quinta-feira, 6 de junho de 2019

O Que é Comunidade ONLINE e por que participar de uma?

Quando falamos em comunidade, normalmente, pensamos em um grupo de pessoas geograficamente próximas e com afinidades em comum. No caso de uma comunidade online, a localização física dos membros deixa de ser importante. Mas apesar do distanciamento geográfico, ainda estamos falando de um espaço de interação entre pessoas que compartilham os mesmos interesses. As comunidades online são uma tendência na internet e estão atraindo cada vez mais participantes, pois ajudam as pessoas a se sentirem parte de algo.
Dentro desses grupos, os usuários conhecem outras pessoas que pensam de forma parecida com a sua e podem opinar sobre diversos assuntos relacionados à temática proposta. Além de gerar uma sensação de pertencimento, as comunidades online facilitam a troca de informações, conhecimentos e experiências, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus membros.
Por esse motivo, elas têm sido muito usadas por empresas e empreendedores digitais para melhorar o alcance de seus negócios e alavancar as vendas. Entenda a importância da comunidade online e saiba como você pode participar de maneira proveitosa e assertiva desses grupos.
  • Por que participar de uma comunidade online?  
As pessoas podem participar de uma comunidade online por diversos motivos e nem sempre eles têm relação com questões profissionais. Você pode se interessar por maquiagem e buscar uma comunidade que seja sobre o assunto para tirar suas dúvidas e ter acesso a dicas.
Nesses casos, a comunidade online é importante, pois agrega valor para o usuário e permite que ele interaja com outras pessoas que gostam do que ele também gosta. Agora, se você tem um negócio próprio, a participação em uma comunidade online deve ser encarada como uma estratégia de divulgação.
Ao acompanhar uma comunidade, você consegue entender melhor e ver mais de perto o público de seu nicho. Isso pode trazer várias ideias para você implementar em seu trabalho. Além desse benefício, separamos mais 5 para mostrar o que você pode conseguir ao participar de uma comunidade online.
  • 1. Conhecimento da demanda dos usuários
É comum que os usuários falem sobre suas dores e necessidades nas comunidades que participam. Por isso, elas são uma excelente oportunidade para quem quer criar ações assertivas de marketing para divulgar produtos que tenham demanda no mercado.
Se você trabalha com produtos para cães e gatos, por exemplo, em comunidades sobre o tema, vai encontrar as dúvidas mais frequentes dos criadores desses animais. Isso pode te ajudar a compreender melhor o que eles estão precisando. Ter acesso a essas informações vai te ajudar a direcionar suas ações e elaborar produtos realmente úteis, que têm o potencial de se destacar e atrair clientes.
  • 2. Análise dos feedbacks e críticas sobre os concorrentes
Uma comunidade online também serve para que as pessoas deem seus feedbacks sobre produtos e serviços contratados, o que torna o ambiente extremamente proveitoso para quem precisa monitorar a concorrência. Ao ouvir o que o público está falando sobre outras marcas de seu nicho ou até mesmo sobre seu produto, você pode encontrar brechas para atuar ou descobrir o que precisa aperfeiçoar em seu negócio.
  • 3. Diálogo com clientes em potencial
Quando você está em uma comunidade online relacionada a sua área de atuação, as chances de encontrar clientes em potencial é muito maior.  Imagine a seguinte situação:
Uma pessoa entra em uma comunidade para solucionar uma dúvida e, em uma das conversas, descobre produtos e serviços diretamente relacionados a sua questão e que podem ajudar a resolver o que a aflige. As chances desse participante começar um diálogo com marcas que oferecem a solução que ele procurava é grande, não é mesmo? Afinal, ele entrou na comunidade exatamente por ter percebido uma necessidade e decidido buscar uma solução para ela.
  • 4. Construção de autoridade no mercado
Se você souber se posicionar de maneira positiva, transmitir uma imagem profissional e demonstrar amplo conhecimento em sua área de atuação, os membros da comunidade online vão começar a reconhecer sua autoridade naquele assunto. 
Como o espaço incentiva a interação entre os membros, você pode dar opiniões bem fundamentadas, apresentar soluções fáceis para os problemas cotidianos das pessoas e mostrar como os valores e objetivos de seu negócio são compatíveis com aquilo que elas valorizam. Assim, você consegue ganhar a confiança dos participantes e mostrar que é capaz de entregar algo realmente relevante para eles.
  • 5. Observação do engajamento em ações de marketing
Em uma comunidade online, você também consegue observar como está o engajamento do público nas ações de marketing elaboradas por seus concorrentes ou de outros profissionais de áreas relacionadas. Essa observação ajuda a ter ideias que podem ser aplicadas em seu negócio, além de facilitar a identificação dos tipos de ações que trazem os melhores resultados.
  • Como participar de uma comunidade online?
Deu para perceber como pode ser vantajoso participar de uma comunidade online?
Mas não adianta se tornar membro de várias comunidades, se você não souber como se posicionar. É necessário se planejar e ter um comportamento adequado, para que as pessoas tenham uma boa impressão e fiquem dispostas a fazer negócio com você. Veja o que você precisa fazer para se dar bem ao seguir essa tendência:
  • Escolha um segmento
Você precisa escolher um nicho que conhece e gosta para que sua participação na comunidade online seja produtiva. Os membros de um grupo precisam interagir e trocar informações, o que fica difícil se você estiver em um espaço que aborda temas que não têm nada a ver com você.
Se sua ideia é vender o que você produz ou divulgar algo como Afiliado, escolha uma comunidade que se relacione com seu produto digital. Quem trabalha com cursos online sobre alimentação natural, por exemplo, vai obter resultados muito melhores em comunidades sobre saúde e culinária do que em uma que fale sobre seriados e filmes.
  • Leia todas as regras da comunidade
Toda comunidade precisa de regras para funcionar bem, e no ambiente digital, isso não é diferente. Por isso, é fundamental ler todas as normas de uma comunidade online antes de entrar, para não fazer nada inadequado, que possa prejudicar ou irritar os participantes e moderadores.
Se sua ideia é ser uma referência em seu nicho, qualquer atitude errada pode manchar a imagem de seu negócio e diminuir as chances de conseguir novos clientes.
  • Entenda as discussões
As comunidades online são espaços para discussões e contam com ferramentas para possibilitar que todos participem e deem suas opiniões. No entanto, é fundamental que as pessoas entendam as discussões antes de participar, para que o assunto não se perca e as dúvidas apresentadas sejam efetivamente respondidas.
Ao entrar em uma nova comunidade, observe o tipo de discussão que acontece naquele espaço e tente entender o posicionamento dos participantes. Se você fizer isso com atenção, vai conseguir entender em quais conversas deve entrar para atingir seus objetivos e como deve ser sua postura para se encaixar naquele grupo.
  • Participe dos debates
Depois que você compreendeu como funcionam as discussões, é importante participar para ser visto e reconhecido naquele nicho. Você precisa saber emitir sua opinião, se posicionar e dialogar com os outros membros, mas deve evitar comentários polêmicos e que podem gerar desconfortos.
O objetivo de uma comunidade online é ajudar os participantes em uma determinada questão. Então, o clima deve ser sempre respeitoso e colaborativo. Se você perceber que as opiniões são totalmente contrárias as suas ou ferem seus valores, é melhor sair daquela comunidade do que causar brigas. Além disso não ser saudável para você, pode causar danos irreparáveis em seu negócio, como afastar pessoas que apresentavam grandes chances de consumir seu produto.
  • Saiba receber críticas
Mesmo em ambientes pacíficos, onde todos compartilham valores e objetivos, é inevitável se deparar com críticas e opiniões divergentes. Para participar de uma comunidade online, você precisa saber receber todo tipo de feedback, inclusive os negativos.
Esse tipo de comentário pode até mesmo te ajudar a crescer profissionalmente, reparar falhas em seu negócio ou melhorar sua postura em determinado aspecto. É evidente que o ideal é que todos saibam se posicionar sem agressividade, mas nem sempre as outras pessoas vão ter o comportamento que você espera.
Por isso, se alguém te abordar com falta de educação, mantenha a calma e saiba se posicionar de maneira positiva. Assim, você ganha pontos por maturidade e profissionalismo e evita discussões desnecessárias.
  • Crie sua comunidade online
A comunidade online é uma ótima maneira de encontrar compradores em potencial para seu produto, além de ser um espaço que estimula a criatividade.

Ao observar o que as pessoas daquele nicho estão procurando, você consegue ter ideias de novos produtos e serviços e pode usá-las para melhorar os resultados de seu negócio ou até mesmo abrir um novo empreendimento. Um bom exemplo é a Comunidade Hotmart! A Hotmart possui uma comunidade online onde reúne produtores, afiliados e especialistas da Hotmart, em um ambiente virtual focado em interação e troca de experiências entre os usuários, todos unidos no mesmo objetivo de alavancar seus negócios digitais!
A Comunidade é ainda, um meio de  comunicação com os especialistas em marketing e vendas da Hotmart, onde os produtores e afiliados podem tirar dúvidas sobre estratégias de marketing e ficar sabendo em primeira mão das novidades do mercado. Você pode participar de todas as comunidades que já existem e são de seu interesse, como a Comunidade Hotmart,  e pode ainda, ir além daquilo que já está no ar.
Você pode também criar sua própria comunidade online. Isso ajuda a manter um relacionamento próximo com seus clientes, enriquecer a experiência deles com sua marca e facilitar o acesso a críticas, elogios e sugestões. Ter uma comunidade também pode ser uma forma de nutrir a relação com pessoas interessadas em um determinado assunto e guiá-las pela jornada do cliente até que elas se tornem compradores reais de seu produto. Se sua comunidade fizer algo valioso pelas pessoas, como solucionar dúvidas, gerar conhecimento e resolver problemas, você criará um vínculo de confiança que pode render bons negócios.

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