segunda-feira, 28 de setembro de 2020

A Filosofia do Foda-se

Dentre tantas lembranças da faculdade, que aos poucos vou relatando no blog, recordei da filosofia que bolei para ajudar um amigo. Na verdade foi meio que bolada por todo mundo, pois onde eu ia ouvia alguém falando "que se foda", "foda-se", "liga o foda-se". 

Essas indignações são bem comuns no corpo discente de universidades, demonstrando a frustração que muitos estudantes possuem com o método arcaico de ensino que ainda impera no nosso país... 

Mas foda-se! Partindo dessas premissas resolvi desenvolver uma nova corrente filosófica contemporânea: a Filosofia Do Foda-se.

  • Depois da filosofia surgir na Grécia antiga, na Escola de Mileto, com seus grandes pensadores Tales, Anaxímenes, Anaximandro; 
  • Depois dos Sofistas desmantelarem o Estado e os mitos da época, defendendo a Democracia e a verdade relativa; 
  • Depois de Protágoras pronunciar a grande frase "o homem é a medida de todas as coisas", reconhecendo a filosofia como meio de entender o homem; 
  • Depois de Sócrates dizer "só sei que nada sei"
  • Depois da filosofia separar da ciência (e vice-versa)
  • e Platão sonhar com uma caverna só para ele, com muitas sombras e uma fogueira para aquecer...; 
Eis que surge a grande Filosofia Do Foda-se, com o pronunciamento uníssono coletivo da célebre e unânime frase "foda-se".

Aqui é bom diferenciar a expressão comum "foda-se", da Filosofia Do Foda-se. 

A primeira é usada no dia a dia significando "deixa pra lá", "não me importo", "to nem aí" (Luka, 2005). 
Deste modo existe o foda-se filosófico e o foda-se não filosófico. 
Ao contrario do foda-se "comum", o filosófico tem que ser visto sempre como algo que  faça as pessoas superarem medos e desafios e que coopera para o crescimento e desenvolvimento humano. 
Neste ponto essa filosofia aproxima-se do Positivismo
Na verdade o Foda-se é Positivista, e os dois fazem parte da Corrente Humanista.
A Filosofia do Foda-se faz parte da corrente Humanista, iniciada em Protágoras, pois tem o homem (no sentido de humanidade) como primeira preocupação. 

Mas aqui a nossa filosofia volta a se aproximar da ciência, pois possui um cunho prático. A filosofia do foda-se não limita-se apenas ao mundo das idéias, mas possui um fenótipo extendido até a praticidade de nossas vidas. 

Ela é uma ponte entre o que pensamos e o que fazemos. É resumida em apenas uma idéia, "foda-se", que se for aplicada de forma correta, nos mais variados contextos, serve como um potente modo de realização e desenvolvimento humano.

Analisando o zeitgeist das últimas décadas há evidencias de que a idéia da Filosofia do Foda-se ja estava pairando no ar há muito tempo. 

Por exemplo, quando Juscelino Kubitschek lançou o plano econômico 50 anos em 5, com certeza ele estava usando o foda-se, pois se pensasse melhor seria 5 anos em 50, como aconteceu... 

Mas sem o foda-se não há audácia, não há quebra de dogmas e paradigmas. 

O Foda-se chegou para quebrar barreiras e preconceitos. 

Na prática o Foda-se pode ser aplicado da seguinte maneira:  

Por exemplo, se você precisa arrumar um emprego e o dono da empresa é seu antigo colega do ginásio que você zuava até não querer mais, você vai ficar preocupado com isso?
Foda-se! Ele pode nem lembrar disso, ou no máximo não te dar o emprego, pelo menos você tentou! 

  • Você quer pegar aquela gata da academia, que parece estar dando moral? 
  • Você está com medo de levar um toco? 
Foda-se! 

Ela pode estar te dando moral mesmo e só esperando você chegar nela; ou se você não é dos mais galantes, ela pode gostar de caras inteligentes como você. 

É melhor tentar do que ficar chupando dedo! E pelo menos ela vai te achar um cara com muita coragem, ponto pra você!

  • Precisa pedir dinheiro para o seu pai para pagar o conserto do carro dele, que você amassou depois de pega-lo escondido? 

Mentalize o Foda-se e fale a verdade, é melhor que pedir dinheiro de agiota, ou traficante, ou no banco, ou qualquer coisa!

Em suma o Foda-se só pode te ajudar, induzindo-o à verdade, a não ter medo de encarar as burradas que você faz e te ajudando na hora de conversar com um professor mal encarado, uma garota bonita ou sua orientadora que está farta de você não fazer a monografia e não pode nem ver você na frente. 

Ligue o Foda-se e tome coragem! 

Só vai fazer bem para você! Foi assim que meu amigo Thiago formou-se em Biologia depois de algumas tentativas frustradas (antes do Foda-se é claro!). 

Foi o primeiro a usar a Filosofia do Foda-se na prática e demonstrar seus êxitos! 

Se eu desenvolvi a teoria, ele desenvolveu a prática! Minhas homenagens ao co-autor da Filosofia Foda-se: Thiago Wandscher.

Ps: Estaremos (no gerúndio mesmo, foda-se) publicando o artigo na revista Kriterion, a mais conceituada na área.

Referências Bibliograficas

Wikipédia
Fig 1: http://raoni_viva_yo.zip.net/
Fig 2: http://emerson.bahia.zip.net/images/fodase.JPG

Copiado:http://www.sinceridadeecoisaseria.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário