Sinto lhe informar, mas há muita
diferença entre ser chefe e líder.
É comum haver confusão entre os dois, às vezes, por falta de
experiência ou até mesmo falta de tato. Mas é fato que um líder pode ser um chefe, mas um chefe não pode
ser um líder. Ficou
confuso? Calma, eu vou explicar!
Confira as
principais diferenças entre ser chefe e líder
Características de um chefe
Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser
autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados
e lucros.
O chefe é temido, não respeitado. Seus funcionários, geralmente,
não se sentem abertos a relatar problemas e, muito menos, a pedir conselhos,
quando têm dúvidas. Enxerga esses colaboradores como subordinados, que
devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no
bem-estar coletivo.
Ele nunca incentiva ou
motiva, pois acha que realizar um trabalho excelente é dever do
funcionário e, quando isso não acontece, ele faz questão de apontar os erros. O
chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe, quando algo não dá certo,
e se vangloria, quando um objetivo é alcançado.
O chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser
autoritário.
Características de um líder
Conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção
que deve seguir e, mais importante, vai junto.
Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por
seus funcionários, e o respeito tem muito mais eficiência do que o temor. O
líder busca, não só resultados, mas a melhor maneira para a equipe e ele
conseguirem alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado
e, sim uma responsabilidade que deve ser dividida.
O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma
equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a
tirar dúvidas. Ele procura trazer o melhor de cada um à tona
e valoriza as habilidades
dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto
com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza junto com
sua equipe pelos erros e divide a glória pelos acertos.
Uma boa liderança pode trazer benefícios para a
empresa, pois uma equipe bem conduzida e motivada se torna mais
eficiente. Por isso, separei algumas dicas que irão ajuda-lo a se
transformar em um verdadeiro líder.
5 dicas para você ser um verdadeiro líder
Esqueça essa história de “não tenho perfil de liderança”. Todo
mundo tem qualidades para liderar. Algumas pessoas já são líderes natas, outras
precisam se aperfeiçoar. Confira alguns passos para melhorar suas habilidades
de liderança.
Amplie seus conhecimentos
Ser líder é ajudar as pessoas a evoluírem, e, sem conhecimento,
nada disso é possível. Por isso, um bom líder está sempre atualizado sobre tudo que
acontece em seu mercado, busca novos conhecimentos, aperfeiçoar suas
habilidades e da sua equipe.
Leia livros, estude, assista palestras, faça cursos. Estar em
constante evolução será bom para você, para a empresa e para as pessoas que
estão crescendo ao seu redor.
Seja cada vez melhor naquilo que faz
Se você quer ser um bom líder, a preparação contínua é muito importante.
Identifique os pontos que precisa melhorar e faça mais, cada vez mais. Busque
maneiras de se aperfeiçoar e trabalhar os pontos fracos e faça até ser melhor
nisso.
Por exemplo, se o seu objetivo for ser um líder referência,
pense nas estratégias que te faltam para isso, leia, estude e faça cada dia
mais e melhor.
Pare de desperdiçar o seu tempo
O seu tempo vale ouro. Não gaste minutos ou horas fazendo
tarefas de execução, delegue o que não for da sua função e use o seu tempo a
favor do seu desenvolvimento e para entregar mais resultados.
Defina as suas prioridades, faça um planejamento, divida as
responsabilidades e entregue aquilo que não for da sua função, dê autonomia aos
seus colaboradores. Essa é uma ótima oportunidade para você trabalhar a
confiança em seu time.
Faça o que ainda não fez
Sabe todas aquelas tarefas e projetos engavetados que você ainda
não fez? Então, depois que organizar as suas tarefas, definir as prioridades e
delegar as funções, terá tempo para executar tudo o que precisa para ser um
líder melhor.
Caso você não tenha nenhum projeto, comece a pensar em um. O que
você, como líder, pode fazer pelo seu time, para melhorar os resultados da
organização.
Coloque seus planos em ação
Tire todos os seus planos do papel e coloque-os
em ação. Não adianta nada planejar e não executar. Faça o que for preciso para
atingir as suas metas e melhorar o engajamento do seu time.
Lembre-se de que um líder
precisa de determinação e empenho. Por mais desafiador que pareça, se você fizer a lição de
casa certinho, com os passos apresentados aqui, certamente você se tornará um
líder melhor.
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