Dia 22 de junho é o dia mundial do Fusca.
Idealizado por Ferdinand Porsche a pedido de Hitler, o versátil Volkswagen (carro do povo, em alemão) foi concebido para servir tanto à família alemã quanto ao exército.
Cumpriu excepcionalmente sua missão, e depois da Segunda Guerra ganhou o mundo. Cumpriu tão bem sua missão que ganhou um dia no calendário mundial de efemérides.
O primeiro exemplar chegou ao Brasil em 1950 com o nome de Volkswagen Sedan, e em pouco tempo tornou-se uma paixão nacional.
No seu primeiro ano de produção nacional, em 1959, a Volks vendeu 8.406 unidades. Após três anos, se tornou líder de mercado: vendeu 31.014 unidades. E, em julho de 1967, a empresa já comemorava a produção de 500 mil Volkswagens brasileiros.
O carro que mais coleciona alcunhas no mundo, também foi rebatizado no Brasil.
Aqui o conhecemos como Fusca.
Mas não parou por aí, ele é chamado de Besouro, Escaravelho, Baratinha, Ovinho, Fusqueta, Bolha, Joaninha, Fuca. Todos são provas do carinho e da popularidade do automóvel no País. Também é conhecido como Pé de Boi, por enfrentar qualquer tipo de terreno.
Tanto sucesso fizeram dele o predileto entre casais e ladrões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário