Especialista em analytics da consultoria Bain & Company, Eric Almquist, propõe uma nova hierarquia de necessidades, que permite as empresas criarem novos valores para seus consumidores. Após 4 anos de estudo, o redesenho da pirâmide desenvolvida por Abraham Maslow na década de 1950, foi proposto por Almquist se adequando as necessidades humanas do século 21.
Para confirmar se o atendimento dessas necessidades melhora de fato o desempenho das empresas, a Bain & Company realizou uma pesquisa com 10 mil pessoas sobre 50 empresas dos Estados Unidos, relacionando as 30 necessidades propostas com o NPS das companhias (o índice de satisfação dos consumidores criado por Fred Reichheld) e o crescimento de seu faturamento.
As respostas indicaram em que medida suas necessidades eram atendidas com notas de 1 a 10.
Empresas que receberam no mínimo nota 8 em quatro ou mais elementos de valor de pelo menos 50% da pesquisa, apresentaram NPS quatro vezes superior e crescimento das vendas três vezes maior do que aquelas que ganharam 8 em um único elemento de valor.
A pirâmide dos 30 elementos de Almquist foi concebida para uso com os consumidores, mas talvez possa ser utilizada para motivar colaboradores, como a de Maslow.
Pode ser difícil definir o que um cliente valoriza em um produto ou serviço. Porém os líderes devem reconhecer sua capacidade de estimularem o crescimento deles e priorizá-los.
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