quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas Empresas: o que é?


Você já ouviu falar da TIC? 

Sigla para Tecnologia da Informação e Comunicação nas empresas, ela vem sido altamente utilizada por gestores de diferentes áreas a fim de proporcionar uma melhor comunicação entre os colaboradores e público.

Consumidores hoje têm consciência do seu poder de compra, devida à alta informação disponível e de fácil acesso. Assim, com a alta concorrência atual, a demanda pela superioridade nos produtos/serviços e no atendimento ao cliente prestados pelas empresas vem aumentando drasticamente.

Nesse sentido, para ganhar vantagem competitiva e reverter esse cenário, a TIC vem sido bastante utilizada nos últimos anos. Ao utilizar softwares, hardwares e a telecomunicação de forma integrada, ela consegue quebrar barreiras sociais, culturais e até tecnológicas que impedem o sucesso do negócio.

Então, quer entender como isso funciona? Continue lendo este post para conhecer as ferramentas que utilizam da TIC e os principais benefícios proporcionados por ela!

Afinal, o que é a TIC?

Grosso modo, a Tecnologia da Informação e Comunicação nada mais é que um conjunto de ferramentas tecnológicas utilizadas de forma incorporada, para que a empresa consiga chegar mais rápida e intuitivamente no seu objetivo de negócio.

Ao ser inserida, ela consegue automatizar processos, melhorar aprendizagem, reduzir custos e facilitar pesquisas (sejam elas internas ou externas). Além disso, por tratar os procedimentos com uma comunicação mais eficaz e automatizada, promove a melhora na experiência do cliente e gera maior satisfação do cliente com a marca.

Quais são as principais ferramentas que integram a informação e a comunicação?

Ao utilizar a TIC, como dissemos, a integração entre os sistemas melhora a sua automação e alavanca a performance, buscando um objetivo em comum. Portanto, que tal conhecer algumas das ferramentas que podem beneficiar a sua empresa?


Help Desk

help desk — traduzido para o português como “balcão de atendimento” — tem como principal função atender os clientes, esclarecendo suas dúvidas e acompanhando suas solicitações. Por centralizar diferentes informações e reduzir o tempo gasto do funcionário no chamado, ele facilita a resolução de problemas e agiliza os processos.

O help desk também traz insights para melhores soluções, além de conseguir agrupar diferentes informações, como tempo de chamado, tipo de chamado, resolução do chamado etc.

E-mail

e-mail ainda é uma ferramenta indispensável nos dias de hoje. Além de poder ser utilizado na comunicação interna de empresas, marketing e até como canal de atendimento, ele consegue abranger uma grande quantidade de pessoas e informações.

Dependendo da sistema que você tiver, é possível integrar relatórios e conseguir enriquecer e segmentar mais as bases de leads. Além disso, ao medir os KPIs é possível criar uma estratégia de comunicação específica para cada público, e automatizar todo o processo!

Chat

chat é outra forma de automatizar e agilizar o atendimento com o cliente. Com essa ferramenta é possível personalizar perguntas e deixar algumas respostas já prontas, para facilitar o processo. Assim, o usuário tem um canal a mais para conseguir resolver um problema ou contatar a empresa, o que melhora a sua experiência com ela.

VoIP

Sem dúvida, o VoIP é a maneira perfeita de otimizar a comunicação de forma muito mais barata. Basicamente, trata-se de uma tecnologia que oferece chamadas alternativas ao telefone, o que reduz tempo e trabalho de telefonistas.

Quais são os benefícios proporcionados pela TIC na empresa?

A TIC é de grande usabilidade na área de TI pelo desenvolvimento de automação de sistemas, melhoras em processos etc. No entanto, são diversas as frentes de uma organização que podem ser beneficiadas ao se fazer uso da tecnologia da informação e comunicação. Então, que tal saber mais sobre elas?


Integração do cotidiano corporativo

Com certeza, um dos primeiros benefícios que devemos listar aqui é o quanto a Tecnologia da Informação e Comunicação nas empresas pode trazer de integração entre colaboradores e departamentos.

A utilização de ferramentas de chats (como já citado acima) e videoconferências, por exemplo, já facilita muito a comunicação. Além disso, por conseguirem melhorar o fluxo de informação, as áreas ganham tempo ao se comunicar de forma mais veloz — e, consequentemente, agilizam processos que demandam dados de outro setor ou até de outra sede.

Desenvolvimento de processos de aprendizagem

A TIC é altamente aplicada na educação. Escolas e universidades vêm utilizado a tecnologia como forma de adicionar valor aos seus cursos e facilitar a vida daqueles que têm pouco tempo ou não podem se locomover até o local, por exemplo.

Já quando pensamos em uma empresa, podemos ver essa solução como formadora de colaboradores mais capacitados e treinados. Especializações e formações em EAD são super atuais, e trazem ao local de trabalho uma forma de o funcionário melhorar a sua performance.

Redução de custos operacionais

Já pensou em reduzir custos? Esse é o sonho de qualquer gestor ou empresário, não é mesmo? Pois os softwares de auditoria e gestão de telecomunicações conseguem traduzir a funcionalidade da TIC — afinal, juntam a tecnologia à comunicação.

Esse tipo de ferramenta permite o controle do tempo que colaboradores passam no telefone, por exemplo, o que garante redução do custo com esse recurso e maior produtividade da equipe.

Aumento na satisfação dos clientes

Clientes que têm melhor atendimento e uma jornada de compra/pós compra satisfatória tendem a ser mais leais a marca. Por sua vez, os clientes que defendem uma marca são precursores e fazem um marketing boca a boca positivo — diminuindo, inclusive, o custo de adquirir novos clientes frequentemente!

Enfim, diferentes ferramentas que utilizam da tecnologia e a integram com a comunicação vêm se tornando o que difere uma boa empresa de uma ótima empresa. Como pudemos ver, elas conseguem reduzir custos, aumentar a produtividade, conhecimento dos colaboradores e satisfação dos funcionários.

O novo consumidor quer boas experiências e sabe que, se uma empresa não se esforçar para isso, outra a fará. Assim sendo, o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação nas empresas é uma forma de construir essa vantagem competitiva, elevando os negócios e criando clientes fiéis. Então, que tal começar a utilizá-la?
Copiado: https://milvus.com.br/

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