segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Dia do Empreendedor: 5 de outubro

 


O Brasil é um país empreendedor, têm hoje cerca de 52 milhões de pessoas que possuem um negócio próprio.

No Brasil, os empreendedores têm um dia marcado no calendário para comemorar, 5 de outubro é, oficialmente, o Dia do Empreendedor. A data foi escolhida em homenagem à lei 9.841/1999 que instituiu o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Temos motivos para comemorar esse dia? Temos, sim!

Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil chegou a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total). O número indicado pela pesquisa significa que em torno de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio.

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo não é apenas sobre ter um negócio, é muito, mas muito mais do que isso. Empreendedorismo é a capacidade de identificar problemas e oportunidades, criar soluções e investir recursos no desenvolvimento de algo positivo à sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

O empreendedor, em geral, é motivado pela auto-realização e pelo desejo de assumir responsabilidades, além de querer ser independente. É um ser social, fruto da relação constante entre os talentos e características dele mesmo e o meio em que vive.

Ser uma pessoa empreendedora não está diretamente ligado a um negócio. Empreender pode ser visto como uma forma de agir, seja em casa, na escola, na universidade ou no trabalho.

O empreendedorismo é muito mais sobre como você recebe e soluciona um problema. Empreender é agir!

O que significa empreender?

origem da palavra empreender está relacionada a superar desafios, aprender coisas novas, ter e colocar em prática novas ideias. Não somente isso, é preciso um aporte técnico, já que fluxo de caixa, planejamento financeiro, gestão de estoque e de pessoas, são competências necessárias para quem quer dar certo. Força de vontade é fundamental, mas saber fazer também é.

Mais do que isso, é possível definir empreendedor, como aquela figura que tem a visão do negócio e não mede esforços para realizar o empreendimento, já que a realização do empreendedor é ver sua ideia concretizada em negócio, e um negócio que dá certo – ou seja, que dá lucro.

Tipos de Empreendedorismo

Pequenas e médias empresas são a espinha dorsal da economia mundial e sustentam a criação de novos empregos, além do crescimento da economia. No Brasil, mais do que nunca! Então, não há época melhor para comemorarmos o Dia do Empreendedor do que os tempos atuais.

O empreendedorismo no Brasil é de suma importância, pois é por meio dele que o país cresce. Para isso, é relevante entender quais os principais elementos que caracterizam o tipo de empreendedorismo em que cada um se encaixa.


Empreendedorismo Corporativo

empreendedorismo corporativo se refere a identificação, desenvolvimento e implementação de novas ações e oportunidades em determinados negócios e na estrutura de uma empresa.

Empreendedorismo Social

Empreendedorismo Social tem como base a soluções de problemas da sociedade por meio de uma ideia, gerando desenvolvimento, qualidade de vida, cultura, melhorias ambientais e aprimoramento da economia para as pessoas.

Empreendedorismo Individual

o empreendedorismo em forma de Microempreendedor individual tem como característica a criação de novas empresas e negócios com base na Lei Complementar nº 128, de 2008.

15 características de empreendedores

1.      é motivado pelo desejo de realizar;

2.      tem capacidade de análise;

3.      sabe onde quer chegar;

4.      confia em si mesmo;

5.      não depende dos outros para agir; porém, sabe agir em conjunto;

6.      é tenaz, firme e resistente ao enfrentar dificuldades;

7.      é otimista, sem perder o contato com a realidade;

8.      é flexível sempre que preciso;

9.      é corajoso; porém, não é temerário;

10.  mantém a automotivação, mesmo em situações difíceis;

11.  aceita e aprende com seus erros e com os erros dos outros;

12.  tem facilidade e habilidade para as relações interpessoais;

13.  é criativo na solução de problemas;

14.  é capaz de delegar;

15.  acredita no trabalho com participação e contribuição social

Um grande exemplo de empreendedor: Flávio Augusto

O empresário Flávio Augusto da Silva é um dos nomes mais respeitados no país quando o assunto é empreendedorismo. Flávio ficou em primeiro lugar no ranking de empresários mais admirados do Brasil, lançado em 2015 pela Cia de Talentos.

Em 1995 fundou a Wise Up idiomas com R$ 20 mil de seu cheque especial. Hoje seus negócios englobam a Wiser Educação – rede de escolas de inglês com Wise Up e Number One, o Geração de Valor – blog que auxilia iniciantes no mundo do empreendedorismo por meio de lições estratégicas e gratuitas nas redes sociais e site, além dos clubes de futebol, masculino e feminino: Orlando City e Orlando Pride.

Outro projeto de sucesso elaborado pessoalmente por Flávio é o meuSucesso.com, o site entrou no ar em 28 de abril de 2014 com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio de conhecimento e network.


Que tal se inspirar com grandes empreendedores?

“Se falta de tempo realmente fosse uma justificativa para não realizar seus projetos, somente os desocupados teriam sucesso”,  Flávio Augusto da Silva.

 “Ter a disposicão de se pagar o preço é fundamental para se entrar em um projeto, do contrário, é melhor nem começá-lo”, Flávio Augusto da Silva.

 “Bem-sucedida é a pessoa que faz o que gosta e é feliz”, Cris Arcangeli .

  “Você deve pensar grande e começar pequeno”, Carlos Wizard.

 “O empreendedor tem que ser insistente”, Caito Maia.

 No dia 5 de outubro, não deixe de cumprimentar aquele seu amigo empreendedor. Enalteça quem arregaça as mangas e faz acontecer!

 Copiado: https://meusucesso.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário