Aprimorar técnicas de gestão de pessoas pode ajudar a resolver problemas do dia a dia de uma empresa. Vejamos esse caso, por exemplo:
O gerente de uma empresa de assistência técnica de equipamentos de informática, que vem apresentando crescimento constante nos últimos anos, precisou aumentar o quadro de colaboradores em 30%. Com uma equipe maior, ele se deparou com algumas reclamações de clientes sobre a qualidade do atendimento. Além disso, também sentiu um clima diferente no relacionamento interpessoal de seus profissionais.
O que fazer para impedir tal situação? É sobre esse tema que vamos abordar nesse post.
O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é um conjunto de boas práticas que vão desde a escolha adequada de um profissional, passando pelo processo de adaptação, motivação e avaliação de seu desempenho na equipe, até a tomada de decisão pelo seu remanejamento ou demissão. Portanto, é responsabilidade do gestor selecionar, direcionar, motivar e avaliar o capital humano da empresa.
Para que isso seja feito da melhor forma e gere bons resultados como o aumento da produtividade, há uma série de técnicas e estratégias que motivam os colaboradores e os direcionam para isso. Abaixo, você confere estratégias mais eficazes:
Como gerenciar pessoas?
Antes de mais nada, vamos reforçar que estamos falando da gestão de pessoas. Ou seja, não são máquinas. Por isso, ao desenvolver as estratégias a seguir, você precisa ter sempre em mente que vai lidar com seres humanos.
Seja um exemplo para sua equipe
O segredo de uma gestão de pessoas de sucesso é a prática da liderança. Esqueça que você é um chefe! Essa ideia de gestão do século passado tratava os colaboradores apenas como funcionários, que estavam ali para fazer o que eram mandados.
Um líder não manda, ele orienta e solicita ajuda de seus liderados. Em outras palavras, ele é um mentor do desenvolvimento de seus profissionais.
Portanto, a estratégia de liderança refere-se a um modelo mais humanizado de gerenciar as pessoas. Através dela os profissionais desenvolvem uma empatia maior pelo seu superior. Assim, ficam predispostos a se esforçarem cada vez mais para superar os desafios e contribuir com a gestão do seu líder.
Dê feedbacks aos profissionais
Um bom líder, sabe que precisa periodicamente orientar sua equipe para que ela corrija erros e direcione os esforços ao que é realmente necessário. Por isso, os feedbacks, tanto individuais como em grupo, são fundamentais. É por meio deles que você orientará seus colaboradores para a estratégia definida pela empresa.
E, ao precisar pontuar sobre alguma falha do trabalhador, não o faça criticando ou na frente de terceiros! Em vez disso, chame o profissional para uma reunião — de preferência descontraída — e indique como ele pode desempenhar um trabalho melhor, sempre o motivando a fazer isso em benefício próprio, e não apenas para a empresa.
Treine seus colaboradores
Da mesma forma que as máquinas precisam de atualização de seus softwares e equipamentos para atingirem empenho melhor, seus colaboradores precisam renovar seus conhecimentos. Portanto, não hesite em investir no treinamento de competências técnicas e pessoais de sua equipe. Além de bem preparados para atenderem seus clientes, eles se sentirão valorizados e motivados a melhorar cada vez mais seus resultados.
E, mesmo que a realidade econômica de sua empresa não permita a participação de todos, não deixe de investir nos treinamentos, como sobre a otimização do tempo e de recursos. Para driblar o aperto financeiro, você pode selecionar um número menor de colaboradores que receberá os treinamentos e ficará responsável por repassar os conhecimentos adquiridos para o restante da empresa.
Implemente sistemas de gestão
Dependendo do número de profissionais que sua empresa tem, nem sempre será fácil fazer a gestão contando apenas com a memória. Até porque são muitas informações para guardar sobre cada um dos colaboradores. Para auxiliá-lo nessa tarefa, invista em sistemas de gestão de pessoas, como o Neotriad. O software consegue fazer uma avaliação de desempenho, contabilização da produtividade dos profissionais. Além de, registrar um breve histórico da participação do colaborador na evolução dos negócios.
Com isso, você terá uma espécie de dossiê do profissional, com relatórios informando o perfil dele e a participação em projetos. Todas essas informações facilitarão a sua avaliação individual e por equipe, identificando mais facilmente os grupos que precisam de mais atenção e suporte.
Delegue responsabilidades
Se você já assistiu ao filme “O Diabo Veste Prada”, certamente sabe o que é ser chefe. A personagem Miranda Priestly (Meryl Streep) é uma autêntica chefe nos moldes do século passado. Demonstra desprezo por seus subalternos e não delega responsabilidades, apenas manda. Um líder que conhece sua equipe e valoriza os profissionais, tem confiança para delegar tarefas aos seus liderados. Isso possibilita a autonomia para eles solucionarem aquela demanda da melhor forma possível.
Mas, cuidado: o verdadeiro líder não transfere responsabilidades. Ao delegar as tarefas, ele mantém um controle das atribuições de cada um e, periodicamente, acompanha o desenvolvimento de cada uma delas. E, quando preciso, ele presta suporte para que a atividade seja realizada da melhor forma, trazendo mais benefícios para toda a equipe.
Reconheça e gratifique os melhores
Uma excelente forma de valorizar o trabalho dos profissionais é reconhecendo os pontos positivos e premiando os melhores colaboradores. E, caso você não tenha verba suficiente para gratificar seus funcionários, saiba que nem sempre é preciso bonificar de forma monetária. Muitas vezes, o simples fato de elogiar ou oferecer mimos, como ingressos para cinema ou dias extras de folga/férias, já deixam o trabalhador contente e mais motivado.
Contudo, para ter um programa de incentivos mais eficiente, procure idealizá-lo a médio e longo prazo. E, nesse caso, ofereça prêmios mais interessantes, como pacotes de viagens ou hospedagem em resorts próximos de sua cidade. Será um sucesso!
Como você pode perceber, para uma gestão de pessoas, é preciso mesclar estratégias de incentivo e técnicas de relacionamento interpessoal. Se bem aplicadas, você cultivará parcerias que extrapolarão as relações empregador-funcionário. E nada melhor para vencer os desafios do mercado competitivo que parcerias com profissionais que ajudarão a sua empresa a maximizar os lucros e aumentar a produtividade.
Copiado: http://gestaodeequipes.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário