quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Você não pode ser menos do que FODA ao falar em público


Poderíamos começar pedindo desculpas pelo título deste texto, mas não estaríamos sendo sinceros. 

Não há palavra melhor do que foda para definir o que você precisa ser quando vai fazer uma apresentação em público. 

Em um congresso para milhares de espectadores, um vídeo que será visto por algumas poucas pessoas, a exibição de um projeto, sua tentativa de conquistar um investidor ou, simplesmente, falar em reuniões com sua própria equipe. Seja foda.

A forma como você se apresenta faz muita (para não dizer toda!) diferença para engajar seu interlocutor.

Em um estudo realizado pela Prezi, companhia responsável por uma plataforma de apresentações online, identificou que 70% dos profissionais americanos concordam que habilidades de se apresentar são cruciais a fim de se obter sucesso no trabalho.

E não é preciso ser um especialista para atestar isso. Qualquer pessoa já presenciou, como espectadora, aquela sensação de desinteresse pelo que estava sendo apresentado. Isso porque nem todo mundo que fala em público está preparado para tal. 


Acontece que uma apresentação foda - seja a uma única pessoa ou uma plateia lotada - passa uma imagem positiva, transmite segurança e concede credibilidade.

O que você tem a dizer

Em primeiro lugar, lembre-se da importância que você deve dar ao conteúdo. 

Mantenha seu foco ainda na fase de planejamento. Você precisa resumir o conteúdo para que consiga desenvolver a ideia que você escolheu defender. Sinta e transmita paixão por ela.

Não se esqueça que é preciso contextualizar e exemplificar, tudo de forma clara. Construa uma linha de raciocínio e mantenha-a durante todo o discurso.

Saiba contar histórias e inspirar. É daí que vem o poder de persuasão. E, nesse sentido, outro ponto ao qual você deve ficar atento é em manter a clareza. Usar linguagem simples torna seu discurso muito mais convincente, por aproximar você do público. 

De que adianta investir em um vocabulário rebuscado, se poucos entendem o que você diz?

Leve em consideração que esse conteúdo será um de seus principais artifícios para se conectar com o público.

Faça do público seu aliado

E, falando em audiência, procure conhecê-la, de preferência, antes do contato no momento da apresentação. Se não der, construa uma conversa, de forma que você não se perca em um monólogo sem sentido para os ouvintes.


Chris Anderson, curador do TED, afirma que os melhores palestrantes que passaram por lá têm algo em comum: eles cumprem a tarefa de transferir para a mente dos ouvintes um presente extraordinário, algo estranho e lindo, chamado de "ideia". Ele ressalta que a mente de quem escuta precisa estar em sincronia com a de quem fala.

Prepare-se para falar

Nada de confiar em sua capacidade de improviso. Definir um objetivo, planejar cada aspecto da apresentação e ensaiar são formas de aprimorar suas apresentações.

Por mais que você domine determinado assunto, tudo muda de figura quando se tem um tempo para resumir a ideia, além de interlocutores para te questionarem. Esse é o melhor caminho para atingir (ou superar) as expectativas da audiência e construir autoridade.

Toda essa questão vai muito além do falar. A desenvoltura de um indivíduo pode ser crucial na vida pessoal e, mais ainda, na profissional. Por isso, atenção à linguagem corporal. Ela será responsável por fortalecer a mensagem presente em seu discurso.

Cada detalhe importa!

Dica final: Nada de fugir de falar em público. Quando a hora chega, é importante confiar em si e preparar tudo para cativar seu interlocutor. Vale ressaltar que muito da habilidade de se apresentar vem de treinamento e prática.
Nem todo mundo nasce foda, mas se você quer ouvir mais “sims” e inspirar, você pode se tornar esse cara.

Copiado: http://www.meioemensagem.com.br 

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