Business intelligence significa inteligência de negócios. Essa é uma área dedicada à coleta e, mais importante, à análise e apresentação de dados que sejam capazes de guiar a tomada de decisão em uma empresa. Com estratégias baseadas em informações concretas, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.
Em um mercado cada vez mais dinâmico e em constante
mudança, adaptar-se é fundamental. A única forma de tomar decisões
estratégicas é utilizando dados, que deem o direcionamento correto. É para
isso que temos o business intelligence (BI), que pode ser
um grande aliado para o seu e-commerce.
Utilizar inteligência de negócios é uma evolução
para todas as empresas que sabem o quanto isso é importante para tomar ações
assertivas. O BI é válido até mesmo para pequenos negócios, não demandando
altos investimentos com softwares.
O mercado de vendas online é competitivo e exige que
as empresas estejam sempre preparadas. O comportamento do cliente também está
mais exigente. Nesse contexto, ter as informações corretas que
permitam criar ações direcionadas para seu público e que funcionem é
a base do crescimento de todo negócio.
Por esse motivo, ao longo deste artigo, você saberá
a importância do business intelligence para um e-commerce e
como utilizá-lo para escolher os melhores caminhos e aumentar suas vendas. Vamos lá?
O que é business intelligence e para que serve?
Business Intelligence, ou BI, é um processo que auxilia na orientação das ações da
empresa a partir da coleta de dados brutos. O significado do termo pode ser
traduzido como inteligência de negócios ou empresarial.
O BI, no entanto, não para na coleta dessas
informações. Mais do que isso, a importância está na análise dos dados, e na sua apresentação para
os tomadores de decisão de empresa, de modo a gerar insights para o
negócio.
Você deve estar se perguntando: isso já não existia
antes? O uso de informações estratégicas sempre direcionou a indústria ao longo
dos anos. Contudo, atualmente, a tecnologia se tornou o grande diferencial.
As ferramentas tornaram-se mais rápidas e abrangentes, acompanhando o crescimento no volume de dados produzido diariamente. É aí que surge o conceito de big data, que consiste no tratamento de conjuntos enormes de dados que precisam ser processados e armazenados.
Qual a diferença entre business intelligence e
business analytics?
Apesar de serem áreas muito próximas, business
intelligence e business analytics não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro
coleta e analisa os dados para auxiliar na tomada de decisão, o segundo vai
além para prever tendências e criar cenários futuros.
Desse modo, podemos dizer que o business intelligence se baseia no que aconteceu para auxiliar no presente. Já o business analytics usa informações do passado e do presente para guiar a estratégia futura.
Qual a importância do business intelligence para as empresas?
Uma empresa consegue reduzir drasticamente os
riscos e prejuízos ao basear suas decisões e objetivos em informações
concretas. A análise correta destes dados traz
um cenário detalhado das operações, permitindo identificar o que está
funcionando, erros e melhorias, além de oportunidades futuras.
Ou seja, o resultado de todo o processo deve servir
como uma bússola que vai nortear todo o planejamento. Uma empresa que
caminha no escuro está fadada a fracassar em erros constantes, além de dar
margem para ser ultrapassada pela concorrência.
No business intelligence para e-commerce, esses
dados vão ajudar a criar estratégias assertivas para o nicho de mercado em que você atua. É o BI
que vai dar suporte ao marketing para criar campanhas com boas taxas de conversão.
Por isso, é relevante que, se tiver condições, sua empresa tenha uma área dedicada a esses processos, pois apenas um profissional capacitado pode interpretar e aplicar os dados da forma correta.
Quais as vantagens de aplicar o business intelligence no e-commerce?
Um dos maiores trunfos da venda online é se
comunicar com seu cliente, entregando o que ele precisa. Falar o que ele está
aberto a ouvir pode ajudar a aumentar as vendas. Nesse sentido, o business
intelligence é um grande aliado.
Então, vamos entender um pouco como o BI pode
realmente fazer diferença. Confira:
Compreensão
do comportamento dos clientes
As principais ferramentas de coleta de dados
conseguem trazer parâmetros aprofundados de uso. Dessa forma, é possível traçar
detalhadamente o perfil dos clientes que acessam o seu site e que têm mais
potencial de gerar receita.
A partir dessas informações, fica mais
fácil traçar o perfil do seu cliente ideal. Tendo uma persona definida, as campanhas de
marketing conseguem utilizar os argumentos corretos que vão engajar os
consumidores.
Otimização
do site
Você sabe como o seu cliente interage com seu site?
Uma usabilidade ruim em sua loja online pode
ser a grande vilã dos seus negócios. O consumidor atual tem pressa e
busca o máximo de praticidade.
Nessa situação, um site que não funcione bem ou que
não ofereça boas opções de pagamento é o suficiente para que ele abandone a
compra.
Ao acompanhar os dados de navegação, será possível
encontrar em que pontos da jornada de compra há problemas e, a
partir daí, trabalhar em melhorias no seu e-commerce.
Auxílio
às estratégias de marketing digital
Saber o ROI (retorno sobre o investimento) de uma
campanha de marketing digital é fundamental para ter
certeza se ela tem uma boa performance ou não. Além disso, a coleta e análise
dos dados permite a identificação de pontos de melhoria e ações mais
rentáveis para a expansão da sua loja.
Suas campanhas estão atingindo o público, estão
entregando as promoções e produtos que eles buscam? Essas respostas podem ser
encontradas a partir de análises de dados e são fundamentais para garantir
o fluxo de vendas no seu negócio.
Comparativo
com a concorrência
A única forma de saber como sua empresa está
colocada dentro do mercado é fazendo uma análise da concorrência. Observe o que seus
competidores têm feito e compare resultados, permitindo encontrar maneiras de
se sobressair em relação a eles.
Com o BI é possível reunir todas essas informações a partir de ferramentas — que vamos conhecer a seguir.
Ferramentas de business intelligence
As ferramentas de business intelligence são
aquelas que permitem que se unifique dados de diferentes
fontes em relatórios organizados e úteis para diferentes áreas
de uma empresa.
Por isso, a seguir, vamos conhecer as principais
opções do mercado:
Google
Data Studio
O Google Data Studio é uma
ferramenta gratuita que permite a criação de relatórios
personalizados a partir de diferentes fontes, como o próprio Google Analytics, o Search Console e até mesmo
planilhas.
Por meio dele, é possível adicionar filtros
a relatórios interativos. A apresentação de dados pode ser montada de modo
que fique visualmente simples, facilitando a compreensão das
informações.
Microsoft
Power BI
Power BI é a
ferramenta de business intelligence da Microsoft. Ela permite
a criação de relatórios interativos, a partir dos quais gestores e
analistas poderão consultar os dados mais importantes para suas
tomadas de decisão.
Além da versão online, existe a possibilidade de
baixar o programa para desktop e apps para Android e iOS. Os planos começam com
mensalidades de R$ 57,10 por usuário, mas existe um período de testes
gratuito de 30 dias.
Tableau
A Tableau é uma
empresa que promete tornar a análise de dados acessível a todos. Com um
software intuitivo, a visualização dos relatórios pode ser preparada no
modelo de “arraste e solte”. Além disso, é possível automatizar
fluxos de preparação de dados.
Para consultar os preços de todos os planos, é
necessário entrar em contato com a empresa, porém há um período gratuito
de testes de 14 dias.
Einstein
Analytics
Einstein Analytics é
a ferramenta de BI da Salesforce, empresa reconhecida por sua plataforma de CRM
(Customer Relationship Management, ou “Gestão de Relacionamento com o
Cliente”). Além de conectar a plataforma de análise de dados ao CRM, o Einstein
Analytics promete trazer recomendações a partir de inteligência
artificial.
Os planos começam com uma mensalidade de R$ 350 por
usuário. Nesse caso, não há período de testes.
IBM
Cognos Analytics
O Cognos Analytics é a ferramenta de
business intelligence da IBM. Ela conta com uma tecnologia de inteligência
artificial que aponta padrões a partir dos dados coletados, facilitando a
tomada de decisão.
Outro ponto forte do Cognos Analytics é
a interpretação de linguagem. Com ela, os usuários podem fazer uma
pergunta simples e receber uma resposta a partir dos dados analisados pela
ferramenta.
Há um período de testes de 30 dias grátis. Depois disso, os planos custam a partir de US$ 15 por mês a cada usuário.
Resumo
Ao aplicar uma estratégia sólida de business
intelligence ao seu e-commerce, é certo que novas oportunidades de
vendas surgirão com o tempo. Lembre-se de estar atento aos dados que o
mercado está gerando e de acompanhar as mudanças que estão por vir.
Pense estrategicamente em objetivos e metas para
alçar novos voos e ultrapassar a concorrência. Se o seu e-commerce ainda não
adota essas medidas, esteja certo de que está perdendo espaço e correndo
riscos.
Por isso, antes de terminar, confira um resumo
sobre este conteúdo:
O
que é business intelligence e para que serve?
Business intelligence significa inteligência de
negócios. Essa é uma área dedicada à coleta e, mais importante, à análise e apresentação
de dados que sejam capazes de guiar a tomada de decisão em uma empresa. Com
estratégias baseadas em informações concretas, as chances de sucesso aumentam
consideravelmente.
Qual
a diferença entre business intelligence e business analytics?
Apesar de serem áreas muito próximas, business
intelligence e business analytics não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro
coleta e analisa os dados para auxiliar na tomada de decisão, o segundo vai
além para prever tendências e criar cenários futuros.
Quais
as vantagens de aplicar o business intelligence?
- Compreensão do comportamento dos clientes
- Otimização do site
- Auxílio às estratégias de marketing digital
Ferramentas
de business intelligence
- Google Data Studio
- Microsoft Power BI
- Tableau
- Einstein Analytics
- IBM Cognos Analytics
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