As
instituições públicas afetam nosso cotidiano de diversas maneiras. Seja por
meio de um serviço público realizado lentamente, seja por meio de um projeto
que trouxe melhorias para a região em que vivemos, a Gestão Pública está
presente em nossas vidas.
No
entanto, é bem provável que nunca tenhamos parado para pensar como essas
instituições são administradas. Quais os problemas e desafios que os gestores
de setores públicos enfrentam diariamente?
Assim
como as empresas privadas, que possuem organismos complexos e bem definidos, a
Gestão Pública também dispõe de processos e estratégias específicas.
Que
tal aprendermos um pouco mais sobre essa forma de gestão, suas características
básicas, diretrizes, princípios e objetivos?
Não
se deixe levar pela aparência, combinado? Alguns termos e áreas da Gestão
Pública podem até parecer complicados, mas é só impressão!
Atuando
como gestor público, você pode impactar positivamente a vida de muitas pessoas
da sua região.
Aproveite
a oportunidade para conhecer este mercado de trabalho interessante e expandir
suas possibilidades de crescimento profissional!
O que é Gestão
Pública?
A
Gestão Pública é a forma como são aplicados os processos de planejamento e as
práticas gerenciais no setor público. Seu foco é o bem comum, ou seja, o
desenvolvimento econômico e social da população.
Mas
como as atividades da Gestão Pública impactam
positivamente a vida dos brasileiros?
Por
meio das políticas públicas — ações desenvolvidas direta ou indiretamente pelo
Estado, com a participação de entidades públicas ou privadas que visam impactar
de alguma forma a realidade social, cultural, política ou econômica.
E
tem mais alguma coisa que orienta tudo isso?
Sim,
a Constituição Federal!
Esse
conjunto de leis, normas e regras estabelece cinco princípios que orientam a
administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e
eficiência.
Esses
princípios traçam as diretrizes da Gestão Pública atual, que tem sido conduzida
a uma reforma gradativa de suas práticas por diversos desafios vividos no campo
institucional:
- a necessidade de redução dos gastos públicos;
- a busca por políticas públicas mais efetivas;
- a infinidade de demandas criadas por cidadãos mais esclarecidos;
- a evolução tecnológica, especialmente no potencial da divulgação da informação;
- a mudança de valores, que questionam a administração pública interna e externamente;
- a crescente pressão de grupos empresariais e da indústria pela flexibilização e desburocratização das instituições públicas;
- gestão por resultado.
Quais os objetivos
da Gestão Pública?
Nesse
cenário de mudanças, torna-se essencial para a Gestão Pública:
melhorar
a eficiência, a qualidade e a transparência dos gastos públicos a curto e longo
prazo;
- ampliar a capacidade de governança na implementação de políticas públicas;
- criar instrumentos para a participação social na atividade pública;
- realizar investimentos para acelerar a competitividade nacional;
- melhorar a qualidade dos serviços públicos disponibilizados aos cidadão;
- aumentar a produtividade sem desrespeitar as leis que regem a atuação de empresas públicas;
- promover a inovação, a gestão e o compartilhamento do conhecimento entre as esferas públicas, a sociedade e o mercado;
- aprimorar a gestão orçamentária;
- adotar sistemas de planejamento, monitoramento e avaliação;
- lançar mão de práticas mais comuns no setor privado, como a implementação do sistema de gestão de pessoas baseado no gerenciamento de competências e na meritocracia;
- investir continuamente na formação e capacitação dos gestores públicos, dos quais serão exigidas novas habilidades.
Em
outras palavras, o objetivo é profissionalizar o modo como as organizações são
gerenciadas.
Para
isso, a preparação e formação dos servidores são cada vez mais requisitadas. É
preciso contar com servidores capacitados e prontos para gerarem resultados
positivos nas organizações públicas e na sua região de atuação.
Somente
com profissionais gabaritados, produtivos, éticos, compromissados e com pleno
conhecimento do funcionamento das organizações será possível mudar a Gestão
Pública e colaborar para o desenvolvimento do país.
Qual seria o campo
de estudo da Gestão Pública?
Seu
campo de estudo abrange áreas tradicionais como Recursos Humanos, Finanças
Públicas, Administração de Materiais, Contabilidade, Orçamento, Prestação de
Serviços, Atendimento ao Público, Tecnologia da Informação, Políticas Públicas,
entre outros.
Entretanto,
o foco da Gestão Pública é próprio gestor.
Afinal,
para conduzir uma organização pública são necessárias algumas competências
gerenciais.
Mas
qual seria o perfil do profissional mais adequado a esse novo conceito de
Gestão Pública?
O
gestor público precisa desenvolver suas habilidades humanas, profissionais e
públicas. Confira algumas delas:
- Habilidades humanas: comunicação, pró-atividade, liderança, negociação, empreendedorismo, administração e solução de conflitos e enfrentamento de crises;
- Habilidades profissionais: visão estratégica, monitoramento de contratos, conhecimento em tecnologia da informação, incentivo à criatividade e inovação, capacidade de criar indicadores e mensurar desempenhos;
- Habilidades públicas: manter-se motivado e consciente de sua responsabilidade social, ser ético, conhecer os conceitos de cidadania e democracia, compreender o contexto sócio-político e cultural da administração pública e comprometer-se com a excelência dos serviços prestados à sociedade.
Quais as
diferenças entre Gestão Pública e administração privada?
A
diferença principal entre a Gestão Pública e a administração privada está na
própria finalidade de cada uma.
Em
oposição à Gestão Pública, cujo foco é o bem comum; a administração privada
volta-se para o lucro ou para o consumo.
As
ações visam o próprio desenvolvimento e crescimento do negócio, além do
benefício dos proprietários e gestores.
Existem
mais diferenças entre a Gestão Pública e a administração privada: o modo como
as organizações são criadas e captam recursos, modelo de planejamento, entre
outras particularidades.
Confira
quais são elas:
Concepção ou
extinção da pessoa jurídica
As
organizações públicas são criadas ou autorizadas por determinações legais. Já
as privadas são formadas através de contratos entre sócios.
Público-alvo
Na
Gestão Pública, o cidadão e o interesse coletivo. Na administração privada, o
cliente e o interesse individual.
Forma de captação
de recursos
Na
Gestão Pública, pela arrecadação compulsória de impostos, taxas e contribuições
destinadas aos cofres públicos. Na administração privada, pelos pagamentos
realizados espontaneamente pelos clientes na compra de produtos ou serviços.
Controle de
desempenho
As
organizações públicas têm um controle político do Estado por meio de eleições.
Já nas empresas privadas, o controle é exercido pelo mercado por meio da
concorrência entre as companhias.
Modelo de
planejamento
Como
o prazo de cada gestão é curto, o plano plurianual é um modelo de
planejamento usado para definir as políticas públicas e respectivas metas para
um período de 4 anos.
Na
administração privada, é possível desenvolver um plano de negócios e
planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo.
Qualificação da
gestão
Na
Gestão Pública, a eficiência se mede pelo alcance de metas públicas. Já no
setor privado, pelo aumento das receitas, crescimento da empresa e redução de
custos.
Área de
abrangência
As
fronteiras demográficas são bem definidas na Gestão Pública. Já a administração
privada não tem uma área específica, visto que as empresas podem atuar a nível
local, regional, nacional ou mundial.
Garantia de
sobrevivência
O
tempo de existência das organizações públicas é indeterminado, pois o Estado
não abre falência.
Já
as empresas privadas dependem de uma boa gestão, pois o mercado é competitivo e
o negócio pode acabar caso não acompanhe as tendências e mudanças no
comportamento do consumidor.
Os
conceitos de Gestão Pública e administração privada estão mudando atualmente.
Os princípios dessas diferentes formas de administração estão se aproximando
naturalmente.
A
administração privada vem sendo alterada pela sustentabilidade e preocupação
com questões sociais importantes. Ao mesmo tempo, a Gestão Pública está
recebendo influência de conceitos de eficiência e qualidade, capacitação e
valorização por meritocracia.
Um
exemplo do dessa transformação é o sucesso das iniciativas de PPP (Parcerias
Público-Privadas).
Por
meio delas, o Estado e empresas privadas viabilizam a realização de projetos em
conjunto. Um exemplo de uma PPP que recebeu destaque nacional foi a
revitalização da região portuária do Rio de Janeiro.
A
área foi “repaginada”, recebeu um grande fluxo de turistas durante as Olimpíadas
de 2016 e foi eleita o melhor local turístico da cidade.
O
principal desafio do gestor é tornar o desempenho de sua organização mais
eficaz. Para isso, ele deve utilizar todos os recursos e competências
disponíveis.
O
sucesso da gestão, seja ela pública, seja privada, está diretamente ligado a
sua eficiência. A capacidade de formar e liderar equipes, coordenar e monitorar
todas as ações são requisitos fundamentais para um bom gestor.
Tanto
no ambiente público como no privado, nos deparamos com a falta de profissionais
devidamente qualificados. A preparação e aprimoramento das habilidades do
gestor são fundamentais para o crescimento profissional.
Copiado: https://www.unicesumar.edu.br
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