A retenção de funcionários é o conjunto de esforços
que a organização propõe para valorizar os seus colaboradores e fazê-los
sentirem-se também donos da empresa. Como resultado, a organização fortalece o
fluxo de trabalho e mantém os seus talentos motivados.
A retenção
de funcionários é um diferencial e tanto que agrega valores múltiplos
a uma empresa.
Afinal de contas,
esse trabalho gera menos custos com demissões e contratações, minimiza o tempo
investido em integrações e treinamentos e, ainda, fortalece a equipe.
Só que o Brasil, em
geral, ainda não percebeu completamente a importância disso. O instituto de
pesquisa suíço IMD fez uma pesquisa global, sobre o assunto, e identificou o
Brasil apenas na 57ª
colocação quando falamos em geração e retenção de talentos.
Que tal começarmos
a mudar esse panorama? Neste post, nós vamos destacar 6 erros que prejudicam a retenção de
funcionários na empresa!
Dessa maneira, o
setor de RH saiba como proceder e, assim, valorizar os seus recursos humanos.
Confira!
O que é a retenção de funcionários?
O nome até parece
algo ruim, como a detenção de colaboradores na empresa, mas a ideia e a sua
aplicação — bem como os benefícios — são muito positivos para todos!
Pois a retenção de funcionários é o conjunto de esforços que a organização
propõe para valorizar os seus colaboradores e fazê-los sentirem-se também donos
da empresa.
Como resultado
disso, a organização é valorizada por ter verdadeiros talentos inseridos no seu
fluxo de trabalho, investe menos em força de trabalho e adquire uma reputação
imaculada.
Para os
profissionais, esse processo contribui com uma valorização interna, mais
reconhecimento de suas capacidades e a consolidação de uma carreira no local.
Por que as empresas não investem nisso?
Aí está a ferida
cutucada: por diversos motivos. Às vezes, não se trata de um assunto
prioritário, para a organização, e o assunto vai sendo prorrogado
indefinidamente.
Como destacamos na
pesquisa do instituto de pesquisa suíço IMD, na abertura deste artigo, o país
não só está em uma colocação intermediária como perdeu 5 posições desde o
último levantamento.
Então, podemos
adicionar à lista de fatores a crise econômica no país, que transformou as
prioridades corporativas, e também ainsatisfação dos profissionais.
Sem falar, é claro,
nas ações equivocadas dos líderes e também do RH: muitas vezes, medidas
motivacionais são aplicadas sem saber quais problemas internos afligem os
colaboradores.
O resultado disso: soluções ineficazes, para problemas ainda não
diagnosticados que se traduzem em uma evasão dos talentos internos, acumulando
prejuízos para a companhia.
Portanto, achamos
indispensável a leitura do próximo tópico, em que vamos listar os 6 erros que prejudicam a
retenção de funcionários na empresa!
Quais são os principais erros na retenção de
funcionários?
Entenda onde a sua
equipe de RH pode estar se equivocando no planejamento e na execução de
estratégias para a retenção
de funcionários:
1.
Ausência ou estruturação inadequada de um plano de carreira
Uma maneira pontual
de gerar perspectivas para os colaboradores é o plano de carreira.
Sua elaboração permite que todos saibam até onde podem se desenvolver,
internamente.
Assim, evita-se
a desmotivação decorrente
dessa ausência. Só que o problema se revela múltiplo quando a empresa não o faz
corretamente.
Sem alinhar-se
ao perfil
dos seus profissionais e estabelecer parâmetros claros para
o crescimento, o efeito pode ser contrário e prejudicar a sua retenção de funcionários.
Portanto, cabe à
empresa:
- apresentar o plano de carreira;
- identificar aos colaboradores o que é esperado
deles;
- estabelecer parâmetros justos e objetivos de
crescimento;
- cumprir com as suas propostas.
Alinhe os objetivos
da empresa com os dos seus colaboradores. isso, por si só, já é uma grande
ferramenta de retenção
de funcionários.
2.
Falta de feedbacks
Sem avaliações
periódicas de desempenho, como você — e a sua força de trabalho
— sabem que estão no caminho certo e o que precisa ser desenvolvido?
Estimule esse
hábito, privilegie a gestão
de recursos humanos e contribua com o crescimento
individual e coletivo. Assim, a retenção de funcionários é melhor trabalhada e, a evasão, evitada.
Por isso, crie um
programa de avaliações e forneça feedbacks construtivos,
que agreguem ao desenvolvimento
dos seus profissionais.
3.
Comunicação interna ruim ou inexistente
Muitas
empresas não
comunicam as mudanças aos
colaboradores, não
pedem opinião de ninguém e, simplesmente,
colocam em prática o que julgam melhor para todos.
Já dá para ter uma
ideia de que essa não é a melhor forma de buscar a retenção de funcionários, não é mesmo?
Crie um programa
de comunicação
interna, estimule as novas ideias, solicite opiniões e,
principalmente, ouça-as.
A troca de ideias
integra equipes, aumenta a confiança de todos e contribui para que os
colaboradores se sintam parte elementar da empresa. Vale o esforço!
4. Clima organizacional ruim
Empresas sem clima
organizacional propício ao desenvolvimento já
começa na direção errada para uma boa retenção de funcionários.
Metas inadequadas
(ou impossíveis de serem atingidas), má gestão, conflitos contínuos, absenteísmo,
falta de comprometimento… A lista é extensa e dá uma boa amostra do quão
difícil seria estimular o engajamento dos colaboradores,
concorda?
Por isso, o RH deve
trabalhar estrategicamente para que o local de trabalho seja produtivo, harmônico e colaborativo.
Do contrário, as
pessoas vão enxergar a jornada cotidiana como um mero degrau para voos maiores
— em outras empresas.
5.
Regras rígidas e/ou sem sentido
O mesmo vale para
as organizações que são inflexíveis.
Hoje em dia, um dos segredos para o desenvolvimento corporativo é a mobilidade
para adequar-se
às mudanças.
E, nesse contexto
de Era
Digital, elas acontecem com frequência e em um ritmo alucinante.
Líderes, em
conjunto com o RH, devem propor facilidades que tornem o ambiente de
trabalho menos
rígido, inflexível e cheio de regrasque
não fazem sentido nesse momento social.
6.
Falta de uma política de treinamentos
Por fim, é
importante destacar o quanto uma política de treinamento faz a diferença na retenção de funcionários.
Isso porque esse
trabalho contribui com o desenvolvimento
dos profissionais, mas também orienta-os a crescerem de acordo
com o que a empresa busca no seu quadro de colaboradores.
Não basta incitar a
produtividade, por exemplo, sem dar os meios para que eles atinjam esse
resultado. A retenção
de funcionários é uma via de mão dupla, mas é
inegável que o sentido da via quem oferece — e mantém — é a própria
organização.
Copiado: https://www.xerpa.com.br
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