Marketing Conversacional é a maneira de criar diálogos reais e personalizados com cada cliente, com o objetivo de transformar usuários em leads qualificados e tornar o processo de vendas cada vez mais assertivo.
Essa estratégia utiliza mensagens direcionadas em tempo real e funciona via chat em sites ou em redes sociais, com a ajuda dos chamados assistentes conversacionais, os chatbots.
O que é Marketing Conversacional
Também chamado de Marketing de Conversação, o Marketing Conversacional é uma estratégia utilizada por marcas que desejam estabelecer uma experiência humana com o seu público.
Com tantos acessos diários em um site, há de se convir que não é possível atender a todos os usuários. Assim, surgem os chamados bots, isto é, os assistentes virtuais programados para atender ao consumidor quando ele precisar.
Esse método é uma forma poderosa de atender ao público de maneira rápida e, por isso, tem sido adotado por empresas de diferentes segmentos, pois ajuda a identificar exatamente o que cada pessoa precisa assim que ela entrar em contato com seu produto ou serviço.
Marketing com foco no cliente: atendimento humanizado
A internet criou um novo consumidor: mais informado e mais exigente. Bastam poucos cliques para que um usuário encontre uma série de informações e, até mesmo, inúmeras empresas que desejam oferecer seus produtos e serviços.
Porém, já se pode imaginar que, se há mudanças no perfil do consumidor, também devem haver mudanças na maneira como atendemos e vendemos. Afinal, mesmo que na era digital os consumidores tenham o poder de adquirir produtos e contratar serviços de maneira instantânea, ainda há um caminho a ser percorrido até a conversão.
No meio de tantas informações e da alta concorrência, são os detalhes que fazem a diferença para um usuário. Hoje em dia, os compradores esperam um novo tipo de experiência, que não pode ser atendida por meio de formulários ou mesmo por meio de uma ferramenta de bate papo tradicional.
É necessário um contato exclusivo, personalizado e interativo. Algo que atenda às necessidades individuais de cada pessoa e, para isso, a boa e velha relação entre o atendimento e o consumidor é essencial.
Vantagens do Marketing Conversacional -
Entre as principais vantagens da metodologia de Marketing de Conversação, podemos selecionar cinco dos benefícios que nossos clientes e até mesmo nossa equipe de vendas vivenciam em seu dia a dia.
1. Automatizar o atendimento
Quanto mais rápido se estabelece um relacionamento entre marca e consumidor, maiores são as chances de aumentar o interesse do cliente pelo produto ou serviço procurado. Dessa forma, os bots conseguem identificar automaticamente os novos usuários em uma página e, assim, prestar um atendimento personalizado para esse público.
2. Diminuir o tempo de espera
Atendimento em tempo real com a ajuda de assistentes virtuais pode diminuir em 30% a demanda de atendimento via e-mail ou dos formulários de “fale conosco”. Além disso, essa é uma das melhores formas de identificar e solucionar dúvidas pontuais dos prospects. Com o bot, 74% das dúvidas dos clientes são respondidas em dois minutos, ou menos.
3. Identificar leads qualificados
Além de sanar dúvidas dos novos clientes, o Marketing Conversacional é excelente para identificar leads qualificados, isto é, aqueles que estão mais propensos a fechar uma compra. Assim, é possível direcioná-los à equipe de vendas que terá maior facilidade em fechar negócio.
No mercado, já é possível encontrar resultados impressionantes. Para uma empresa B2B, por exemplo, o número de leads melhores qualificados aumentou em 50% quando identificado por meio de chatbots ou conversas em sites.
4. Aumentar a produtividade da equipe de vendas
Ao identificar clientes em potencial, vendedores podem não só concentrar esforços com um público que está realmente propenso a compra, como também, apresentar ao cliente exatamente o produto que ele precisa, de acordo com a sua realidade e necessidade no momento.
5. Transformar prospects em leads qualificados
A qualificação de leads é um dos pontos principais das estratégias de Marketing Conversacional. É nesse momento em que se deve investir esforços em identificar exatamente aquilo que o cliente precisa, sanar as suas dúvidas e detalhar com clareza aquilo que ele deseja saber.
6. Manter o público engajado
Adotar a estratégia de Marketing Conversacional auxilia em uma boa experiência do cliente com a marca, aumentando a credibilidade e a autoridade. Ferramentas conversacionais utilizam uma inteligência de contato personalizado e, assim, consegue mantê-lo engajado.
Em alguns casos, elas são usadas até mesmo para o recebimentos de feedbacks. E, por falar em feedbacks, 87% dos usuários que já tiveram algum tipo de contato com bots consideraram essa experiência boa e ótima.
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