terça-feira, 25 de junho de 2019

Como a Metrologia ajuda na Qualidade e Produtividade da sua Empresa

A metrologia é a ciência de medição, e como já foi visto em outro artigo – Onde a Metrologia afeta seu dia-a-dia, afeta diferente aspectos em nossas vidas e relações de consumo. Mas, um dos fatores mais importantes para uma empresa é entender como a metrologia pode ajudar na busca por resultados melhores de qualidade e produtividade.
O uso de equipamentos de medição é uma questão obrigatória para qualquer empresa de manufatura, prestador de serviço, etc. Não é possivel imaginar um produto sendo fabricado sem a utlização de diferentes tipos de medições. As medições e seus resultados estão em diferentes etapas do processo de produção e afetam diretamente a capacidade de produção, qualidade e custos da empresa.

A busca pela melhoria da produtividade é uma questão fundamental para que qualquer empresa que deseje crescer ao longo do tempo. Mas é preciso entender o conceito de produtividade.

O conceito de produtividade  não está ligado ao aumento na produção, mas sim a dimunição de desperdicios. Uma empresa que aumenta sua produtivade é capaz de realizar a mesma produção com um custo menor, em um tempo menor, com a utilização de menos recursos, etc.

O primeiro passo para melhorar a produtividade é conseguir mensurar corretamente essa produtividade. Um ponto fundamental é que os processos de medição sejam confiáveis e fornecam informações que possam subsidiar decisões assertivas e que realmente impactem no ganho de produtividade.


A medição da produtividade é realizada, geralmente, em diferentes etapas de uma produção. Para obter a produtividade é necessário medir a produção, os retrabalhos, o tempo gasto na produção, volume de horas trabalhadas, entre outros indicadores que combinados possibiltam uma análise detalhada da produtividade.

Atualmente, o conceito da qualidade está diretamente ligado ao atendimento aos requisitos do cliente e/ou partes interessadas. A definição e entedimento dos requisitos do cliente são etapas fundamentais para a busca pela qualidade.

Para avaliar o atendimento aos requisitos do cliente e evidenciar a qualidade de um produto ou processo é necessário a realização de medições. Entrentanto os processos e equipamentos de medição não são tratados ou avaliados como um processo.

A aquisição de um equipamento de medição, frequentemente, é realizada sem a avaliação dos cirtérios necessários para que o equipamento de medição possa arender aos requisitos do cliente. A definição dos requisitos de medição ou dos requisitos dos processos de medição é fundamental para a confiança dos resultados observados.

Somente com resultados de medição confiáveis podemos obter indicadores e métricas confiáveis, possibilitando decisões assertivas. A obtenção da melhoria continua somente é possível quando as decisões e ações produzem o resultado esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário