segunda-feira, 17 de junho de 2019

Amadurecer é Necessário! Como o Amadurecimento Ajuda em Todos os Momentos da Nossa Vida!

Sabia que o amadurecimento nada tem a ver com a idade? 
Pois é, amadurecer está muito mais ligado com as experiências vividas do que com o tempo de vida propriamente dito. Pode acontecer de um jovem de vinte e poucos anos, por exemplo, ser mais maduro do que alguém que passou dos cinquenta. Uma pessoa madura é aquela que consegue lidar de forma mais serena com os problemas e sabe aproveitar as mudanças da vida para evoluir
Amadurecer é Preciso – Conheça os 7 Passos Essenciais!
amadurecimento de um indivíduo é algo que deve ser conquistado dia após dia, com base em todas as experiências vividas. Ninguém se torna maduro do dia para a noite, assim como os frutos da terra, nós nascemos verdes e é com o passar do tempo que vamos transformando-nos e amadurecendo. Contudo, aqueles que buscam esse crescimento e o autoconhecimento conseguem atingir a evolução mais rapidamente, pois sabem aproveitar cada oportunidade ou mesmo dificuldade para se manter em constante evolução. 
Veja quais são os sete passos essenciais para conquistar a tão desejada maturidade em todos os campos da vida:
  • Agir Com Cautela
O primeiro passo para se tornar uma pessoa madura é começar a pensar mais antes de agir e considerar as consequências para tomar decisões mais sábias. Já dizia o ditado: “a pressa é inimiga da perfeição”, então, quanto menos refletir, maiores são as chances de ter resultados desastrosos e diferentes do que esperava. Contudo, é importante encontrar o equilíbrio entre agir sem pensar e pensar demais, para não perder boas oportunidades.
Os indivíduos maduros conseguem controlar os impulsos causados pela ansiedade e descontrole emocional e, assim, guiam os seus atos com mais sabedoria. Esse controle também ajuda a evitar se deixar levar por provocações dos mais diferentes tipos e que não levam ninguém a lugar algum. 
  • Ter Autoconfiança
A maturidade traz com ela a autoconfiança, que é um sentimento poderoso e transformador. Para isso, é muito importante que busque se conhecer verdadeiramente, entender os seus medos e, principalmente, as suas qualidades e aqueles pontos que precisa desenvolver. O autoconhecimento irá fazer com que tome consciência sobre quem é e isso irá te proporcionar empoderamento e segurança.
Ao amadurecer e se tornar confiante em relação a si, dificilmente irá se magoar quando alguém tentar te desestabilizar fazendo algum tipo de crítica negativa e sem propósito, seja a respeito de características físicas ou qualquer outro tipo. Além disso, aprenderá a receber feedbacks de uma forma mais aberta, a transformá-los em algo construtivo e utilizá-los ao seu favor
  • Não Levar Tudo Para o Pessoal
Algumas pessoas têm o hábito de achar que todas as ações que alguém dirige a elas são pessoais. Por exemplo, quando o chefe pede alguma correção em um trabalho que tenha realizado, ele não está criticando a sua pessoa, mas sim algo que tenha feito e que possa melhorar. Da mesma forma, um atendente que te trata de forma ríspida não está se dirigindo especificamente a você, mas sim a qualquer indivíduo que fosse atender.
amadurecimento permite que se enxerguem as situações através de uma nova visão, sabendo diferenciar o que é pessoal daquilo que não é. Esse discernimento irá te ajudar a lidar com muito mais naturalidade perante as mais diferentes situações e evitará muitas chateações desnecessárias. 
  • Empatia Com Desligamento Emocional
empatia é o ato de se colocar no lugar de outra pessoa para tentar imaginar como ela se sente e porque age de tal maneira. Por mais simples que pareça, essa atitude é capaz de tornar os relacionamentos muito mais positivos e evitar uma série de desentendimentos. Contudo, é necessário ter cautela para não se envolver mais do que o necessário com problemas alheios.
A maturidade irá permitir que sinta empatia pelas pessoas com as quais convive ou mesmo estranhos, porém, sem se envolver emocionalmente com as situações e se desestabilizar. Ao manter o chamado desligamento emocional, conseguirá oferecer apoio e, ainda assim, manter o equilíbrio emocional para o seu próprio bem e, também, para continuar firme e poder ajudar. 
  • Não Ter Necessidade de Agradar
Indivíduos imaturos costumam ser inseguros e baseiam suas atitudes e decisões em agradar terceiros, com o objetivo de serem aceitos. Com o amadurecimento, é possível entender que agir assim é desnecessário e, também, bastante frustrante. As pessoas irão te aceitar por quem é verdadeiramente, e não há necessidade de passar por cima dos seus objetivos e desejos para convencê-las de qualquer coisa.
assertividade é uma etapa de grande importância no amadurecimento, pois permite que se tenha segurança ao dizer “sim” e “não”, seja no trabalho, no relacionamento, em família ou entre amigos. Se tornar uma pessoa assertiva é realmente libertador, pois permitirá que aja considerando também as coisas que são realmente importantes para você, como: a sua opinião, sentimentos e os seus valores pessoais.
  • Aprender Com os Erros
Mesmo com todas as experiências vividas, as pessoas maduras também cometem erros, pois continuam sendo humanas. A diferença está na forma como reagem ao falhar. Ao invés de ficarem se lamentando e se culpando pelo que aconteceu, procuram tirar lições desse erro para fazer diferente da próxima vez.
Sempre que algo tiver um resultado desigual ao que esperava, evite desperdiçar o seu tempo com lamentações e sentimentos de culpa que só fazem te limitar e perder seu tempo. Adote uma postura positiva e analise a situação, a fim de entender o que poderia ter sido feito de forma diferente. Faça das suas falhas algo que amplie a sua visão, que te ensine novos caminhos e não algo que te bloqueie e impeça de enxergar adiante.
  • Substituir as Reclamações Por Ações
Muitas pessoas passam e vida reclamando e por isso elas não percebem o quanto essa atitude pode ser nociva. Ver sempre apenas o lado ruim das situações é altamente prejudicial porque impede as oportunidades de se desenvolver, aprender e evoluir sejam percebidas e aproveitadas. A maturidade proporciona uma nova visão sobre tudo e mostra que mais do que apenas falar, é necessário agir.
Reclamar para os amigos que o relacionamento amoroso está ruim, por exemplo, não irá melhorá-lo, pelo contrário. Desabafar com pessoas de confiança é realmente muito bom, mas desde que se tome alguma atitude em seguida. Então, nesse caso, o ideal é chamar o seu par para conversar e, juntos, chegarem às soluções necessárias, isso é sinal de maturidade.
Por fim, numa escala de 0 a 10, o quanto você se considera uma pessoa madura? Conseguiu identificar alguma das características citadas em seu comportamento? Deixo estas reflexões, pois quanto mais maturidade tiver, melhor irá lidar com qualquer tipo de situação e mais inteligência e sabedoria terá para resolvê-las. Permita-se amadurecer e evoluir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário