Pare de sabotar e destruir sua própria
credibilidade
Você costuma dizer a verdade ou ter
sempre a resposta na manga para qualquer pergunta?
Gostemos ou não, a realidade
é mais do que estar certo ou errado. Acima de qualquer traço de personalidade,
os gestos e posturas que adotamos muitas vezes acabam falando em nosso
nome sem nossa autorização.
São sinais e expressões que, embora
breves ou inconscientes, têm um forte impacto no desenrolar de
situações decisivas. E você já reparou que tipo de conteúdo está emitindo nas
diversas situações que enfrenta?
Para
Minda Zetlin, ex-presidente da Sociedade Americana de Jornalistas e Autores e
co-autora do livro The
Geek Gap, mesmo com a melhor das
intenções, nossas próprias atitudes podem botar tudo a perder. Descubra a
seguir hábitos de linguagem corporal que ela compartilhou com a revista Inc. e
que podem ser evitados frente a interações sociais decisivas.
1. Inclinar a cabeça: Se
for para trás, elevando seu queixo, pode ser interpretado como sinal de
arrogância ou provocação. Para baixo, você está desprezando a presença da outra
pessoa.
2. Ouvir sem fazer contato visual: Pesquisas
mostram que você deve fazer contato visual 50% do tempo enquanto fala e 70% do
tempo enquanto escuta. Caso contrário, você pode acabar dando uma impressão
duvidosa ou de desinteresse.
3. Tocar o rosto: Este
é outro gesto que tende a fazer você parecer desonesto -- mesmo que seja
só uma coceira no nariz ou você esteja apenas com os olhos cansados. Não
faça isso.
4. Balançar a cabeça para dizer sim ou não: É
muito comum e intuitivo, porém sob olhares escrutinadores eles geralmente
significam o oposto do que você está acenando como resposta. Tenha sempre isso
em mente. Entendeu? (Você já pode começar a treinar!)
5. Colocar as mãos dentro dos bolsos ou atrás das
costas: Pode ser apenas uma ansiedade breve de nervosismo,
mas a impressão que dá é de que você não é confiável, pois tem algo a
esconder.
6. Fazer gestos baixos demais: A
maioria das pessoas faz gestos na frente dos seus corpos, mais ou menos na
altura dos ombros ou do peito. Se for muito abaixo disso, na cintura, por
exemplo, fica difícil enxergar do outro lado de um balcão ou mesa. O que você
está com medo de mostrar? Pode ficar parecendo que você está escondendo alguma
coisa. "Mãos pra cima" nem sempre precisa ser uma abordagem de
contenção.
7. Fazer "folha de figo": As
pessoas colocam as mãos na frente dos genitais quando estão desconfortáveis ou
em sinal de respeito (já reparou em funerais?). No entanto, esta expressão pode
indicar medo ou que você não quer revelar algo. Evite fazer a "folha de
figo" durante negociações.
8. Palmas para cima ou punho fechado: Esta
posição indica agressão ou superioridade, e também que você está fechado
para qualquer coisa que o outro está falando. Jamais aja assim quando
estiver tentando construir um relacionamento.
9. Congelar as mãos: É até comum desconfiar
de alguém que fala muito com gestos, certo? Só que o fato é que
os mentirosos também sabem disso, e portanto se preocupam com a
possibilidade de suas mãos lhe entregarem, às vezes um pouco demais. Resultado?
A tendência neste caso é deixá-las quase petrificadas.
10. 'Fechar' o corpo: Seja cruzando dedos,
braços e pernas, ocultando parte do seu corpo, segurando objetos ou
inclinando-se para frente, essa atitude pode dar a entender que você está
gripado, nervoso ou envergonhado. Mas antes disso vai fazer você parecer
desonesto ou descontente.
11. Dar de ombros (mesmo que seja um só): Uma péssima ideia porque faz você parecer
indiferente, desinformado ou contrariado. Se você acredita que o efeito de
apenas um ombro é menor, saiba que agir assim dá a impressão de que você está
mentindo. Cuidado!
12. Ficar rígido: Da mesma forma que cruzar os braços ou segurar as
mãos, deixar seu torso rígido também denota a tentativa de suprimir
uma vontade ou impulso mal resolvido. Não se entregue tão fácil: nesse aspecto
é só relaxar um pouco.
13. Inclinar-se para trás: Ao se afastar da outra pessoa, seja durante um
encontro ou conversa, vai parecer que você não está nem aí para ela, e muito
menos o que está falando. Embora o objetivo não seja invadir o espaço do
outro, digamos que criar literalmente uma distância maior não é a melhor
maneira de demonstrar engajamento.
14. Sentar diretamente em frente à outra
pessoa: Se houver a opção durante uma visita
ao escritório, prefira sentar num ângulo de 45º em relação à outra pessoa.
Pode soar um detalhe inútil, mas com ele a situação vai parecer mais
colaborativa e menos conflituosa, um ótimo primeiro passo rumo à
construção da confiança que você deseja.
Por:
Danilo Barba
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