domingo, 30 de dezembro de 2018

ÉTICA, o que é?














Quando nos deparamos com atitudes que fogem aos anseios da maioria das pessoas e do bem comum, sempre ouvirmos a frase: “É necessária uma postura ética”. Então o que vem a ser ética?
A ética garante princípios com que, de alguma forma, todos nós concordamos e que foram aceitos por aqueles que fazem parte da nossa sociedade.
Portanto, a ética é fundamental para regulamentar as relações entre todos nós. 
Se buscarmos a origem da palavra, sua etimologia origina-se no grego: ética vem de ethos = costumes, mores = moral. Isto significa que a “ética” já era estudada pelos gregos na antiguidade e era considerada uma ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
Portanto, ética é uma ciência do comportamento moral dos homens a ser estudada no campo da filosofia. Chegando a outra definição que complementa a primeira: 

“Ética é um conjunto de regras morais que regulam a conduta e as relações humanas”.

Sabendo que ética, é um conjunto de regras morais, é importante entender o que é moral, afim de não se confundir ética e moral.

Como exemplo, vamos imaginar uma mulher vestida com uma roupa muito transparente ou que exponha muito o corpo, e outra pessoa se expressa censurado essa forma de vestir. Nesse caso, um indivíduo julgou o comportamento do outro e, para os seus costumes, aquele modo de vestir é inapropriado.
É bem possível que, para outra pessoa, essa situação nem chame a atenção. Da mesma forma ocorreram os primeiros contatos entre os grupos indígenas que viviam no Brasil e os europeus colonizadores, que consideravam uma imoralidade as vestimentas dos indígenas, o uso de grafismos, pinturas e adornos. Achavam que estes estavam “nus” pelo fato de não usarem as mesmas roupas e adornos aos quais eles estavam acostumados e isso, portanto, causava grande espanto.
Analisando a situação do ponto de vista dos grupos indígenas, a forma de vestir é outra, diferente da do europeu e, o corpo não precisava de toda aquela roupa com o calor tropical do Brasil. Os indígenas também deveriam achar esquisito (não necessariamente imoral) o jeito como os “brancos” estavam vestidos, cobertos de roupa até o pescoço.
Como podemos ver, moral dependerá muito de alguns referenciais como: quem somos, onde moramos, a qual cultura pertencemos e em que época histórica vivemos. Imaginem-se esses mesmos europeus colonizadores nos vissem caminhando pelas ruas com as vestimentas que usamos hoje, ou se as pessoas que viveram no final do século XIX vissem as mulheres usando calças, trabalhando e tendo os mesmos direitos que os homens. Isto, certamente, seria considerado uma imoralidade.

Devido a muitas mudanças na História, a sociedade é outra e a nossa moral também mudou. O que antigamente era considerado imoral, hoje pode não ser mais. Sabemos que essas designações quase sempre espelham valores pessoais, razão pela qual nem sempre há um perfeito acordo no julgamento de atitudes entre as pessoas.
Já com a ética é diferente. A ética seria um conjunto de padrões de condutas compartilhadas por todas as pessoas, e que, desde a filosofia do grego Aristóteles, está relacionada a uma noção de justiça. É lógico que o que é justo ou não muda ao longo da História e depende do ponto de vista de cada cultura. Porém, na ética, buscam-se valores que são universais, baseados na noção de justiça, como, por exemplo, o direito à vida.
Copiado: https://www.portaleducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário