Poderíamos começar pedindo
desculpas pelo título deste texto, mas não estaríamos sendo sinceros.
Não há
palavra melhor do que foda para definir o que você precisa ser quando vai
fazer uma apresentação em público.
Em um congresso para milhares de
espectadores, um vídeo que será visto por algumas poucas pessoas, a exibição de
um projeto, sua tentativa de conquistar um investidor ou, simplesmente, falar
em reuniões com sua própria equipe. Seja foda.
A forma como você se apresenta faz
muita (para não dizer toda!) diferença para engajar seu interlocutor.
Em um estudo realizado pela
Prezi, companhia responsável por uma plataforma de apresentações online,
identificou que 70% dos profissionais americanos concordam que habilidades
de se apresentar são cruciais a fim de se obter sucesso no
trabalho.
E não é preciso ser um
especialista para atestar isso. Qualquer pessoa já presenciou, como
espectadora, aquela sensação de desinteresse pelo que estava sendo apresentado.
Isso porque nem todo mundo que fala em público está preparado para tal.
Acontece que uma apresentação foda - seja a uma única
pessoa ou uma plateia lotada - passa uma imagem positiva, transmite segurança e
concede credibilidade.
O que
você tem a dizer
Em primeiro lugar, lembre-se da
importância que você deve dar ao conteúdo.
Mantenha seu foco ainda na fase de
planejamento. Você precisa resumir o conteúdo para que
consiga desenvolver a ideia que você escolheu defender. Sinta e
transmita paixão por ela.
Não se esqueça que é preciso
contextualizar e exemplificar, tudo de forma clara. Construa uma linha de
raciocínio e mantenha-a durante todo o discurso.
Saiba contar histórias e
inspirar. É daí que vem o poder de persuasão. E, nesse sentido, outro ponto ao
qual você deve ficar atento é em manter a clareza. Usar linguagem simples torna
seu discurso muito mais convincente, por aproximar você do público.
De que adianta
investir em um vocabulário rebuscado, se poucos entendem o que você diz?
Leve em consideração que esse
conteúdo será um de seus principais artifícios para se conectar com o público.
Faça do
público seu aliado
E, falando em audiência, procure
conhecê-la, de preferência, antes do contato no momento da apresentação. Se não
der, construa uma conversa, de forma que você não se perca em um
monólogo sem sentido para os ouvintes.
Chris
Anderson, curador do TED, afirma que os melhores palestrantes que
passaram por lá têm algo em comum: eles cumprem a tarefa de transferir para a
mente dos ouvintes um presente extraordinário, algo estranho e lindo, chamado
de "ideia". Ele ressalta que a mente de
quem escuta precisa estar em sincronia com a de quem fala.
Prepare-se
para falar
Nada de confiar em sua capacidade
de improviso. Definir um objetivo, planejar cada aspecto da apresentação e
ensaiar são formas de aprimorar suas apresentações.
Por mais que você domine
determinado assunto, tudo muda de figura quando se tem um tempo para resumir a
ideia, além de interlocutores para te questionarem. Esse é o melhor caminho
para atingir (ou superar) as expectativas da audiência e construir autoridade.
Toda essa questão vai muito além
do falar. A desenvoltura de um indivíduo pode ser crucial na vida pessoal e,
mais ainda, na profissional. Por isso, atenção à linguagem corporal. Ela será responsável por
fortalecer a mensagem presente em seu discurso.
Cada detalhe importa!
Dica final: Nada de fugir de
falar em público. Quando a hora chega, é importante confiar em si e preparar
tudo para cativar seu interlocutor. Vale ressaltar que muito da habilidade de
se apresentar vem de treinamento e prática.
Nem todo mundo nasce foda, mas se
você quer ouvir mais “sims” e inspirar, você pode se tornar esse cara.
Copiado: http://www.meioemensagem.com.br
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