quarta-feira, 9 de setembro de 2020

"Feliz Dia" do Administrador - Dia 09 de Setembro


O dia 09 de setembro é a data em que se comemora o dia do administrador. Conforme divulgado pelo nosso Conselho Federal de Administração - CFA, a escolha dessa data se dá em comemoração à assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou e regulamentou a profissão de Administrador. Posteriormente, o dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.

Simbólico e poético! Porém, a simples instituição da lei ainda não foi suficiente para VALORIZAR DE FATO essa honrosa profissão!

- Quantos negócios são abertos rapidamente por amadores e, mais rápido ainda, acabam falindo?

- Quantos “supostos gestores”, na figura do administrador do negócio, descumprem leis, regras, tratam mal seus colaboradores, enganam seus clientes, se aproveitam de oportunismos baratos, competem de maneira desleal no mercado, estimulam as diferenças salariais por questões de raça/gênero/minorias, pagam propinas, sujam o meio ambiente de propósito, vendem produtos roubados, corrompem políticos e órgãos públicos, sonegam impostos e todas as outras práticas sujas que podemos imaginar?

- Quantos funcionários, também contratados como gestores na figura dos administradores gerenciais, roubam de seus patrões, enganam clientes, alteram relatórios, maqueiam resultados, fecham-se em seus “feudos departamentais” como se fossem reis e rainhas de um poder absoluto e inexistente, tratam mal seus subordinados usando como desculpa a frase “apenas cumpro ordens”, fazem coisas apenas por fazer sem qualidade e dedicação, geram prejuízos para seus negócios, roubam coisas da empresa, usam os equipamentos da organização para fins próprios, fraudam os mais variados documentos e controles de recursos humanos, culpam os outros e não assumem responsabilidades?


PERCEBAM: O ADMINISTRADOR TEM UM PROPÓSITO ÉTICO E MORAL DE CONTRIBUIR PARA A MUDANÇA DESSE PAÍS! 

Chega do “jeitinho brasileiro”, da “malandragem”, do “gato”, do “todo mundo faz isso”, da “lei do me dar bem a todo custo”, do “honesto no Brasil é trouxa”! 

E como posso fazer isso? Comece em seu curso, na sala de aula, nas atividades diárias, em sua família, junto aos seus chefes e subordinados!

- Administre seu TEMPO E ENTREGUE AS ATIVIDADES DENTRO DO PRAZO: respeite os compromissos, cumpra seu horário de trabalho, seja pontual, chegue no horário!

- Administre seu EGO: valorize o trabalho dos demais, seja colaborativo, compartilhe informações, atualize seus registros, ajude os demais e, quando se fizer necessário, bata no peito e diga “isso eu resolvo”!

- Administre de forma ÉTICA: cumpra as leis, cumpra os procedimentos, não faça plágio nos trabalhos acadêmicos, pague os impostos, preocupe-se com o ambiente onde vive, use os recursos da sua empresa de maneira otimizada, compre suas próprias cópias/canetas/ grampeadores!

- Administre de forma PROFISSIONAL: trabalhe como se fosse para VOCÊ, até porque é sempre para nós mesmos que buscamos nosso aprendizado, estimule os melhores resultados, dedique-se!


- Administre sua FAMÍLIA e sua VIDA PESSOAL: procure ser um cidadão melhor, cobre o que é correto, cobre honestidade como o mínimo que se espera de qualquer um, seja carinhoso e responsável com sua família, esposa e filhos, poupe recursos financeiros e não fique a vida INTEIRA devendo dinheiro para bancos e cartões de crédito, sejam verdadeiramente homens e mulheres que assumem as responsabilidades da vida e procuram ser um exemplo para sua família, para a sociedade, para seus gestores e colaboradores.

Na próxima vez que escutar que “escolheu a administração porque não sabia o que queria”, lembre-se que você SABE MUITO MAIS QUE OS OUTROS seu verdadeiro valor como GESTOR, responsável pelo crescimento das organizações, das famílias e do nosso país, responsável pelo sustento de milhões de pessoas, inclusive daqueles que não sabem o que falam!!!

TENHA ORGULHO DE SER UM VERDADEIRO ADMINISTRADOR!!!

Copiado: https://administradores.com.br/ Adm. Nanni Benatti 


Nenhum comentário:

Postar um comentário