quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

QUAL EXPECTATIVA DO MERCADO PARA PEQUENAS EMPRESAS EM 2019?

Apesar de 2018 não estar sendo um ano fácil para a economia brasileira, as empresas estão chegando ao final do ano com números positivos. 
Segundo dados do Banco Central, o ano deve terminar com crescimento do PIB em torno dos 1,5%.
Este cenário aponta para o fim da recessão e prevê que 2019 será um bom ano para empreender. De toda forma é preciso estar atento aos ramos de negócios mais promissores para garantir os lucros e fugir da crise. Confira:

Cenário econômico

Antes de iniciar 2019 abrindo um novo negócio é importante saber alguns números. O Boletim Focus do Banco Central estima uma alta do PIB para até 2,5% durante o ano de 2019. Isto significa mais poder de compra, mais dinheiro circulando e negócios mais lucrativos.
Mas fique atento! O mesmo relatório aponta que a inflação continuará acima da meta, hoje estimada em 4,11%. Prevê-se ainda um aumento da taxa básica de juros (Selic) de 6,50% para 8%. Isto significa que será mais caro conseguir crédito para o seu negócio
Com o dólar em alta, empreendedores que dependem de insumos importados terão que se desdobrar para conseguir preços mais competitivos.

Tendências de sucesso para 2019

Franquias

As franquias foram o grande destaque deste ano e devem continuar em alta em 2019. Segundo dados do SEBRAE, o mercado de empresas franquiadas deverá crescer em torno de 20% no próximo ano.
Solidez, modelo confiável e público fiel são algumas das vantagens para se investir neste ramo de negócios. O mercado é diversificado, com modelos de investimentos que cabem em qualquer orçamento.

Tecnologia

Este é um dos setores menos abalados pela crise e com maior potencial de lucro para o ano de 2019. Com clientes cada vez mais conectados, o mercado de tecnologia vem atraindo empresas de todos os tipos.
Desenvolvimento e distribuição de softwares, soluções de gestão e criação de aplicativos são as áreas com maior previsão de sucesso para 2019. 
Outro ramo em alta é a criação de startups – empresas de inovação tecnológica. Alguns modelos de negócio são relativamente baratos e possuem retorno acima da média.

Economia compartilhada e sustentável

Os negócios colaborativos se tornaram uma febre em 2018 e tudo indica que serão sucesso no ano que vem. O empreendedorismo coletivo e consciente foi impulsionado por uma mudança comportamental sem precedentes no mercado.
O cliente se tornou mais criterioso e em busca de consumo sustentável. Outras práticas com lucros em alta são as soluções de compartilhamento empresarial (Hubs de trabalho, escritórios compartilhados) e a criação de produtos ecologicamente corretos.

Alimentos e bebidas

Culinária vegana, cervejaria artesanal, alimentos orgânicos – eis alguns dos ramos de sucessopara 2019 quando falamos de alimentação. Mesmo em tempos de crise o mercado de alimentos e bebidas se manteve aquecido por conta da capacidade de seduzir seus clientes com inovação e qualidade.
Bares, restaurantes, cervejarias e outros negócios relacionados prometem bons lucros para quem quer empreender em 2019.

Saúde e bem-estar

Os negócios do setor de bem-estar movimentaram entre 2017 e 2018 cerca de 300 bilhões de reais (dados do SEBRAE). A onda das academias de Crossfit e dos serviços de alimentação balanceada foi uma das mais lucrativas dos últimos anos e está longe de acabar.
As opções para quem quer empreender no setor são bem amplas: alimentos, acessórios fitness e consultorias. Até os aplicativos entraram nesse seguimento com soluções para quem quer ficar em forma.

Três regras de ouro para lucrar em 2019

Diferenciação

Uns chamam de gourmetização, outros de diferenciação. O importante é ser diferente e se destacar. A ideia do produto enlatado e pouco dinâmico está ficando para trás.
Cada vez mais os clientes buscam empresas com um diferencial tangível. Ingredientes exclusivos, materiais únicos, serviços com um toque a mais. Mas cuidado: não basta ser diferentão, tem que ser realmente bom.

Informatização

Vendas online, serviços monitorados por aplicativos, gestão de clientes digitalizada – a era da internet está impulsionando empresas de todos os setores. Negócios que investem em informatização poupam tempo e dinheiro, são mais dinâmicos e possuem maior lucro.
Uma tendência em alta para 2019 é a utilização de softwares de gestão em nuvem. Com um ERP moderno e eficaz sua empresa lida com contas a pagar, estoques e demais burocracias de maneira mais eficiente.

Segmentação

Foi-se o tempo em que as empresas atiravam para todo lado. A criação de negócios de nicho foi tendência em 2018 e virá com tudo em 2019.
Os modelos são vários: clubes de assinatura, restaurantes veganos, lojas especializadas em apenas um produto. Para obter sucesso neste setor é preciso fazer uma pesquisa detalhada sobre o perfil do seu cliente, investindo em produtos e serviços que realmente dialoguem com o que eles querem.
Copiado: https://andrebona.com.br

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