quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Mapa de competências em planilha, para download.

Montar uma empresa não diz respeito apenas a papelada e a estrutura. Descubra o mapa de competências para uma gestão de negócios eficiente. Download de graça!


Competência para gestão de negócios. A dúvida mais comum entre os empreendedores que pretendem montar uma empresa é; Por onde começar? É só ter uma idéia para ganhar dinheiro e pronto?
Há cerca de 20 anos eu me fiz essa pergunta, mas na época não consegui a resposta assim tão fácil como você está fazendo agora. Digamos que comecei pelo meio e paguei o preço.
Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito. Pitágoras.
O tempo ensina o que é necessário para quem aprende sozinho. O problema é que autodidatas acabam perdendo a direção. Onde começa e termina o assunto do estudo? Quais as competências necessárias?
Mapa de competências para gestão de negócios
Leve o mapa e dirija sua empresa
Você já sabe que sou fã de métricas. Através delas é possível crescer, evoluir e também funciona bem com o conhecimento. Medir ajuda a direcioná-lo ao lugar certo e evita qualquer chance de andar para trás.
O Sebrae disponibilizou há alguns anos, um mapa de competências para gestão de negócios, excelente para nortear o empreendedor iniciante e manter na rota o empreendedor veterano.
Transformei ele em um sistema de análise mensal do conhecimento utilizando uma planilha do Excel, que estou disponibilizando aqui de graça para seu próprio uso e diversão. Me ajudou e pode ajudar você.
(clique botão direto e salvar destino)

Como usar o mapa de competências
As competências estão dividas em três partes:
  • Competências técnicas
  • Competências comportamentais
  • Competências estratégicas
O sistema métrico é baseado em notas de 0 (zero) a 10, onde 0 (zero) ésem domínio do assunto, 2 é domínio basico, 6 domínio médio e 10domínio pleno. É uma auto-avaliação, então não vale roubar.
Você descobrirá que domínio pleno não existe. Há sempre mais para aprender. Busque sempre novos livros e fontes.
Vou listar todas as competências com indicações sobre o assunto. Coisa que não há no planilha do Excel disponível para download.
Competências técnicas
Estas competências levam tempo. Só experiência não basta para elas, será preciso estudo contínuo. Transforme o gráfico do Excel em um hábito mensal e procure informações em livros, filmes, concorrentes, etc… Não tenha pressa e faça com prazer.
Há links para assuntos dos quais já abordei no blog.
Competências comportamentais
Minhas preferidas, as competências comportamentais funcionam muito bem quando se tem elas na personalidade. Isso não significa que não possam ser aprendidas com um pouco de disciplina. Os livros mais famosos figuram nesta área e é fácil conseguir boa informação.
Competências estratégicas
Estas competências são as pernas para qualquer negócio. São elas que movem a empresa, são o motor e quanto mais aprofundamento nesta área, mais potência a empresa terá. Também são as competências mais degastantes, requerem mais energia do empreendedor.
  • Associativismo – Diz respeito à cooperação entre empresas, à união para se fortalecer em conjunto e ao esforço coletivo para geração de trabalho e renda.
  • Sócios empresariais - Diz respeito ao conhecimento sobre o conceito e à caracterização da sociedade, papel e comunicação dos sócios.
  • Gestão de pessoas – Diz respeito à seleção dos colaboradores, como estimulá-los e gerir os recursos humanos.
  • Marketing - Abrange o modo como o negócio e seus produtos são expostos no mercado, a maneira como se torna conhecido e desejado pelos clientes.
  • Análise do mercado - Trata da visão da oportunidade de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores.
  • Busca de recursos financeiros - Trata-se de como captar recursos no mercado.
  • Análise e planejamento financeiro - É a competência de analisar e projetar estratégias para o negócio a partir de informações financeiras.
  • Contabilidade – Trata do conhecimento de informações contábeis que possibilitem a tomada de decisões gerenciais.
  • Qualidade – Abrange a compreensão dos conceitos de qualidade, planejamento estratégico, ambiente, processos e o comportamento das pessoas para a qualidade.
POST ESCRITO POR ROBERTO MACHADO.- http://www.doceshop.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário