Você já ouviu falar
da TIC?
Sigla para Tecnologia da Informação e Comunicação nas empresas, ela vem
sido altamente utilizada por gestores de diferentes áreas a fim
de proporcionar uma melhor comunicação entre os colaboradores e público.
Consumidores hoje
têm consciência do seu poder de compra, devida à alta informação disponível e
de fácil acesso. Assim, com a alta concorrência atual, a demanda pela
superioridade nos produtos/serviços e no atendimento ao cliente prestados
pelas empresas vem aumentando drasticamente.
Nesse sentido,
para ganhar vantagem competitiva e reverter esse cenário,
a TIC vem sido bastante utilizada nos últimos anos. Ao
utilizar softwares, hardwares e a telecomunicação de forma integrada,
ela consegue quebrar barreiras sociais, culturais e até tecnológicas que
impedem o sucesso do negócio.
Então, quer
entender como isso funciona? Continue lendo este post para conhecer as
ferramentas que utilizam da TIC e os principais benefícios
proporcionados por ela!
Afinal, o que é a TIC?
Grosso modo, a
Tecnologia da Informação e Comunicação nada mais é que um conjunto de
ferramentas tecnológicas utilizadas de forma incorporada, para que a empresa
consiga chegar mais rápida e intuitivamente no seu objetivo de negócio.
Ao ser inserida,
ela consegue automatizar processos, melhorar aprendizagem, reduzir
custos e facilitar pesquisas (sejam elas internas ou externas). Além
disso, por tratar os procedimentos com uma comunicação mais eficaz e
automatizada, promove a melhora na experiência do cliente e gera maior satisfação
do cliente com a marca.
Quais são as principais ferramentas que
integram a informação e a comunicação?
Ao utilizar a TIC,
como dissemos, a integração entre os sistemas melhora a sua automação e
alavanca a performance, buscando um objetivo em comum. Portanto, que tal
conhecer algumas das ferramentas que podem beneficiar a sua empresa?
Help Desk
O help desk —
traduzido para o português como “balcão de atendimento” — tem como
principal função atender os clientes, esclarecendo suas dúvidas e acompanhando
suas solicitações. Por centralizar diferentes informações e reduzir o tempo
gasto do funcionário no chamado, ele facilita a resolução de problemas e
agiliza os processos.
O help desk também
traz insights para melhores soluções, além de conseguir
agrupar diferentes informações, como tempo de chamado, tipo de chamado,
resolução do chamado etc.
E-mail
O e-mail ainda é uma
ferramenta indispensável nos dias de hoje. Além de poder ser utilizado na
comunicação interna de empresas, marketing e até como canal de atendimento, ele
consegue abranger uma grande quantidade de pessoas e informações.
Dependendo da
sistema que você tiver, é possível integrar relatórios e conseguir
enriquecer e segmentar mais as bases de leads. Além disso, ao medir os KPIs é possível
criar uma estratégia de comunicação específica para cada público, e automatizar
todo o processo!
Chat
O chat é outra forma de automatizar e
agilizar o atendimento com o cliente. Com essa ferramenta é possível
personalizar perguntas e deixar algumas respostas já prontas, para facilitar o processo.
Assim, o usuário tem um canal a mais para conseguir resolver um problema ou
contatar a empresa, o que melhora a sua experiência com ela.
VoIP
Sem dúvida, o VoIP
é a maneira perfeita de otimizar a comunicação de forma muito mais barata.
Basicamente, trata-se de uma tecnologia que oferece chamadas alternativas ao
telefone, o que reduz tempo e trabalho de telefonistas.
Quais são os benefícios proporcionados pela
TIC na empresa?
A TIC é de grande
usabilidade na área de TI pelo
desenvolvimento de automação de sistemas, melhoras em processos etc. No
entanto, são diversas as frentes de uma organização que podem ser beneficiadas
ao se fazer uso da tecnologia da informação e comunicação. Então, que tal saber
mais sobre elas?
Integração do cotidiano corporativo
Com certeza,
um dos primeiros benefícios que devemos listar aqui é o quanto a
Tecnologia da Informação e Comunicação nas empresas pode trazer de integração
entre colaboradores e departamentos.
A utilização de
ferramentas de chats (como já citado acima) e videoconferências, por exemplo,
já facilita muito a comunicação. Além disso, por conseguirem melhorar o fluxo
de informação, as áreas ganham tempo ao se comunicar de forma mais veloz — e,
consequentemente, agilizam processos que demandam dados de outro setor ou até
de outra sede.
Desenvolvimento de processos de
aprendizagem
A TIC é altamente
aplicada na educação. Escolas e universidades vêm utilizado a tecnologia
como forma de adicionar valor aos seus cursos e facilitar a vida daqueles que
têm pouco tempo ou não podem se locomover até o local, por exemplo.
Já quando pensamos
em uma empresa, podemos ver essa solução como formadora de colaboradores mais
capacitados e treinados. Especializações e formações em EAD são super atuais, e
trazem ao local de trabalho uma forma de o funcionário melhorar a sua
performance.
Redução de custos operacionais
Já pensou em
reduzir custos? Esse é o sonho de qualquer gestor ou empresário, não é mesmo?
Pois os softwares de auditoria e gestão de telecomunicações conseguem traduzir
a funcionalidade da TIC — afinal, juntam a tecnologia à comunicação.
Esse tipo de
ferramenta permite o controle do tempo que colaboradores passam no telefone,
por exemplo, o que garante redução do custo com esse recurso e maior
produtividade da equipe.
Aumento na satisfação dos clientes
Clientes que têm
melhor atendimento e uma jornada de compra/pós compra satisfatória tendem a ser
mais leais a marca. Por sua vez, os clientes que defendem uma marca são
precursores e fazem um marketing boca a boca positivo — diminuindo, inclusive,
o custo de adquirir novos clientes frequentemente!
Enfim, diferentes
ferramentas que utilizam da tecnologia e a integram com a comunicação vêm se
tornando o que difere uma boa empresa de uma ótima empresa. Como pudemos ver,
elas conseguem reduzir custos, aumentar a produtividade, conhecimento dos
colaboradores e satisfação dos funcionários.
O novo consumidor
quer boas experiências e sabe que, se uma empresa não se esforçar para isso,
outra a fará. Assim sendo, o uso da Tecnologia da Informação e
Comunicação nas empresas é uma forma de construir essa vantagem
competitiva, elevando os negócios e criando clientes fiéis. Então, que tal
começar a utilizá-la?
Copiado: https://milvus.com.br/
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