Também conhecido como especialização horizontal, a departamentalização é uma forma muito utilizada para se obter a homogeneidade e o equilíbrio entre as tarefas de cada órgão da empresa. A fim de aumentar a eficiência e gerar uma maior qualidade no trabalho executado.
Depois de falarmos sobre a departamentalização por funções, hoje vamos falar um pouco sobre a departamentalização por produtos ou serviços. Fique atento!
Departamentalização por produtos ou serviços
Este tipo de departamentalização diz respeito à forma como a organização irá se organizar de acordo com o produto ou serviço realizado. Nele, todas as tarefas ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento. Mesmo que estas tarefas tenham naturezas diferentes.
Segundo Chiavenato, este tipo de departamentalização permite à organização maximizar sua concentração de esforços em determinadas atividades e linhas de produtos, contribuindo consideravelmente para o atingimento dos objetivos da empresa. Além, claro, de reduzir os custos de produção dos produtos/serviços.
Ainda segundo o autor, quando o processo produtivo de um produto possui um ciclo de vida rápido, a organização pode utilizar a departamentalização por projetos, que veremos adiante em outro post.
Vantagens da Departamentalização por produtos ou serviços
A departamentalização por produtos também facilita a inovação, uma vez que reúne as equipes correlatas e as concentra em pesquisas e desenvolvimento específicos para cada produto. Esta vantagem é um dos principais motivos que levam algumas organizações a trocarem a departamentalização funcional pela por produtos/serviços.
Desvantagens da Departamentalização por produtos ou serviços
Talvez uma das maiores desvantagens deste modelo seja a baixa interação entre os departamentos, dificultando a comunicação e a troca de experiências entre as equipes de trabalho. Pode fazer também com que as pessoas foquem mais em suas especialidades do que no objetivo geral da organização.
Este modelo possui uma abordagem mais introspectiva, fazendo com que os trabalhadores e gestores fiquem mais voltados para os acontecimentos internos à empresa, dificultando suas percepções sobre o ambiente externo e suas mudanças.
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