Habilidades técnicas são essenciais se você deseja conquistar a vaga dos
sonhos naquela empresa que tanto admira.
Mas só elas não bastam.
Não é novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo,
certo?
Por isso, alcançar o cargo que você almeja exige grande preparação.
Essa capacitação vai muito além da educação formal e de ter uma excelente
faculdade no currículo.
Atualmente, as empresas buscam profissionais que detêm competências mais
complexas do que aquelas assinaladas no portfólio.
São habilidades que ultrapassam o perfil técnico e avançam sobre a
esfera comportamental.
Uma delas é a inteligência emocional, a capacidade de lidar com as
emoções em diálogos, conflitos e desafios empresariais.
Ficou interessado para descobrir quais são as outras habilidades
valorizadas pelo mercado de trabalho?
Continue a leitura e descubra.
- Qual o significado de habilidades?
Habilidade designa a capacidade para fazer algo, a competência para executar
determinada tarefa ou lidar com uma situação específica.
A boa notícia é que as habilidades não são imutáveis.
Elas podem ser adquiridas, desenvolvidas e aperfeiçoadas.
No mercado de
trabalho, muitas habilidades são desejadas pelos empregadores.
Portanto, para ingressar no mercado de trabalho, você precisa saber
quais são elas para que possa investir em seu potencial e se destacar como um
profissional de alta performance.
Agora, vamos entender um pouco melhor sobre habilidades profissionais e
pessoais e de que forma elas se interconectam.
- O que são habilidades profissionais
De forma simples: são competências ligadas ao ambiente corporativo.
São essas as características que realmente vão distinguir você de outros
candidatos.
Sabe por quê?
É porque o conhecimento acadêmico, por si só, já não é suficiente para
suprir as demandas e os desafios que o mercado de trabalho apresenta.
O conhecimento técnico se tornou um pressuposto, ou seja, é o mínimo
desejado.
Segundo os dados mais recentes do IBGE,
referentes ao 1º trimestre de 2018, cerca de 13,7 milhões de brasileiros ainda
enfrentam o desemprego atualmente.
Em um contexto econômico desfavorável, é ainda mais importante
questionar: o que as empresas estão procurando nos candidatos quando abrem uma
vaga?
Em artigo publicado em seu blog
Personal Branding, Ken Sundheim, CEO da KAS Placement Sales and
Marketing Recruiters, empresa de recrutamento e desenvolvimento de Recursos
Humanos, aponta algumas das características dos profissionais que cativam
empresas.
Entre elas, ele menciona a criatividade, a resiliência e a capacidade de
liderança.
Mas não são apenas essas, é claro.
Liderança, capacidade de persuasão e habilidade em negociação são
habilidades recorrentemente almejadas pelos recrutadores.
Isso sem falar nas habilidades relacionadas à flexibilidade, boa
comunicação e integridade, por exemplo.
Percebe como os atributos profissionais mais valorizados pelas empresas
dizem respeito a características comportamentais?
Ou seja, perfil técnico e comportamental estão conectados.
Afinal, estamos falando de pessoas.
- O que são habilidades pessoais
São aquelas aptidões relacionadas ao seu comportamento, que vão muito
além dos seus atributos profissionais.
Mas que não deixam de ter influência sobre eles, claro.
Atualmente, as empresas buscam pessoas que tenham uma visão holística da
organização.
Elas querem colaboradores que não apresentem apenas o foco em uma
habilidade profissional, mas que tenham inteligência emocional para lidar com
demandas mais complexas.
Essa inteligência emocional, portanto, é uma das habilidades pessoais
que podem ser utilizadas no ambiente de trabalho.
A facilidade de comunicação, a motivação, o espírito de equipe, o bom
senso, a calma, a coragem e o comprometimento são outros exemplos de
habilidades pessoais que se convertem em diferenciais importantes dentro da
empresa.
- 23 habilidades profissionais que grandes empresas procuram
Mas quais são as principais?
Confira, abaixo, 23 habilidades profissionais que grandes empresas
buscam e que você só tem a ganhar ao desenvolver:
- 1. Integridade
Mas nem sempre o sentido abrangente da palavra fica claro para os
candidatos.
O profissional íntegro é aquele cumpre prazos, que dá retorno para os
clientes e que não foge de novos desafios.
- 2. Autoconhecimento
Tente perceber como as pessoas ao seu redor enxergam você e, se
possível, procure um especialista para aprimorar as suas capacidades pessoais.
Todos nós agimos sob padrões de comportamentos, bons e ruins.
Quando você consegue identificá-los, é capaz de reforçar aqueles que são
positivos e minimizar os negativos.
- 3. Autoconfiança
O autoconhecimento e a autoconfiança estão intimamente ligados, pois, a
partir do momento em que você se conhece bem, terá muito maior confiança para
agir, tomar decisões, improvisar e lidar com conflitos.
Não é à toa que as empresas valorizam muito essa habilidade.
- 4. Autocontrole e equilíbrio emocional
Equilíbrio emocional é saber lidar com os sentimentos e emoções no
ambiente profissional, sabendo, inclusive, o momento propício de externá-los.
Nem sempre é fácil conter as emoções no ambiente de trabalho. É normal,
em algumas situações, sentir-se frustrado ou até raivoso.
Mas lidar de forma adequada com as emoções tem a ver com a inteligência
emocional, uma habilidade extremamente desejada no mundo corporativo.
Inteligência
emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os seus
sentimentos e os dos outros e lidar com eles de forma racional.
- 5. Flexibilidade
A flexibilidade está relacionada, também, à criatividade.
Afinal, ser flexível engloba encontrar novas soluções para lidar com
problemas e situações adversas.
Profissionais flexíveis estão um passo à frente porque conseguem
compreender e agir em situações de mudanças.
Momentos de crise também exigem esse tipo de habilidade, pois é nos
momentos críticos que as organizações clamam por pessoas de atitude para lidar
com imprevistos.
- 6. Iniciativa
Para isso, não tenha medo de correr riscos calculados e esteja preparado
para atuar em situações difíceis.
Essa é uma habilidade que pode ser treinada no dia a dia, em pequenas
ações.
Nunca deixe de propor novos projetos e apresentar ideias inovadoras
diante de problemas e demandas.
- 7. Análise Crítica
Elas buscam pessoas com análise crítica, que consigam analisar o
ambiente macro da organização e fazer críticas construtivas.
- 8. Prestatividade
Ser prestativo significa fazer o possível para auxiliar e,
consequentemente, contribuir com um ambiente de
trabalho agradável.
Pessoas que colaboram umas com as outras têm mais chances de serem
ajudadas também.
- 9. Polivalência
Ser polivalente ou interdisciplinar é conseguir transitar por temas e
áreas diferentes daquela de sua formação original.
Diferentemente do que a faculdade ensina, os problemas de trabalho não
são sempre tão práticos, objetivos e definidos.
Eles surgem em um formato complexo, com muitas questões envolvidas, e
você precisa lidar com todas elas de forma singular.
Por isso, invista em cursos, leia e se aperfeiçoe sobre aquilo que você
desconhece.
As empresas estão exigindo uma visão integrada, mapeando profissionais
que entendam as diferentes etapas de um processo.
- 10. Competitividade
A competitividade sadia é um dos passos para o sucesso.
Buscar a inovação é uma característica de quem concorre para ser o
melhor.
E as empresas adoram isso.
- 11. Compreensão e empatia
Isso porque as empresas não buscam somente bons profissionais, mas
também profissionais mais humanos.
Saber ouvir o outro e colocar-se no lugar dele, seja o colega ou o
cliente, é fundamental para a manutenção saudável do ambiente de trabalho.
A empatia contribui, inclusive, para seu crescimento pessoal e
profissional.
Ao compreender as dores do outro, você pode entregar além do que esperam
de você.
- 12. Liderança
Trata-se de um grande engano.
Saber liderar e gerir pessoas garante destaque entre os demais e é
necessário para trabalhar em equipe em várias ocasiões.
A liderança exige inteligência emocional, resiliência, capacidade para
delegar e motivar.
É uma competência que pode ser adquirida em cursos específicos ou na
prática do dia a dia.
- 13. Persuasão
Pelo contrário.
É a capacidade de apresentar sua perspectiva com bons argumentos.
Sabe aquele profissional que, quando traz uma nova ideia, consegue
convencer a todos de que é a melhor alternativa?
Essa é uma pessoa com alto poder de persuasão.
- 14. Capacidade de trabalhar em equipe
Muitas pessoas não demonstram essa habilidade na prática.
Não sabem delegar tarefas, não escutam o outro e, quando se comunicam,
tentam impor em vez de propor.
Trabalhar em equipe significa entender que somente um trabalho conjunto
garante resultados positivos.
Fazer parte de um grupo quer dizer que você ajuda e é ajudado, sem
egoísmo.
- 15. Boa capacidade de comunicação
Mas a importância de saber se expressar bem vai muito além disso.
São as habilidades de comunicação que ajudam a evitar equívocos
decorrentes de ruídos no processo de diálogo no dia a dia de uma corporação.
Comunicar-se bem faz com que você se conecte aos demais e também se
destaque.
E aqui não estamos falando somente de palavras, mas também da linguagem
corporal, que dirá muito sobre você e os outros.
- 16. Técnicas de negociação
Em qualquer área, há
negociação: para discutir os próximos passos da equipe, para definir
metas, para persuadir colegas, para decidir quem ficará com a vaga, etc.
Por isso, mesmo que você não passe por um treinamento específico, vale a
pena levar em consideração a importância da capacidade de ponderar as
alternativas, agir de forma diplomática e propor soluções win-win, em que todos
ganham.
- 17. Capacidade de aprender rapidamente
Quem tem a capacidade de aprender rapidamente, portanto, tem uma
habilidade muito requisitada pelas empresas e já está um passo à frente.
Vale a pena, portanto, sair da zona de conforto e desafiar-se a aprender
algo novo todos os dias, por menor que seja.
E no ambiente de trabalho, não tenha medo de ir atrás da inovação e do
uso da tecnologia para acelerar sua
rotina.
- 18. Capacidade de improvisação
Como ninguém tem bola de cristal, muitas vezes não é possível
antecipar-se aos fatos.
Por isso, identificar possíveis ameaças e agir rápido diante delas é uma
aptidão desejada.
A capacidade de improvisação diz respeito a agir diante de imprevistos,
utilizando quaisquer que sejam os recursos disponíveis.
- 19. Foco no cliente
Para isso, precisará desenvolver sua comunicação e a habilidade de lidar
com diferentes tipos de pessoas.
Lidar com pessoas é uma das tarefas mais difíceis, pois exige empatia.
Então, manter o foco no cliente é entender o que ele busca e procurar
solucionar os seus problemas.
- 20. Ética e confiabilidade
Muitos locais de trabalho são contaminados por quem age de má fé ou
espalha fofocas e discórdia.
Não seja esse profissional.
Seja uma pessoa em quem seus colegas e superiores possam confiar.
Lembre-se de que você pode vestir a camiseta da organização, mas você
não é a empresa e, por fim, diante de um equívoco, é a sua reputação
profissional que ficará manchada.
- 21. Criatividade
Aquele que consegue trazer ideias criativas vai além do que é esperado
e, para completar, ainda ajuda a contagiar a equipe, traçando novos objetivos e
metas
Exercite a
sua criatividade diariamente.
Pense diferente.
- 22. Resiliência
Portanto, a resiliência é a capacidade de se recuperar facilmente ou se
adaptar à má sorte ou às mudanças.
Essa é uma habilidade muito desejada pelas empresas no cenário atual.
Afinal, é muito importante o profissional ser capaz de lidar com
situações de crise sem se deixar abater, nem afetar a sua produtividade.
- 23. Comprometimento
Aquele que se empenha, busca soluções e age com pró-atividade?
Esse é um profissional
comprometido.
No fim das contas, as portas estão sempre abertas para ele.
Afinal, a credibilidade e a imagem da empresa dependem de colaboradores
que vestem a camiseta.
- Conclusão: desenvolva suas habilidades para crescer profissionalmente
Com esse conhecimento em mãos, você pode transformar a sua trajetória.
Afinal, é disto que as organizações precisam: pessoas conectadas com o mercado
de trabalho, proativas, com uma visão holística, sem receio de mudanças e com
muito jogo de cintura.
As habilidades que mencionamos são necessárias para ingressar e se
manter no mercado de trabalho e também muito valorizadas por grandes empresas.
Com elas, você estará preparado para atuar em qualquer mercado.
Mas como desenvolver essas habilidades com maestria?
Infelizmente, a educação formal, por si só, não prioriza o
desenvolvimento de habilidades profissionais e comportamentais.
E depois da formação, é um desafio constante não ficar acomodado e se
contentar em entregar o mínimo esperado.
Mas é totalmente possível.
Fazer um treinamento
de coaching, por exemplo, é um excelente caminho.
O coaching é um conjunto de competências e habilidades que podem ser
aprendidas e desenvolvidas para que as pessoas possam alcançar objetivos na
vida pessoal, profissional ou espiritual.
Com essa metodologia, você reconhece melhor suas habilidades e
desenvolve aquelas necessárias para se destacar profissionalmente.
Em todo o processo, o autoconhecimento é uma peça fundamental.
Quando você olhar de fato para dentro de si, será capaz de desenvolver
seus talentos e potenciais e valorizar suas aptidões.
Nessa hora, você vai ver: lidar consigo mesmo é o maior desafio.
Mas, se você o fizer, não haverá limites para o sucesso.
Copiado: https://www.sbcoaching.com.br
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