que
assustou bastante as empresas de telefonia no mundo inteiro.
Afinal, é interessante lembrar que o WhatsApp não é só texto.
Ele é também áudio, imagem e vídeo.
Dá até para fazer ligações e chamadas de vídeo por ele.
Além disso, a última atualização de peso na plataforma possibilitou a
postagem de fotos para serem vistas durante 24h, assim como no Instagram e no
Snapchat.
6. Facebook
Messenger
A partir de 2016, qualquer pessoa que queira se comunicar pelo chat do
Facebook através dos smartphones precisa fazer o download do aplicativo
Messenger.
Isso aumentou drasticamente o número de usuários dessa plataforma.
Dessa forma, ao tentar enviar uma mensagem “inbox” a algum contato na
rede, uma janela do Messenger é aberta.
E é através dele que a comunicação acontece.
7. YouTube
Para você ter uma noção do sucesso dessa rede social, já são mais de 1
bilhão de usuários ativos no mundo.
Sendo 98 milhões apenas no Brasil.
Além disso, com o fenômeno dos Youtubers, a produção de conteúdo e o tempo
gasto vendo vídeos online tem aumentado de forma exponencial.
Segundo a mesma pesquisa já citada, a plataforma é mais popular que a
própria televisão entre pessoas de 18 a 49 anos.
Outro dado relevante em favor do YouTube veio de uma pesquisa da Cisco: até 2020, 80% do tráfego na internet
deve se dar por meio de vídeos.
8. Snapchat
Na época do lançamento, o Snapchat revolucionou a forma de compartilhar
imagens e vídeos através dos smartphones.
Principalmente, entre os adolescentes.
Isso porque os “snaps” têm o diferencial de serem efêmeros.
Ou seja, eles desaparecem para a pessoa que os recebeu após um certo
tempo, que é estipulado por quem fez o envio.
Além disso, você tem a opção de fixar um snap em seu perfil pelo período
de 24 horas.
O próprio Mark Zuckerberg tentou adquirir a empresa várias vezes, mas
sem sucesso.
Em contrapartida, ele criou a mesma funcionalidade dentro das suas
outras plataformas: Facebook, Instagram e Whatsapp.
9. Google+
Por partir da mesma premissa que o gigante Facebook, a plataforma acabou
não conseguindo engatar no gosto dos usuários.
Então, ainda que tenha o “selo Google de qualidade”, praticamente caiu
no esquecimento.
Apenas 9% dos usuários participam ativamente da
rede.
Mesmo assim, ela continua tentando se reinventar e atrair mais
usuários ativos para a plataforma.
E como se trata do Google, não dá para duvidar que consiga.
10. Pinterest
A plataforma surgiu em 2010 e serve como um mural de referência virtual.
Nele, você pode compartilhar imagens que encontra na navegação ou mesmo
fazer upload de imagens próprias.
Também tem a opção de organizá-las em pastas para servir de inspiração,
por exemplo.
A número de usuários da plataforma cresceu em 40% no ano passado,
fechando 2017 com mais de 200 milhões de usuários ativos no mundo.
Dentre os temas mais recorrentes nos “boards” dos usuários, estão moda,
gastronomia, decoração e viagens.
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Conclusão
Você pode ter certeza de uma coisa: seu cliente está em alguma das redes
sociais que apresentamos neste artigo.
Agora, a sua missão é descobrir em qual.
Em seguida, entregar a ele a mensagem pelo canal que ele deseja, da
forma como ele gostaria de receber e no momento exato para isso.
Se tiver sucesso nessa equação, sua meta de capturar leads e convertê-los em novos clientes estará
mais próxima de ser alcançada.
Então, aproveite as dicas que acompanhou ao longo do texto.
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