terça-feira, 11 de junho de 2019

Criptomoeda: Para Que Serve e Como Investir

Se você acompanha o mercado financeiro, já deve ter notado a ascensão da criptomoeda. Mas você sabe o que realmente é isso e como é possível tirar proveito desse recurso monetário?
Antes de mais nada, você precisa entender o que é criptomoeda. E, acredite, ela vai muito além de somente uma moeda digital.
Da mesma forma que a moeda física possui números de série, marca d´água e outros dispositivos de segurança, a criptomoeda utiliza criptografia, ou seja, códigos difíceis de quebrar, para garantir transações muito mais seguras.
A criptomoeda é um código virtual que pode ser convertido em valores reais. Sua negociação se dá pela internet, sem burocracias, sem intermediários, caracterizada pela ausência de um sistema monetário regulamentado e da submissão a uma autoridade financeira (por exemplo, o Banco Central do Brasil).

Como funciona a criptomoeda?

A cotação, compra e venda acontece anonimamente pela internet. A moeda digital é armazenada em uma carteira e administrada em um computador pessoal ou dispositivo móvel.
A inovação tecnológica por trás da criptomoeda é conhecida como blockchainou “protocolo da confiança”. Consiste em bases de registros e dados compartilhados, tendo como principal medida de segurança a descentralização.
No blockchain, cria-se um índice global para todas as transações dentro do mesmo mercado. É uma espécie de livro-razão, totalmente público e compartilhado. A ausência da mediação de terceiros cria o senso de confiança na comunicação direta entre as partes da transação.
A moeda virtual já é uma realidade de investimento de grandes players como a Microsoft e a IBM, além de governos como os Emirados Árabes, Estônia e Singapura. Muitos julgam a criptomoeda como uma onda passageira, mas, ao contrário, os dados tem mostrado que ela pode ter chegado para ficar.
Quer um exemplo? O bitcoin, criptomoeda mais popular do mundo, tem batido recordes de cotação.
Essencialmente, criptomoeda, moeda virtual e moeda digital são termos com o mesmo significado. O primeiro refere-se à criptografia, enquanto as expressões “digital” e “virtual” remetem ao caráter intangível e abstrato do dinheiro online.

Para que serve a criptomoeda?

A lógica da moeda digital é a mesma do dinheiro em espécie. Sua função é, basicamente, permitir transações de compra e venda de bens e serviços.
Grandes empresas, como WordPress, DELL e Soundcloud, já aceitam pagamento com criptomoeda.
Outra possibilidade é a transferência de valores pela internet, sem a necessidade de taxas comumente cobradas por instituições financeiras e bancárias.

Como comprar e vender moedas virtuais?

A compra e venda é bem simples, pela internet. No mercado brasileiro das criptomoedas, chamado ecoins, há opções como o Mercado Bitcoin e a Braziliex. É preciso criar uma conta, gratuitamente, e informar o valor em reais ou a quantidade de moedas virtuais desejada para comprar ou vender.
Empresas internacionais como a Poloniex, Bittrex e Bitfinex permitem que qualquer pessoa invista em criptomoedas utilizando dólares. Na Braziliex, o usuário pode solicitar o saque para suas carteiras digitais, no caso de criptomoedas, ou para sua conta corrente, no caso de saques em real.

Como investir em criptomoedas?

Imagine esse cenário: uma criptomoeda que valoriza 276% da divisa no ano, enquanto a bolsa brasileira apresenta alta de 25% no mesmo período. Onde você investiria? Parece fácil, mas exige cuidado!
Estar atento às oscilações dessa moeda, com quedas e altas diárias, e não investir mais do que 5% do patrimônio são algumas dicas de especialistas na área. Caso opte pelo serviço de uma corretora, que intermedeia essas transações, você vai precisar atender a requisitos geralmente cobrados no mercado financeiro comum.
Além disso, nesses casos há cobrança de uma taxa sobre o valor da operação. Confira vantagens e desvantagens de investir em criptomoedas:

Lista das criptomoedas mais valorizadas

Agora que você já sabe o que é, como funciona e como usar, deve estar se perguntando quais as melhores criptomoedas para investir. Preparamos uma lista com as principais e mais valorizadas. Conheça!


Bitcoin – Considerada a primeira moeda digital (Criptomoeda) descentralizada do mundo, foi apresentada em 2008 por um programador de pseudônimo Satoshi Nakamoto. Desde abril deste ano, é oficialmente um meio de pagamento no Japão, aceito por mais de 260 mil estabelecimentos. Em novembro, registrou aumento de 55% no volume de transações, com 30 mil novas carteiras por dia. Veja o valor da criptomoeda 
Litecoin Conhecido como irmão mais novo do bitcoin, tem as mesmas características, porém com menor tempo de transação, devido a uma taxa menor de bloqueio e mais acessibilidade. A tendência é de um maior crescimento graças à familiaridade com o bitcoin.

Ethereum – É o mais novo, apresentado em 2014 por Vitalik Buterin, financiado como um projeto de crowdfunding, o terceiro maior já financiado dessa forma. Hoje é a segunda maior criptomoeda do mundo, com uma capitalização de mercado de mais de US$40 bilhões e valorização de mais de 5.000% desde o início do ano. Em novembro, o Ethereum atingiu uma máxima histórica de US$425,55.

Ripple Também conhecido como XRP, é um pouco diferente das outras criptomoedas, pois traduz tanto uma moeda digital quanto uma rede de pagamento aberta, com menores taxas e atrasos de processamento. Atualmente, opera em baixa.
Monero Usa o código aberto CrytoNote, codificado a partir do zero. Entre suas características estão os pagamentos e transações ocultos. A diferença básica entre ela e o bitcoin é que ela cria um endereço único para cada transação, adotando uma senha privada que possibilita que as informações completas do processo sejam vistas apenas pela pessoa que recebeu o depósito ou por quem possuir a senha.

Dash – Operações com essa moeda têm confirmação praticamente instantânea, pela rede Masternodes (diferente do bitcoin). E é essa rede que permite que as transações sejam anônimas, caracterizando a dash pela privacidade dos seus usuários.

ICOs se tornam alternativas para investimentos

Uma ICO (Initial Coin Offering) é uma oferta inicial publica de venda de uma criptomoeda. Criadas como alternativas ao Bitcoin, as chamadas moedas altcoins vêm se multiplicando em ritmo  acelerado.
Porém, uma ICO não se limita apenas à distribuição de uma nova altcoin. ICOs também podem servir muito bem como uma ferramenta de captação de recursos para qualquer tipo de projeto.
Diversas empresas e startups já estão usando os ICOs para levantarem capital e se financiarem. Além da ausência de burocracia, lançar um projeto por meio de uma ICO é mais seguro e prático do que as alternativas tradicionais de captação de investimento.
A dinâmica de uma ICO pode variar de moeda para moeda. Mas, normalmente, a sua composição é formada pelas seguintes etapas:
– Divulgação do lançamento;
– Arrecadação de recursos;
– Distribuição dos tokens aos compradores.

Vantagens da ICO

1 – Menos burocracia
Os meios tradicionais de captação de recursos têm regulamentação mais rígida e formalidades que não estão presentes em uma ICO. Por isso, o processo é mais simples, rápido e dinâmico.
2 – Alto potencial de lucro
O grande incentivo dos investimentos é o lucro alto. Obviamente, o projeto também é importante, mas os apoiadores geralmente estão dispostos a fazer aplicações de maior risco diante da promessa de alto retorno.

Como investir em ICO?

O primeiro passo que você deve dar para investir nas ICOs é escolher uma plataforma de negociação online. Pesquise os termos e condições de uso, bem como as ferramentas e funcionalidades oferecidas para facilitar as suas operações.
O próximo passo é fazer o cadastro. Preencha o formulário digital. Mas lembre-se, esse momento não deve ser feito às pressas. Quando o acesso estiver liberado, o próximo passo é a transferência de recursos.
Nessa etapa você deve transferir o dinheiro que pretende utilizar para investir de uma ou mais contas bancárias e/ou os bitcoins de uma ou mais carteiras. Assim que as transferências forem verificadas, os valores aparecerão disponíveis para negociação na sua conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário