Reflita sobre quantas vezes você já reclamou e
quantas vezes você já agradeceu só no dia de hoje. Não se assuste se a
conclusão é a de que você fez mais reclamações do que agradecimentos, pois isso
é comum.
Usar o mantra “reclame menos” não é tão simples quanto parece, pois
nosso dia a dia nos condiciona a sermos bons reclamões.
Acompanhe esse artigo
para saber mais sobre como esse tema pode ser sensível no ambiente de trabalho.
Perfil reclamão na empresa
Você
já conheceu algum reclamão no trabalho? Se responder que não, repense. Tente se
lembrar de um colaborador que não parava de criticar a empresa, achar problemas
para não realizar suas atividades e ainda contaminava a equipe ao redor com o
seu veneno. Ah, agora ficou mais fácil, não é mesmo? Apesar de parecer
extremamente incômodo, esse perfil é mais comum do que se pensa.
Veja
quais são as principais características de funcionários reclamão:
- Faz
críticas severas e constantes à empresa e/ou gestão sem argumentação
válida;
- Comunica
sua opinião sempre que possível e estimula discussões sobre o assunto com
os outros;
- Usa uma
reclamação como forma de aproximar de um colega de outra área ou de um
funcionário novo;
- Procura
por impedimentos para realizar as tarefas sempre que possível
Desvantagens de ter um perfil reclamão
Claro
que comportamentos
impulsivos como os que citei acima podem trazer
desvantagens reais para o dia a dia de uma empresa. Confira as principais:
- Sua
motivação para reclamar e capacidade de espalhar a palavra pode criar uma
cultura de reclamação;
- Criação
de um clima
organizacional desagradável;
- Queda
da qualidade de vida no trabalho;
- Comparação
constante da quantidade excessiva de trabalho com outros colegas;
- Diminuição
da produtividade.
Filosofia “reclame menos”
Agora
é hora de ver o outro lado da moeda, afinal é possível achar o lado positivo de
ter um reclamão no time. Esse pode ser a hora do despertar, em que a gestão e a
liderança entendem que há algo errado. Então, juntamente com o Recursos Humanos
(RH), é possível investigar quais são os motivas e as origens da reclamação,
assim como planejar ações para diminuí-las ou acabar com elas de uma vez.
Esse
pode ser o momento de fazer grandes mudanças para evitar excessos de
reclamação. Fiz uma lista de quais seriam as principais e que teriam um
resultado imediato após a aplicação. Confira:
- A
criação, aplicação e estabelecimento de um processo oficial de feedback. A
devolutiva deve ter uma
autoavaliação pessoal e técnica e uma avaliação da
empresa e da gestão. Assim, os colaboradores, inclusive aqueles que
reclamam muito, terão um momento para expor todos os pensamentos e também
de analisar a si mesmo. Além disso, esse também será um espaço para o
desenvolvimento de um plano de ação para os pontos que precisam ser
desenvolvidos de todas as partes: funcionário, gestão e empresa.
·
A
criação de uma caixa de sugestões para que todos os colaboradores tenham a
oportunidade de reclamar, comentar ou elogiar. A caixa pode ser por área e deve
ser aberta uma vez por semana na presença de todos. Assim se cria um espaço
para uma discussão saudável. É importante lembrar que isso não pode ocupar um
dia inteiro, por isso, estabeleça um prazo máximo que pode variar de acordo com
a quantidade de participações e do tamanho do time.
- A
divulgação de canais de comunicação terceirizados para que os funcionários
tenham a liberdade de reclamar a vontade.
- A
disponibilidade de profissionais de Recursos Humanos para ouvir o ponto de
vista de quem desejar falar.
- O
desenvolvimento de uma campanha que mostra como a reclamação pode ter um
impacto negativo caso ela não seja feita pelos modos formais e não tenha
fundamento.
- O
desenvolvimento de uma campanha que incentiva a fazer um elogio. A
comunicação interna pode criar uma linha de comunicação que mostre a
importância de se fazer um comentário positivo.
- O planejamento
de um processo de seleção mais rígido em relação a isso. Para ajudar nesse
ponto, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) tem um curso chamado
Consultor em Análise Comportamental que é feito especialmente para
funcionário da área de RH. A intenção é prepará-los e ensiná-los a fazer
um mapeamento de perfil e tendências comportamentais. Além de possibilitar
uma gestão mais eficaz de pessoas e de benefícios, é possível identificar
quem pode ser um reclamão em potencial logo na entrevista.
Reclamação X senso crítico
Engana-se
quem pensa que reclamar adoidado é ter senso crítico. A capacidade de fazer uma
crítica construtiva é composta por inteligência, análise, ponderação e respeito
ao próximo. É possível ser sincero em relação ao trabalho dos outros apontando
o que considera que poderia ser alterado e o porquê da mudança. Lembre-se de
que o seu motivo deve ser sempre bem argumentado. Ainda mais você é preciso
criticar o trabalho de uma área que você não tem conhecimento técnico, mas deve
avaliar.
Um
reclamão de plantão não costuma fazer uma crítica construtiva, pois não tem
argumentos suficientes para isso. Ele acredita que deve falar só por falar sem
se importar de faltar com o respeito, ser considerado um incômodo ou ainda
dizer bobagens técnicas, pois não tem conhecimento o suficiente em determinado
assunto.
Senso
crítico é válido. Reclamar só por reclamar não é válido.
Qual é o seu perfil?
Agora
é hora de me responder sinceramente!
Qual é o seu perfil no ambiente de
trabalho: mais reclamação, mais adepto do elogio ou um reclamação moderado?
O
ideal não é simplesmente não indicar o que acha que está errado e ficar quieto
em relação a tudo. Assim como não é interessante só elogiar sem parar. Isso
pode criar uma imagem de falta de senso crítico a respeito de você.
O mais
indicado é que você elogie sempre que achar necessário e reclame quando tiver
argumentos para tal. Se houver plataformas para isso, procure as usar.
Copiado: https://www.ibccoaching.com.br
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