segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Técnica C.O.I.S.A.






“Quando você precisa de coisas, peça coisas para as pessoas que possam lhe dar as coisas, para o que você precisa.” – Técnica C.O.I.S.A. – desenvolvida por José Augusto Minarelli, CEO da Lens & Minarelli.

Quando você está no mercado de trabalho ou em qualquer outro mercado, você deseja conversar com quem decide, com quem contrata, com quem compra. O conhecimento e o acesso aos decisores é escasso e difícil. De modo geral, todos temos poucos decisores em nossa rede de relacionamento. No entanto, temos muitas pessoas que não decidem mas podem nos ajudar, de alguma maneira, a conseguir contato direto com quem decide.

Tecnicamente falando, os decisores são pessoas-fim e os não decisores são pessoas-meio. Estas, desde que ajudadas adequadamente, nos permitem descobrir, contatar e falar com pessoas-fim.

Falando em uma linguagem bem simples, quando a gente precisa de alguma “coisa” (informação, endereço ou apresentações), devemos pedir às pessoas-meio “as coisas que precisamos para recebermos as coisas que precisamos”. Para isso, José Augusto Minarelli desenvolveu uma técnica de networking que denominou “Técnica C.O.I.S.A.”

Todo mundo gosta de se sentir importante. As pessoas gostam de saber que são úteis. Gostam de dar Conselhos, Orientações, Informações, Sugestões e facilitarAproximações. Se consultadas da maneira certa, tendem a oferecer o melhor conselho que podem dar, imediatamente. Para quem está fazendo networking em busca de um trabalho remunerado ou ajuda para o seu projeto de carreira, o simples “Quero ouvir você” é uma abordagem eficiente para aproximar-se das pessoas de sua rede, que possam ajudar nos seus projetos e objetivos profissionais.

A Técnica C.O.I.S.A. tem se mostrado efetiva porque permite que, agindo de maneira empática, você obtenha a boa vontade (goodwill) e se beneficie da solidariedade da sua rede de relacionamento. É uma abordagem de networking que valoriza a experiência, o conhecimento e a disponibilidade das pessoas que se dispõem a conversar com você. Diante desta disponibilidade,você deve aproveitar o pouco tempo que tem para pedir qualquer “COISA”, menos emprego, dinheiro ou que “enviem seu currículo, por você, se souberem de alguma oportunidade”. 


Antes de acionar a sua rede para lhe ajudar, se organize e somente quando tiver claro os seus objetivos procure as pessoas que podem ajuda-lo. Valorize seu capital social, evite desperdiçar contatos e respeite o tempo de quem se dispõe a ouvi-lo.

Saiba como aplicar esta técnica que pode ajudar no sucesso de sua carreira:
Copiado: http://www.lensminarelli.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário