O primeiro senso do Programa 5S é o chamado Seiri ou Senso de Utilização.
É o nosso ponto inicial para colocar o trabalho em ordem. É saber, antes de tudo, separar o que é útil do que é inútil e o que é necessário do que é desnecessário.
Atente que inútil não significa que pode ser jogado fora, e sim que no momento não tem utilidade.
É o nosso ponto inicial para colocar o trabalho em ordem. É saber, antes de tudo, separar o que é útil do que é inútil e o que é necessário do que é desnecessário.
Atente que inútil não significa que pode ser jogado fora, e sim que no momento não tem utilidade.
O Senso de Utilização consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais, informações, etc.) segundo critérios de utilidade ou frequência de uso, para depois retirar do ambiente tudo o que não precisa estar ali.
Objetos inúteis precisam ser descartados, vendidos, doados ou jogados no lixo. Devemos procurar manter somente o necessário para as atividades na quantidade certa e em condições de uso. Vamos descartar tudo aquilo que foi usado nos últimos meses e que não há previsão de ser usado novamente.
Somente o que tiver utilidade imediata deve estar na área de trabalho: coloque perto da máquina, bancada, mesa ou área de trabalho o que se usa toda hora; próximos ao local de trabalho devem ficar os materiais usados poucas vezes no dia; e, no armário, arquivo ou depósito deixamos os materiais usados de vez em quando.
Nessa etapa, separamos os objetos e/ou materiais por grau, tipo ou tamanho.
Somente o que tiver utilidade imediata deve estar na área de trabalho: coloque perto da máquina, bancada, mesa ou área de trabalho o que se usa toda hora; próximos ao local de trabalho devem ficar os materiais usados poucas vezes no dia; e, no armário, arquivo ou depósito deixamos os materiais usados de vez em quando.
Nessa etapa, separamos os objetos e/ou materiais por grau, tipo ou tamanho.
Pense nas atitudes que você pratica no seu dia a dia que podem ser consideradas como desperdício e procure evitá-las. Vejamos alguns exemplos de desperdício:
- Produtos e/ou serviços em fila de espera para serem executados.
- Estoques além do necessário.
- Luzes acesas em ambientes vazios ou muito claros.
- Banhos quentes demasiadamente demorados.
- Máquinas e equipamentos ligados desnecessariamente.
- Jogar no lixo materiais em condições de uso.
- Bate papos desnecessários no ambiente de trabalho.
Para garantir o sucesso da implantação do 1º S, é necessário realizar um planejamento claro de tudo aquilo que precisa ser feito. Cartazes podem ser afixados, visando a sensibilização da equipe. E, além disso, é importante capacitar todas as pessoas para a execução do senso de utilização.
A criação de uma lista de verificação é um instrumento que auxilia na prática do senso. Entre os questionamentos da lista podemos citar as seguintes perguntas:
- Há objetos desnecessários no local de trabalho?
- Há quantidade excessiva de material de expediente (lápis, borracha, caneta etc)?
- O Senso de Utilização foi realizado no computador?
- As áreas em comum, tais como cozinha, banheiros, vestiários, pátios estão em ordem?
- Quando necessário, os colaboradores utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)?
- Nessa área, todo o seu material deve ser devidamente identificado.
- A área de descarte não é sinônimo de bagunça.
- Até porque, nessa área, há muita coisa que pode ser útil para outro setor, por isso o descarte deve estar organizado e os objetos de fácil localização.
Com o primeiro S implantado, esperam-se os benefícios abaixo:
- Facilidade nas informações e na procura de objetos.
- Diminuição da necessidade de espaço e de estoque de materiais.
- Diminuição do desperdício.
- Diminuição de custos.
- Melhor aproveitamento do tempo e de recursos.
- Maior organização.
- Aumento da produtividade.
Este foi o primeiro artigo de uma série que falará sobre cada senso do Programa 5S. Espero que as palavras acima tenham sido de grande valia e esclarecido possíveis dúvidas. Sucesso!
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