Delegar tarefas é uma tarefa complicada?
Como seus funcionários estão aceitando as tarefas impostas a eles por você? Você está se desdobrando para atender à demanda de todas as atividades?
Se delegar tarefas é uma tarefa complicada para você, reserve um pouco do seu tempo para aprender mais a respeito com o post de hoje.
Qual o problema com a delegação de tarefas?
Há diferentes necessidades, atividades e momentos na vida de uma empresa, seja esta de larga ou pequena escala. Estes momentos e aspectos dentro da organização possuem diversas formas de liderança, e podem ser realizadas por diferentes pessoas.
O papel do líder não é, de forma alguma, assumir todas as atividades do setor para si. Ele possui uma equipe que está ao seu lado justamente para receber demandas e contribuir para o crescimento sustentável do negócio.
No entanto, muitos líderes acabam abraçando tudo sozinhos. A dificuldade na delegação de tarefas pode se dar por diversos motivos, como:
– Falta de confiança na equipe;
– Dificuldade em administrar as tarefas e prazos;
– Desejo de perfeição nas entregas;
– Vontade de que tudo saia exatamente do jeito que o líder quer;
– Dificuldade de cobrar entregas.
Delegar tarefas não é uma tarefa fácil, sabemos. No entanto, isso é vital para qualquer líder de excelência. Se você tem essa dificuldade, confira o que fazer para aprender a delegar melhor as tarefas!
O que preciso melhorar em mim mesmo para aprender a delegar tarefas?
Se o fato de delegar uma tarefa a alguém o incomoda, então o primeiro passo é o autoconhecimento.
Mesmo que seja difícil fazer uma autocrítica, mais difícil ainda será ver resultados negativos na produção, quedas no rendimento e na integração das equipes que constituem a empresa e saber que isso poderia ter sido solucionado anteriormente.
Os problemas que surgem da falta de confiança do líder em seus subordinados são vários e acumulados só trarão prejuízos à empresa. Não tenha medo de planejar esse passo tão importante no crescimento de seu empreendimento. Confie em si próprio e não fique receoso de buscar ajuda se necessário.
Todos os indivíduos trazem consigo um imenso potencial, e isso não se limita a fazer planilhas ou enviar e-mails. Mesmo que seu negócio possua poucas pessoas, e estas ainda sejam limitadas de alguma forma, elas podem ajudar sua empresa a crescer.
Basta conhecer seu potencial e investir nele. Vista a camisa da sua empresa, pois transformar essa potencialidade em força é sua tarefa.
Mas afinal, qual a melhor forma de delegar tarefas?
Depois de realizar um exercício de autoconhecimento, confira como você poderá delegar melhor as tarefas no seu dia a dia:
Comece classificando as tarefas
Quais as mais importantes, quais as menos importantes e quais necessitam de especialização na execução? Agora, dentro da equipe que você possui, a quem você confiaria as tarefas? Conhecer as suas limitações e as do grupo lhe permitirão formular uma proposta.
Se ainda há um receio em confiar algo para alguém, analise o histórico profissional de seu funcionário. Seu desempenho ao longo de sua trajetória profissional lhe dará um norte em relação a que atividade ele deverá executar.
Além do que, não é obrigatório este ficar permanentemente em tal função: você pode realizar um rodízio de pessoas (job rotation) até que haja um consentimento conjunto de quem realiza melhor cada uma delas.
Inicialmente acontecerão erros que o farão querer retornar ao antigo modo de liderar. Mas não o faça. A única forma de suavizar ou acabar totalmente com os erros serão a experiência e o tempo.
Estimule o aprendizado
Não encare essa etapa como desperdício de tempo, mas como investimento na expansão do seu negócio. Os funcionários poderão ampliar muito mais seu network e expertise com o aprendizado de uma nova língua, por exemplo. Clientes potenciais poderão surgir de novas interações.
Mas atenção: o líder também deve buscar aprendizado contínuo. Não fique estagnado, cresça com a equipe!
Não perca o foco
A empolgação do líder em ter mais tempo e dos funcionários em realizar tarefas que antes não lhe eram confiadas pode trazer um excesso de confiança que poderá prejudicar o resultado de algumas atividades. Antes de delegar tarefas importantes, pense em aprimorar a execução das já existentes.
Realize um planejamento
Como dito, erros poderão acontecer, e algumas metas e prazos poderão não ser atingidos. Tendo um planejamento em mãos você saberá de quem ou de qual setor cobrar pela atividade não exercida corretamente e como aperfeiçoá-la. O importante é não desacreditar no potencial do desenvolvimento em equipe.
Para isso, envolva-se nas execuções. Mesmo que você não esteja totalmente no controle da atividade em questão, esteja apto a perceber e corrigir as falhas. Acompanhe os prazos, ao menos no início, para garantir a entrega do trabalho sem atrasos.
Ouça seus funcionários
Lembra da potencialidade que cada um tem dentro de si? Não é fantasia. Delegar tarefas é um processo a ser desenvolvido e requer paciência da parte do líder, mas uma das gratificações desse processo será perceber outras pessoas também estão dispostas a dar seu melhor pelo crescimento da empresa.
Comece pelas sugestões pequenas, como trocar o bebedouro de água do lugar. Caso seja possível e não for prejudicar em nada o desenvolvimento do trabalho, acate à sugestão. Estas pequenas demonstrações de interesse no que o outro tem a dizer lhe farão mais preparado para ouvir futuras propostas de maior peso e mostrarão à equipe que você está aberto às propostas.
Como adequar a divisão de tarefas quando houver alterações na equipe ou trabalho?
A equipe está formada e houve um crescimento significativo na produção. Novas contratações serão um empecilho a esse crescimento? Depende do seu planejamento. Especificar e traçar perfis que se aplicam melhor à sua empresa o farão perpetuar sua trajetória de sucesso.
Caso a forma como você conseguiu delegar tarefas tenha sido satisfatório, a própria equipe se encarregará de moldar esse novo funcionário às peculiaridades da empresa.
Até que ponto você pode crescer?
Depende do seu investimento. Delegar tarefas requer recursos humanos, trabalho em cima da inteligência emocional e principalmente tempo; com certeza a maior parte virá do líder, mas também demandará dos funcionários. Não se trata de um processo linear, em que você implantará cada passo e não precisará retornar e fazer um feedback dos resultados, mas sim um processo multilinear.
Será necessário retornar várias e várias vezes ao mesmo ponto a fim de harmonizá-lo com os objetivos da empresa. Se possível converse com outros líderes que atuam em setores parecidos com o seu, e se não houver, faça de si um pioneiro.
COPIADO: https://www.febracis.com.br/
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