Em caso negativo, é importante levantar recursos e fazer uma adaptação
rápida e segura para que a empresa fique alinhada com a Lei Geral de Proteção
de Dados. Além de evitar multas e problemas legais, essa estratégia garante a
competitividade do negócio e a transparência no relacionamento com os clientes.
Quer saber mais sobre o tema e descobrir o que fazer para garantir a
aplicação correta da LGPD na sua empresa? Então leia o post atentamente!
O que é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?
A Lei Geral de Proteção de Dados (ou LGPD) é uma lei voltada para
organizar o modo como empresas e instituições públicas realizam a coleta, o
uso, o armazenamento, o compartilhamento e o controle de dados pessoais em solo
nacional.
Ela é o nosso primeiro marco legal relacionado a esse tema e que tem
como foco as tecnologias do século XXI. A sua criação foi motivada pela ação de
movimentos sociais e a aprovação da GDPR (General Data Protection Rule) na
União Europeia.
Em outras palavras, a aplicação da LGPD nas empresas e instituições
públicas busca criar uma relação mais transparente entre o dono dos dados e quem está com a
sua custódia. Por isso, ela traz um conjunto mínimo de regras que devem ser adotadas
por todos, assim como rotinas para serem aplicadas em caso de vazamentos.
Por que a LGPD é importante?
A Lei Geral de Proteção de Dados criou uma base comum de procedimentos de segurança de dados e privacidade digital a ser seguida em todo o país. Para os
consumidores, a lei garante maior transparência: sempre que alguém realizar uma
coleta ou compartilhamento de dados, ele saberá que a operação foi feita com o
seu apoio.
Já para os negócios e instituições públicas, isso torna os seus
processos mais confiáveis e robustos. A aplicação da LGPD nas empresas dá a
gestores a certeza de que eles estão dentro do padrão mínimo de qualidade do
mercado. Assim, conquistar clientes se torna muito mais fácil.
Como aplicar a LGPD nas empresas?
A aplicação da LGPD nas empresas não é um processo de grande nível de
complexidade. Uma vez que a lei já está regulamentada, o time de TI precisa
seguir apenas alguns passos para alinhar rotinas e manter tudo em dia. Veja a
seguir cinco passos básicos para manter o seu negócio dentro da nova lei!
1. Crie um comitê de adequação
Ter um time voltado apenas para a aplicação da LGPD confere maior
agilidade e foco ao processo de adaptação à lei. Por isso, prepare uma equipe multidisciplinar
para validar a LGPD no seu ambiente corporativo. Ela pode incluir, por exemplo,
pessoas do time de treinamento, jurídico, tecnologia e compliance.
Juntos, esses profissionais precisarão validar documentos internos, levantar processos, alinhar rotinas,
treinar equipes e garantir que tudo fique dentro da norma atual. Além disso, caberá
a essa equipe comunicar mudanças e evitar que algum detalhe deixe de ser
modificado.
2. Treine os profissionais
O treinamento dos profissionais é outro ponto crítico para o sucesso da sua estratégia. Uma vez que as novas regras de gestão de dados forem implementadas, esse ponto deve ser priorizado. Isso garante ao negócio ter alinhamento pleno com a LGPD o mais rápido possível.
Um bom treinamento comunica o que está sendo alterado e por qual motivo
essa mudança ocorreu, além de assegurar que todo mundo está ciente das
novidades. Desse modo, os times podem trabalhar engajados nas novas regras e
sem oferecer riscos para a empresa.
3. Revise as suas políticas de dados
A revisão da política de dados precisa ser
feita considerando todos os pontos da LGPD. Se conflitos forem encontrados, o
negócio deve corrigi-los rapidamente, considerando o que a LGPD diz e não o seu
estado atual.
Entre os pontos mais importantes da lei que devem ser considerados, podemos
apontar os seguintes:
- os usuários devem ser informados sobre como os
seus dados são utilizados;
- todo cliente pode pedir o acesso, a
modificação, a portabilidade (se aplicável) e a remoção de suas
informações a qualquer momento;
- a empresa não pode fazer uso comercial de
dados sensíveis como os de saúde e religião.
4. Seja transparente
A transparência é um ponto crítico
para a adoção da LGPD nas empresas. Ela permite ao negócio conquistar a
confiança do seu público-alvo e evita transtornos. Afinal, quando a política de
uso e compartilhamento de dados é acessível, todos saberão o que o negócio faz
com registros de terceiros antes de fechar um contrato.
Por isso não deixe de publicar a sua política de uso, armazenamento e
compartilhamento de dados. Busque comunicá-la por meio de uma linguagem
acessível, clara e objetiva. Assim, todos saberão que podem fazer negócio com a
sua empresa sem medo.
5. Tenha um modelo de governança
Um modelo de governança te ajudará a aplicar a LGPD dentro de toda a
cultura do negócio. Cada área que lida com dados de clientes ficará motivada a
cuidar adequadamente das informações de terceiros e, assim, evitar problemas de
trabalho. Portanto, caso o seu negócio não tenha uma política já estruturada
com esse fim, execute todas as medidas necessárias para garantir que a LGPD
esteja integrada a esta política.
O que acontecerá com quem não se adaptar?
A não adaptação à LGPD pode trazer grandes problemas para qualquer empresa. O primeiro é a perda de competitividade: não é raro clientes considerarem o cuidado com os dados como um diferencial.
Judicialmente a empresa pode enfrentar
problemas legais caso seja pega desalinhada com a LGPD.
As punições vão de advertências a uma
multa no valor de 2% do faturamento anual da empresa (limitado a
R$ 50 milhões). Por isso, não deixe de implementar rapidamente os processos de
adaptação do seu negócio.
A tecnologia tem um papel de grande importância no ambiente digital
moderno. Softwares
de gestão fiscal, controle financeiro,
análise de dados e comunicação auxiliam empresas a reduzirem custos e a
ampliarem o seu nível de
automação. E, em um cenário em que a TI faz parte de tantas
rotinas, a circulação de dados digitais é alta.
Por isso, é importante estar atento a leis que regulam o modo como esses
dados são utilizados. Assim, encarar a adaptação da LGPD nas empresas como uma
prioridade é fundamental para se manter competitivo nos próximos anos.
Conforme a
tecnologia avança, essa é a única maneira de garantir que o seu
negócio mantenha a confiança do público e evite problemas de segurança digital.
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Copiado: https://blog.oriontec.com.br
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