quinta-feira, 11 de julho de 2019

11 Dicas Que Podem Ajudar Você a Ser Mais Inteligente

Embora muitas pessoas acreditem que a inteligência é uma característica inata a cada pessoa, a verdade é que ela é um aspecto da nossa vida que pode ser moldado e aprimorado. Ser mais inteligente é, então, uma questão de treino e prática, e existem diversas maneiras de trabalhar isso. Pensando nessa questão, separamos 11 práticas e dicas para você ser mais inteligente.
A inteligência humana
Durante grande parte dos últimos séculos, acreditou-se que seria possível medir e quantificar a inteligência em um índice que conhecemos como QI, ou quociente de inteligência. Baseado em um teste que analisava principalmente a capacidade de lógica do indivíduo, o QI começou a cair em descrédito ao longo do tempo, principalmente quando psicólogos e pesquisadores passaram a perceber que existiam outros tipos de inteligência.
Segundo o psicólogo e autor Howard Gardner, existem sete tipos diferentes de inteligência, e cada pessoa tem todos dentro de si. A diferença é que, geralmente, os indivíduos apresentam um tipo de inteligência mais evoluído do que outro. São eles:
  1. inteligência linguística;
  2. inteligência lógica;
  3. inteligência motora;
  4. inteligência espacial;
  5. inteligência musical;
  6. inteligência interpessoal;
  7. inteligência intrapessoal.
Assim, cada pessoa pode ter um tipo diferente de inteligência predominando na sua personalidade e podendo, ainda, estimular e aprimorar os outros tipos.
Como se tornar mais inteligente
Como você percebeu, existem diversos tipos de inteligência e tantas outras maneiras de estimular cada uma das habilidades relacionadas a eles. De maneira geral, é possível criar alguns hábitos saudáveis, que nos ajudam a estimular nossa inteligência nas mais diversas áreas existentes.
1. Seja questionador
Jamais aceite qualquer tipo de afirmação sem antes questionar sua veracidade. Um dos maiores inimigos do conhecimento não é a falta de inteligência, mas sim a ilusão de que sabemos tudo. Por isso, ser curioso e questionar o que está a nossa volta faz com que tenhamos contato com pontos de vista diferentes e encontremos fontes mais qualificadas para comprovar a informação. Dessa forma, naturalmente, nos tornamos mais inteligentes a cada dia.
2. Leia notícias todos os dias
O hábito de separar um tempo para ler notícias diariamente é extremamente saudável, pois estimula nosso cérebro a realizar conexões entre diversas informações. Procure reservar cerca de 30 minutos (pela manhã ou pela tarde) para se inteirar das notícias. Além de aprimorar os seus hábitos de leitura, essa prática ainda deixa você por dentro do que acontece no mundo, tornando suas conversas com outras pessoas muito mais ricas e cheias de informação.
3. Crie listas
As famosas To Do Lists nada mais são do que listas de tarefas que temos que fazer no nosso dia a dia. O hábito de listar nossas metas e obrigações para o dia que teremos pela frente ajuda a organizar o nosso tempo, além de nutrir um sentimento de trabalho cumprido e satisfação quando vemos essa lista riscada.
4. Explique coisas para outras pessoas
Todo mundo domina algum tipo de assunto. Uma boa prática para estimular a nossa mente e ser mais inteligente é provar para nós mesmos que somos capazes de explicar esse assunto para outras pessoas. Assim, percebemos que podemos não apenas aprender novos assuntos, mas também reter essas informações e transmiti-las claramente para outros.
5. Leia o máximo que puder

Uma das maneiras mais fáceis de estimular o cérebro, como já dissemos, é lendo. Boa parte das pessoas associa a leitura à inteligência. E elas não estão erradas, pois ler nos ajuda a tornar o nosso vocabulário mais rico e complexo. Além de ler as notícias, que foi nossa dica número 2, procure também ler um bom livro sobre assuntos diferentes do que você já está acostumado. Essa é uma atividade prazerosa e capaz de estimular nossa imaginação, independentemente de os textos serem ficcionais ou históricos.
6. Faça anotações
Uma ótima maneira de reter conhecimento é anotando tudo que você aprender. Não é necessário elaborar um texto complexo e longo, mas anotar os pontos-chave da nova informação com a qual você teve contato já ajuda demais na retenção desse aprendizado.  Além do mais, assim como a leitura, a escrita estimula uma série de conexões no nosso cérebro.
7. Assista a TED Talks
Uma ótima maneira de ter contato com novas informações que ajudam na estimulação da sua inteligência é buscar conteúdos educacionais. Assim, em vez de usar o YouTube apenas para entretenimento, você pode assistir a palestras da conferência TED, as TED Talks. Elas são falas curtas, de 18 minutos, que têm como objetivo transmitir uma boa ideia sobre algum assunto relevante naquele momento.
8. Jogue Peak
Peak é um aplicativo para Android e iOS que conta com vários jogos que ajudam a estimular habilidades distintas, como foco, memória, agilidade, linguagem e resolução de problemas. O app oferece uma análise completa do seu desempenho à medida que você vai jogando, além de comparar seus resultados com a média mundial e com os seus amigos que também utilizam o Peak.
9. Use o Lumosity

Lumosity é um dos aplicativos mais conhecidos do iPhone. Considerado um programa de treinamento para o cérebro, ele traz uma infinidade de jogos voltados para o desenvolvimento de habilidades de lógica, matemática, pensamento crítico, memória e solução de problemas.Na versão gratuita, são disponibilizados, todos os dias, 3 jogos diferentes. Já na versão paga, você tem acesso a todo o catálogo do aplicativo.
10. Alimente-se bem
Alguns alimentos, como os mais gordurosos e o álcool, deixam nosso cérebro letárgico, ou seja, funcionando mais lentamente. Por isso, mudar os hábitos alimentares para uma dieta mais saudável e leve é uma das maneiras de também cuidar da nossa mente.
11. Faça exercícios
Assim como a alimentação, a rotina de exercícios é fundamental para ajudar você a ser mais inteligente. Quando estamos raciocinando, o nosso cérebro está, também, gastando energia. Essa energia precisa ser reposta e o sangue precisa circular por todo o nosso corpo. Assim, uma caminhada, corrida ou qualquer outro tipo de exercício físico ajuda a manter o organismo em movimento, estimulando também nossos neurônios para funcionarem com mais eficiência.
Inteligência e aprendizado
Sem dúvidas, umas das maneiras mais eficientes de ser mais inteligente é buscar diferentes formas de aprendizado. Aprender novos assuntos todos os dias ajuda a estimular o nosso cérebro para ele se manter em atividade. Existem diversas formas de se conseguir isso, seja em um curso presencial, na internet ou mesmo com o ensino a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário