Atari, Nokia, Motorola, Sega, BlackBerry, Compaq. O que todas essas empresas têm em comum? Todas são conhecidas e foram muito importantes em seus mercados de atuação, mas acabaram sendo vendidas, falindo ou perdendo grande fatia de mercado. Neste artigo, entenda a importância da inovação corporativa para que a empresa se mantenha competitiva no mercado e aprenda com exemplos de empresas que faliram ou perderam valor porque falharam em inovar.
A pergunta que queremos responder neste artigo é: onde essas empresas erraram? Uma falha comum entre elas, e muitos outros negócios que acabam em declínio, foi o fato de não terem inovado no momento certo.
5 exemplos de empresas que perderam mercado pela falta de inovação
1. BlackBerry
Os celulares da BlackBerry fizeram sucesso com seus teclados QWERTY nos anos 2000. Além deles, a também oferecia sistemas operacionais exclusivos para os aparelhos.
Mas o declínio começou quando empresas como Apple e Samsung lançaram no mercado smartphones com aplicativos e telas sensíveis ao toque, e a BlackBerry não conseguiu acompanhar. A empresa ainda existe, mas, por ter falhado em se adaptar, viu sua fatia de mercado ser reduzida e caiu no esquecimento pela maior parte do público.
2. Nokia
Pioneira no mercado de celulares, a Nokia já foi a maior fabricante de aparelhos móveis do mundo. Porém, assim como a BlackBerry, não foi inovadora o suficiente para se adaptar à chegada dos smartphones. Em 2013, a empresa da Finlândia vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft.
3. Motorola
Assim como Nokia e BlackBerry, a Motorola fez sucesso no mercado de celulares, mas viu seu negócio decair nos anos 2000. Aparelhos e sistemas operacionais de baixa qualidade em comparação com a concorrência levaram a empresa a ser dividida em duas em 2011. Uma parte foi vendida para o Google e, depois, para a chinesa Lenovo.
Falhando em acompanhar as inovações de outras empresas de games da época, a Atari foi dividida em duas em 1984 e as novas empresas foram vendidas diversas vezes, mas nunca conseguiram alcançar o sucesso da Atari original.
5. Sega
A Sega viu seu auge nos anos 1980 e 1990, quando rivalizava com a Nintendo e fazia sucesso com consoles como o Mega Drive e jogos como Sonic.
A empresa foi inovadora no mercado dos games, abrindo caminho para outros negócios, mas acabou saindo do mercado de hardware depois do prejuízo causado pelo Dreamcast. Hoje se dedica à produção de jogos para outras empresas.
6. Compaq
A Compaq foi uma das maiores produtoras de computadores pessoais na década de 1980 e 1990. Porém, nos anos 2000, teve dificuldades em competir com os preços da concorrente Dell.
A empresa acabou sendo comprada pela HP em 2002, por 25 bilhões de dólares. A marca seguiu sendo usada em alguns modelos até 2013, quando foi descontinuada.
O que sua empresa pode aprender com esses exemplos?
Negócios de diferentes portes e segmentos estão sempre sendo desafiados por forças externas, como novas empresas entrando no mercado, mudanças no comportamento dos consumidores, concorrência, dentre outros.
Mas, quando confrontadas com essas questões, as empresas precisam continuar inovando para manterem sua vantagem competitiva. Inovar pode ser arriscado, mas não fazer isso é mais ainda. A empresa que não inova fica estagnada e vulnerável. Se houver mudanças no seu mercado de atuação, dificilmente sobreviverá.
Ao inovar, por outro lado, os benefícios são inúmeros: ganho de competitividade, inserção em novos mercados, aumento de receita, processos melhores, colaboradores mais satisfeitos.
Copiado: https://rapaduratech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário