A tecnologia impacta e
transforma sua vida?
Acredito que você responderia que sim, que é evidente.
Estamos numa era de infinitas possibilidades na palma das mãos. A inovação se tornou uma
palavra de ordem no mercado atual. O seu negócio tem se adaptado à
este novo mundo?
Na era digital, para manter-se no mercado de forma saudável, é
necessário se adaptar às constantes mudanças impulsionadas pelas inovações
tecnológicas. É por isso que a transformação digital nas empresas se tornou
uma das pautas mais relevantes no mundo dos negócios.
Qual a melhor forma de implementar a transformação digital em um negócio
tradicional? Esta é uma questão que paira na mente de muitos líderes
corporativos, principalmente dos que se preocupam, não apenas com o presente,
mas também com futuro da empresa.
Dentre os inúmeros benefícios de se implementar a transformação digital
nas empresas, podemos destacar as seguintes vantagens:
Maior satisfação dos
clientes
Uma das principais exigências do mercado é
estar à frente da concorrência na hora de atender às necessidades do cliente. E
nos dias de hoje, os consumidores desejam adquirir o que precisam a qualquer
momento, e em qualquer lugar.
Investindo em soluções tecnológicas, é possível que a empresa forneça
informações sobre seu negócio, e acesso à seus produtos e serviços com a
praticidade e responsividade que o consumidor moderno deseja.
Diferencial
competitivo
As tecnologias permitem que a empresa se aproxime do consumidor,
estabeleça mais proximidade nos relacionamentos, e ofereça uma
experiência menos burocrática. Além disso, viabiliza o aumento
da produtividade e eficiência nas entregas de valor.
Portanto, a transformação digital pode proporcionar uma grande vantagem competitiva
ao seu negócio.
Níveis inéditos
de eficiência
Ao transformar os processos analógico em digitais, a empresa obtém melhor
gestão sobre as atividades e práticas internas, e assim,
consegue reduzir atritos e gargalos na execução de projetos e serviços. As
inovações tecnológicas possibilitam a otimização do tempo e
dos recursos, aperfeiçoando e potencializando os
processos.
Por meio da transformação digital é possível estabelecer uma
cultura corporativa flexível para que a organização se adapte a um
mercado no qual a mudança é a única certeza, e a eficiência é um
requisito fundamental.
Processos de produção
menos burocráticos
Hoje em dia, a simplicidade é uma premissa muito relevante para a
satisfação dos clientes. As soluções tecnológicas têm se
mostrado excelentes ferramentas para desburocratizar e simplificar processos.
Com a transformação digital, é possível descomplicar as tarefas reduzindo
o número de etapas, integrando plataformas distintas para cruzar e armazenar
dados. Assim, os processos podem ser executados com muito mais facilidade.
Descubra as 4 etapas fundamentais para implementar a transformação
digital nas empresas!
Estrutura gerencial
A definição dos processos e políticas internas é fundamental para esclarecer qual o ponto de partida e qual o objetivo da organização quanto à transformação digital. Para escolher o melhor caminho, primeiro se deve saber onde se quer chegar.
Esta etapa envolve o planejamento, a prevenção e a redução de riscos. Por meio de uma análise financeira, deve-se mensurar os impactos econômicos do processos de transformação.
Além disso, os processos deverão ser estruturados de acordo com as metodologias adotadas para a gestão de TI.
Engajamento das pessoas
Nesse ponto, é inevitável lidar com a complexidade de diversas motivações, prioridades, preferências. As expectativas pessoais e profissionais de cada indivíduo deverão ser alinhadas aos passos da empresa rumo à transformação digital.
Quando se inicia um processo de disrupção, é importante ter em mente que todos os stakeholders – públicos estratégicos que possuem interesse ou relação com empresa – terão que se adaptar à várias mudanças. É necessário estar atento aos possíveis impactos que esse processo pode causar na produtividade e no funcionamento geral da organização.
A adesão das pessoas é essencial para o sucesso do projeto. Portanto, a transformação digital nas empresas deve engajar cada indivíduo envolvido, levando em conta suas perspectivas sobre o fluxo de negócio. O objetivo deve ser que a configuração da mentalidade da organização se adéqua ao contexto digital, gerando um novo mindset.
Análise da Infraestrutura
É necessário conhecer o cenário para definir quais serão as mudanças implementadas e como acontecerão os processos. Dessa forma, será mais fácil antecipar os riscos e potenciais problemas. Nesta etapa, a estrutura existente deverá ser avaliada de forma detalhada.
É importante que as análises sejam feitas a partir de diferentes contextos, envolvendo especialistas tanto de dentro da organização, quanto parceiros externos confiáveis. Assim, as recomendações serão mais equilibradas, resultando em decisões mais assertivas.
Digitalização de processos
Como implementar a transformação digital se o funcionamento da empresa é analógico? Digitalizar os processos do negócio é a chave para libertá-lo do passado não digital.
As informações geradas por processos digitais são o fundamento do input de dado para configurar soluções como, Robotic Process Automation (RPA), Internet of things (IoT), Analytics, e várias outras tecnologias que revolucionam o mercado. Portanto, o alicerce da transformação digital nas empresas é consolidado por meio de processos digitais.
É importante ressaltar que a maneira como se implementa os processos digitais influencia no nível de eficiência do projeto. Nesse ponto, podemos destacar o Business Process Management – BPM – como uma ferramenta valiosa nessa transição. Visto que, seu apoio possibilita a integração das estratégias e o alinhamento entre as expectativas da empresa e do cliente; bem como a aquisição de mais agilidade e qualidade nas ações de transformação de processos.
Como foi dito no tópico sobre engajamento de pessoas, a transformação digital envolve uma mudança de mindset. Nesse contexto, a divisão do projeto em fases e contínua experimentação, características das metodologias Ágeis, viabilizam uma implementação orgânica dos processos digitais. Dessa forma, a transformação digital se alinha à cultura organizacional.
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