O câncer de mama é uma preocupação para todas as mulheres ao redor do mundo, especialmente aquelas que já estão passando pela meia idade.
O pior é que boa parte dos casos mais graves pode ser evitada com simples ações, como autoexame e consultas regulares no médico, mas várias mulheres não se previnem adequadamente.
Por isso, para contribuir com a saúde
da equipe, vale a pena adotar algumas ações do Outubro Rosa nas
empresas.
Você muito provavelmente já ouviu falar desse movimento, mas pode não entender exatamente do que se trata ou quais são seus detalhes. Qualquer que seja o seu caso, não se preocupe.
Vamos falar um pouco
sobre o tema, qual é sua origem e algumas ações que você pode tomar para
engajar seus colaboradores nessa campanha. Acompanhe.
Você já sabe o que é o
Outubro Rosa?
Antes de pensar em ações do Outubro Rosa nas empresas, você deve compreender exatamente do que se trata.
A
princípio, como você já deve saber, é uma campanha de conscientização sobre o
câncer de mama, chamando a atenção do público para a prevenção e o tratamento
adequados. O foco principal é nas mulheres, que são grande maioria nesses
casos, mas há alguns casos de homens que também desenvolvem câncer de mama.
A campanha incentiva principalmente o autoexame,
que envolve apalpar as mamas e axilas para identificar se há algum caroço ou
qualquer outro sinal do desenvolvimento de câncer. Pode parecer algo banal, mas
isso costuma ajudar a identificar diversos casos rapidamente.
Como esse evento surgiu?
O Outubro Rosa vem do ano de 1990, na cidade de
Nova York. A fundação Susan G. Komen For The Cure organizou
uma grande corrida no mês de outubro com o objetivo de chamar a atenção do
grande público para a questão do câncer de mama. Durante o evento, todas as
participantes utilizaram um laço rosa no peito, fazendo com que ele se tornasse
o símbolo mundial da prevenção ao câncer de mama.
Desde então, a campanha tem ganhado cada vez mais impacto e reconhecimento internacional.
O primeiro sinal dela no Brasil foi no
Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, quando o monumento ficou iluminado de
rosa durante todo o mês. Esse se tornou um tema bem comum em várias cidades do
país todos os anos.
6 ações do Outubro Rosa nas
empresas
Agora que você entende melhor a importância desse evento, o que se pode fazer para planejar suas ações do Outubro Rosa nas empresas? Temos aqui 6 sugestões que vão ajudar.
1. Decorações e materiais
rosas
Sendo esse o tema principal para todo o evento, a
cor rosa deve estar presente em boa parte da sua empresa durante as campanhas
do Outubro Rosa. Isso inclui principalmente as decorações nos corredores e
salas, além dos materiais utilizados para divulgar eventos relacionados.
Algumas empresas ainda iluminam a própria fachada
com a cor rosa, elevando ainda mais a visibilidade desse período. Você não
precisa pintar toda a empresa de rosa, mas vale a pena usar um pouco dessa cor
durante o mês.
2. Campanhas e materiais de
conscientização
O básico para incluir o Outubro Rosa em sua empresa
é justamente criar ações e materiais que informem à sua equipe sobre o câncer
de mama, seus efeitos e sua prevenção. Sem isso, o propósito de toda a campanha
se perde.
Felizmente, não é difícil elaborar esses pontos. Há
muita informação disponível sobre o tema em sites de saúde, além de não ser difícil encontrar exemplos desses
materiais já completos. Basta uma pequena revisão para adequar tudo à identidade
visual da sua empresa e a qualquer ação em particular que você esteja
promovendo.
3. Depoimentos de pacientes
Uma atitude que pode engajar bastante sua equipe é
pedir para que as pessoas falem sobre experiências que tiveram com o câncer de
mama, seja em primeira mão ou de alguém próximo. Se uma pessoa perdeu um
parente ou amigo para essa doença, então certamente terá algumas coisas úteis a
dizer sobre o tema.
E, claro, se alguém não se sentir a vontade para
falar, não há problema. Afinal, é um assunto delicado.
4. Incentivar consultas
Algumas mulheres acabam não fazendo exames médicos
adequados para detectar o câncer de mama por falta de tempo ou energia. Porém,
a empresa está em posição de propiciar esse tempo, sendo uma atitude positiva
para todas as partes.
Se necessário, institua um dia de folga, dia de
meio período ou uma escala para que todos os funcionários façam exames. Se
algum problema for detectado, ele pode ser tratado rapidamente, preservando o
bem-estar da sua equipe.
5. Doações de cabelo para
pacientes com câncer
A quimioterapia é o tratamento mais eficaz contra o
câncer hoje em dia, mas ele tem vários efeitos colaterais, como a perda de
cabelo. Por isso muitos dos pacientes usam perucas. Porém, para que elas tenham
o mínimo de interferência no dia a dia e seja confortável, o ideal é que ela
seja feita de cabelo humano.
Uma ótima atitude, tanto de conscientização quanto de solidariedade, é pedir a alguns colaboradores que doem seus cabelos, uma parte ou ele todo, para fabricação de perucas. Certamente alguém ficará feliz em receber um presente assim.
6. Dia de trabalho voluntário
Por fim, se você quiser mesmo engajar sua equipe
nas ações do Outubro Rosa nas empresas, então pode tirar um dia para que todos
realizem algum trabalho voluntário voltado para o combate ao câncer de mama.
Visitas a hospitais, doações, trabalhar em eventos de arrecadação, tudo isso
ajuda bastante.
- Em primeiro lugar, ainda será um dia de trabalho, mas em outro espaço.
- Segundo, esse pode ser um ótimo exercício de integração da equipe, pois terão que trabalhar em equipe em um contexto diferente do normal.
- E, terceiro, isso destaca claramente a importância da prevenção e do tratamento do câncer de mama.
Com todas essas informações, você já pode começar a
planejar ações do Outubro Rosa nas empresas. Ainda há tempo para
fazer algo e engajar sua equipe no combate ao câncer de mama.
Copiado: https://grupomednet.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário