terça-feira, 12 de março de 2019

Proposta de Valor: o que é e como criá-la para impulsionar seu negócio


 proposta de valor é o primeiro item que determina se as pessoas vão se preocupar em ler mais sobre o seu produto ou simplesmente clicar no botão para sair do seu e-commerce. É também uma das principais estratégias que merecem testes exaustivos até você acertar – e se conseguir isso terá um diferencial competitivo.

Mas apesar de ser fundamental para o sucesso de qualquer negócio, muitos empreendedores não utilizam esse conceito ou não sabem exatamente como aplicá-lo no dia a dia, o que acaba refletindo na perda de oportunidades valiosas.

Proposta de valor: o que é exatamente?
De forma geral, a proposta de valor é um conceito de marketing que determina se o que o seu negócio oferece realmente tem valor para os seus clientes. Também é uma etapa fundamental do Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

A proposta de valor é construída com base na identificação dos pilares da marca, apontando como ela deve ser percebida pelo mercado. É uma promessa do valor a ser entregue, por isso, é a principal razão que indica porque um cliente deveria comprar o seu produto e não o dos seus concorrentes. Em poucas palavras, a proposta de valor:

Explica como o seu produto resolve os problemas dos clientes ou melhora a sua situação, ou seja, oferece relevância.

Oferece benefícios específicos (valor quantificado).
Proporciona diferenciação única, indicando ao cliente ideal porque ele deveria comprar algo no seu e-commerce e não no seu concorrente.

A proposta de valor deve dizer de forma clara e imediata os benefícios do seu produto. Além de ser a primeira informação que os visitantes veem na página inicial do seu e-commerce, deve ser visível em todos os principais pontos de entrada do site. Isso não é apenas por estética, mas principalmente para melhorar o seu valor no ciclo de vida do cliente.

As pessoas devem compreender: a proposta de valor é algo que as pessoas devem entender prontamente.
Deve estar na linguagem certa: sua proposta de valor deve falar o “mesmo idioma” do seu cliente. Para isso, você precisa conhecer a linguagem que seus clientes usam para descrever a sua empresa ou produto e como se beneficiam dela. Mas, atenção: a maneira como você fala sobre seus serviços pode ser muito diferente da forma como seus clientes o descrevem. As respostas estão fora do seu escritório. Você tem que entrevistar seus clientes para compreendê-los ou usar a redes sociais para obter essas informações.

Para tornar isso mais claro: repare abaixo na página inicial do MailChimp (uma ferramenta para envio de e-mail marketing). Note a proposta de valor que eles utilizam: “Send better email. Sell more stuff” ou, em tradução literal, “Envie e-mail melhor. Venda mais coisas”.
Em poucas palavras, e de forma clara e objetiva, a empresa mostrou porque você deve utilizar seus serviços: para enviar e-mails de forma melhor e, assim, conseguir vender mais. Ou seja, falou a linguagem de seus clientes.

Como criar a proposta de valor de uma empresa
 Como você viu no exemplo acima, geralmente a proposta de valor é formada por um bloco de texto com um título, subtítulo e um parágrafo de texto aliado a um bom visual, como fotos ou recursos gráficos.

Repare novamente no MailChimp: a empresa utiliza uma foto em destaque que mostra um e-mail sendo criado, em seguida um título, subtítulo e informações objetivas que interessam seu público, como planos de preços da ferramenta, características, funcionalidades e integração com e-commerce.

Apesar de existirem diversas formas possíveis para criar uma proposta de valor, a fórmula padrão é:

Título: defina o benefício que você está oferecendo em uma frase curta. Você pode citar seu serviço, produto ou cliente.
Subtítulo: faça um parágrafo com uma sentença de duas a três linhas que explique o que você faz, para quem é o seu serviço ou por que ele é útil.
Bullet points: liste brevemente os principais benefícios ou serviços que você oferece.
Recursos visuais: utilize uma imagem que reforce a sua mensagem principal.
Agora, avalie a sua proposta de valor atual e verifique se ela responde às perguntas abaixo:
  • Que produto ou serviço a sua empresa vende?
  • Qual é o principal benefício que a sua empresa oferece?
  • Quem é o seu público-alvo?
  • O que torna a sua oferta original e diferente?
Use a fórmula padrão para estruturar essas respostas e, se necessário, desenvolva novas opções de proposta de valor para a sua empresa. Em seguida, faça testes AB para monitorar a performance e analisar os resultados.

Itens de atenção na hora de criar uma proposta de valor 
Na hora de desenvolver a proposta de valor da sua empresa, lembre-se que a mensagem deve ser clara. Responda as perguntas listadas acima e esforce-se para priorizar a clareza.
Além disso, fique atento ao tamanho do texto. Fornecer uma quantidade suficiente de informações é crucial para aumentar as taxas de conversão, mas você precisa aliar isso a uma proposta de valor clara e convincente. Se as pessoas tiverem que ler muito texto para entender a sua oferta, você terá feito isso da maneira errada.

Outro ponto que merece atenção é na forma como você diferencia a sua oferta dos concorrentes. Analise os seus pontos fortes e pondere o que seus clientes prezam na hora de concluir uma compra. Lembre-se que você não precisa oferecer algo exclusivo no mundo todo, apenas na mente do cliente.

Dicas para criar uma boa proposta de valor

Investigue o seu público-alvo
Converse com seus atuais clientes para entender o seu público e o que o motiva. Isso vai moldar a linguagem que você utilizará na sua comunicação e ainda vai ajudá-lo a identificar melhorias nos seus produtos e na sua empresa. Procure entender quais são as necessidades e problemas dos seus clientes, assim como a faixa etária, o grau de escolaridade e quais informações eles consomem.

Crie uma persona ou comprador ideal
Depois de pesquisar o seu público, analise os dados qualitativos e procure padrões. Existe uma necessidade ou problema que foi mencionado várias vezes? Existem interesses em comum? Se eles compraram seus produtos, houve determinado benefício ou dificuldade para várias pessoas?
A definição da sua persona ajudará você a entender melhor os seus potenciais clientes, indicando o que eles valorizam e que aspirações têm.

Investigue seus concorrentes
Suas conversas com os atuais clientes podem ajudá-lo a descobrir lojas, empresas e marcas que eles admiram. Com essa informação, especialmente sobre seus concorrentes diretos, você pode descobrir o que seus clientes prezam e o que é possível melhorar em seu negócio.

Determine o principal benefício do seu produto
Agora que você compreende melhor a sua persona e os seus concorrentes, é hora de determinar a sua principal vantagem. Embora possam existir várias razões para comprar seus produtos, muitas vezes há um detalhe especial em que o seu público está mais interessado. Às vezes, pequenos detalhes podem proporcionar um diferencial a seu favor, como:
Com esses dados em mãos, comece a desenvolver sua proposta de valor. Lembre-se:
  • A proposta de valor deve ser clara e fácil de entender.
  • Deve mostrar os benefícios que o cliente vai ter ao comprar o seu produto.
  • Ressaltar como sua oferta é diferente ou melhor do que a do seu concorrente.
  • Pode ser lida e compreendida em cerca de 5 segundos.
  • Deve evitar exageros como “nunca antes visto”, “produto incrível”, “melhor” e jargões de negócio.
  • O título é a parte mais importante da sua proposta de valor, use-o para dar um resumo rápido dos benefícios da sua oferta. Ele deve ser curto e rapidamente prender a atenção do internauta para o subtítulo, local em que você poderá dar uma explicação mais específica.
  • Quando quiser entrar em mais detalhes, utilize bullet points ou uma lista com os principais benefícios ou características que você quer destacar.
Copiado: https://www.mandae.com.br 

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