quinta-feira, 28 de março de 2019

6 PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DO GESTOR DE RH DO FUTURO


O papel do RH ficou, por muito tempo, limitado à folha de pagamento, ao cálculo de horas extras, à demissão, à contratação, aos benefícios dos funcionários e às férias. No entanto, com os desafios que as empresas deverão enfrentar nos próximos anos, o gestor de RH deverá tomar uma nova postura e trabalhar com os relacionamentos, o engajamento e a motivação dos colaboradores.

Sendo assim, o departamento de RH deverá se portar de forma cada vez mais presente e terá um papel estratégico na organização. Desenvolver o empregado e retê-lo na empresa são ações chave para ter sucesso nos negócios.

Nesse contexto, o gestor de RH do futuro deve ter certas habilidades que sejam capazes de lhe dar suporte para os novos desafios que serão enfrentados nos próximos anos. É importante ressaltar, também, a importância destas competências fazerem parte da avaliação de desempenho.

  • Quais serão esses desafios? 
  • Quais serão as competências mais exigidas para o gestor de RH?

Facilitar as relações organizacionais
Com o passar do tempo, percebeu-se que o setor dos Recursos Humanos está se tornando cada vez mais importante na empresa. Principalmente, no processo de manutenção das relações e das boas maneiras de convivência entre os colaboradores para conservar a satisfação de todos.

Nesse sentido, o RH tem e terá mais ainda um papel fundamental para auxiliar os colaboradores a preservarem, da melhor maneira possível, a vida profissional e a vida pessoal e alinhar essa questão com os interesses da organização de forma sustentável. Com isso, esse departamento está afirmando sua posição como parte estratégica da empresa.

Junto com essa nova posição do RH, novos desafios serão traçados para os profissionais de RH nos próximos 15 anos. Alguns deles são:


  • Escassez e retenção de talentos
  • Novas formas de trabalho (remoto e modular)
  • Com isso, caberá à área dos recursos humanos formular as soluções para atender essa nova estrutura das empresas.

Essa nova realidade dos próximos anos exigirá uma mudança na postura do gestor de RH, que deverá:
  • Tornar-se apto a fazer parte da linha de decisão da empresa e demonstrar abertamente suas convicções
  • Construir dispositivos para fazer com que a força de trabalho execute a estratégia da empresa de forma mais assertiva e orgânica
  • Criar carreiras para a própria área de recursos humanos
  • Calcular os resultados das ações do RH na organização
  • Preservar um discurso objetivo, eficiente e prático

Além disso, o gestor de RH do futuro deve levar em consideração que as pessoas trabalharão, cada vez mais, em uma estrutura mais horizontal, multidisciplinar e integrada.

Nesse contexto, esse profissional deverá atuar mais fortemente como um facilitador da estrutura organizacional e suas relações. Sendo assim, esses gestores terão o papel nas empresas de remover os entraves dos relacionamentos para melhorar a produtividade das equipes e dos setores.

Gerir o conhecimento
Uma outra questão que esses profissionais deverão pensar está ligada à gestão do conhecimento da empresa. Com o grande volume de conhecimento dentro de uma organização, tem-se a necessidade de agrupar e organizar as informações organizacionais.

Nesse ponto, os profissionais de RH deverão possuir não só um conhecimento das Ciências da Informação, como também das tecnologias que auxiliam na estruturação e na difusão de conhecimento dentro das equipes.

Sendo assim, esse profissional não deverá possuir somente os conhecimentos típicos do setor de RH, como também, conhecimentos de TI e gestão do conhecimento.
Desenvolvedor do Potencial Organizacional

O gestor de RH do futuro deverá combinar habilidades individuais dos colaboradores de uma organização, de forma eficaz e robusta, para verificar e desenvolver o potencial das organizações. As organizações precisam estar cientes do potencial de seus indivíduos e ter um plano para desenvolvê-lo.

Inovador e Integrador
Os gestores de RH deverão conhecer as novas práticas do RH e o funcionamento da organização como um todo. Sendo assim, eles conseguirão usar os mais recentes insights sobre as áreas de Recursos Humanos dentro do contexto da organização.

Realizador de mudanças
Os gestores de RH deverão ser grandes motores de mudanças estratégicas dentro da organização de forma eficaz e sustentável, levando a importância das mudanças de forma clara e instrutiva.


Proponente tecnológico
Nos últimos tempos, a tecnologia tem melhorado a forma pela qual os profissionais de RH em geral executam seus trabalhos administrativos e estratégicos. No futuro, os gestores de RH precisarão utilizar a tecnologia para entregar sistemas administrativos de RH que promovam:
  • serviços de benefícios
  • gestão do conhecimento
  • planejamento das estratégias das equipes
  • comunicação entre equipes remotas
  • gestão dos projetos
  • gestão dos potenciais serviços e produtos
  • desenvolvimento dos colaboradores e seus planos de carreira
Qual outra competência você acredita que o gestor de RH do futuro deve ter?

Copiado: https://impulse.net.br 

Um comentário:

  1. Olá Jorge gostei muito do conteúdo, muito grata por compartilhar experiência e conhecimento, poderia numa próxima oportunidade explanar sobre o conceito das organizações agiles voltado para rh?

    ResponderExcluir