Veja algumas dicas que irão ajudá-lo a ser mais sábio naquilo que escolher
Procure pessoas com várias perspectivas e posições hierárquicas diferentes para
que você não se limite apenas ao que enxerga
Muitas pessoas costumam se basear na intuição para tomar decisões importantes,
o que pode levar a resultados ruins. A melhor escolha, principalmente em
ambientes corporativos, é se basear na lógica e em fatores concretos. Afinal,
você não pode, por exemplo, alterar toda a estrutura de um departamento baseado
completamente em um sentimento ou sensação.
Confira a seguir 11 dicas que pode ajudá-lo a tomar decisões melhores e
alcançar resultados mais relevantes:
1. Procure e ofereça evidências
Todas as vezes que alguém faz determinada afirmação ou defende uma ideia, essa
pessoa deve oferecer evidências que suportem o que ela diz. Caso isso não
ocorra, você deve solicitar esses fatores para que sejam levados em
consideração. Da mesma forma, todas as vezes que tomar uma decisão publicamente
ou fizer uma afirmação, ofereça o necessário para que as pessoas o levem a
sério.
2. Examine a lógica
Examine as evidências criteriosamente e garanta que a lógica as sustente de
maneira coerente.
3. Encoraje a experimentação
Se há evidências, convide a equipe a fazer algumas experimentações para testar
a viabilidade das estratégias propostas e use os resultados para guiar as
decisões finais.
4. Faça uma lista de prós e contras
Liste as vantagens e desvantagens de cada opção que você poderia escolher e
converse com outras pessoas para considerar diferentes pontos de vista e
opiniões.
5. Considere longo e curto prazo
Você deve levar os efeitos, sacrifícios e ganhos de cada decisão em longo e
curto prazo. Determine o que você está disposto a abrir mão em longo termo para
ganhar algum benefício em curto prazo e vice-versa.
6. Busque apoio
Enquanto estiver considerando diferentes alternativas, pense em quem poderá
ajudá-lo ou reprová-lo. Você deve ponderar os apoios que são absolutamente
necessários para que sua proposta seja bem-sucedida e quais não são
imprescindíveis.
7. Questione suas decisões
Questionar se você tomou a decisão certa ou errou é algo útil para colocá-lo no
caminho certo e mantê-lo motivado, além de auxiliar no processo de aprendizagem
e evitar que você repita erros passados no futuro.
8. Considere outras linhas de pensamento
Ao tomar decisões, muitas pessoas podem transformar-se em âncoras, pois não
saem de sua linha de raciocínio ou perspectiva para considerar outras
possibilidades. Mesmo que você tenha certeza de que aquilo que adotou está
correto, é muito importante que tenha todas as possibilidades em mente para sua
decisão não seja eliminatória ou se desequilibre futuramente por coisas que não
foram consideradas.
9. Não deixe o conformismo prejudicá-lo
Mudanças são momentos difíceis, mesmo para as pessoas mais adaptáveis, pois
mesmo que você se sinta bem em diferentes cenários, outras pessoas também devem
se adaptar a você ou ao que foi trazido de novo.
10. Confirme as evidências
Se você percebe que informações novas continuam a validar aquilo que você
decidiu ou defendeu, não pense que o trabalho está feito. Peça para alguém com
a mesma ou ainda mais experiência que você procure por argumentos contrários,
pois isso irá fortalecer seu posicionamento. Não trabalhe somente com pessoas
que concordam com você.
11. Confie em outras pessoas para melhorar seu julgamento
11. Confie em outras pessoas para melhorar seu julgamento
Mudar ou reverter uma decisão que não está funcionando pode ser uma experiência
difícil. Seja qual for o problema, aceitar o erro e as falhas e mudar de
direção é uma necessidade. Em casos como estes, procure por outras pessoas para
ajudá-lo a avaliar a situação e redirecioná-la da melhor maneira possível.
Procure pessoas com várias perspectivas diferentes e posições hierárquicas para
que você não se limite ao que enxerga de imediato em sua posição.
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