quarta-feira, 26 de julho de 2023

Dicionário Corporativo: O Que Estão Falando na Reunião?


Quantas vezes alguém falou “vamos fazer um briefing” e você ficou sem entender nada? 

Quantas reuniões você participou e a sensação era de “será que estou no lugar certo”? 


Calma! Não se desespere. 

Muita gente ainda não consegue compreender todas as palavras do dicionário corporativo.

Para te ajudar nisso, escolhemos algumas das palavras mais usadas no mercado de trabalho.

Dicionário Corporativo

A – D

Approach: abordagem.

Assessment: ferramenta utilizada pelas empresas para avaliar o perfil e as características do profissional.

Board: conselho diretor.

Brainstorm: conversa para troca de ideias sobre determinado assunto. Uma das palavras mais procuradas no dicionário corporativo.

Branding: conjunto de ações ligadas à administração de uma marca.

Briefing: conjunto de informações para a realização de uma determinada ação, dossiê.

Budget: orçamento.

Business Planplano de negócios.

Business Unit: unidade de negócios.

Case: estudo de caso.

CEO (Chief Executive Officer): profissional que ocupa o cargo mais alto da empresa.

CIO (Chief Information Officer): profissional responsável pelo planejamento da área de tecnologia da informação, como um diretor de TI.

CFO (Chief Financial Officer): profissional responsável pela administração financeira da empresa.

Chairman: presidente do conselho que dirige a empresa.

Commodity: matéria-prima.

COO (Chief Operations Officer)profissional que cuida mais de perto da rotina do negócio.

Coach: profissional que orienta a vida profissional de outras pessoas,utilizando técnicas e treinamentos, por exemplo.

Core business: é o principal negócio da empresa.

CRM (Consumer Relationship Management): ferramenta para gestão do relacionamento com clientes.

Customizar: personalizar algo como um produto, processo, serviço ou uma apresentação.

Deadline: prazo final, data em que alguma tarefa precisa ser terminada.


 E – H

E-learning: ensino ou treinamento que acontece através da internet.

Expertise: habilidade ou conhecimento em determinada área.

Feedback: retorno sobre o resultado de um processo ou atividade.

Follow-up: entrar em contato.

Forecast: previsão.

Hands-on: participação ativa.

Head: é o profissional que lidera uma área, um departamento ou um projeto.

Headcount: número de pessoas que trabalham em determinada equipe.

Headhunter: caça-talentos, recrutador.

 I – O

Insight: ideia súbita, percepção.

Internship: estágio.

Job rotation: rotação em diferentes áreas da empresa para adquirir novos aprendizados.

Joint-venture: associação de duas empresas ou mais para a produção, prestação de serviços, busca de novos mercados, etc.

Know-how: conhecimento.

KPI (Key Performance Indicator)indicador de desempenho.

Merchandising: conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a promover marcas, produtos e serviços.

Newsletter: boletim de notícias.

Networking: rede de contatos profissionais.

OOO (Out of Office): “ou-ou-ou” quer dizer nada mais do que ausente do escritório.

Outsourcing: terceirização.


 P – T

SEO (Search Engine Optimization): conjunto de técnicas que visam otimizar o posicionamento de sites nos mecanismos de busca do Google.

Skills: habilidades ou competências.

Sponsor: é o profissional responsável pelo recurso financeiro de um projeto.

Start-up: dar início a uma operação ou atividade.

Supply-chain: cadeia de abastecimento.

Trainee: profissional em treinamento.

Trend: tendência.

Target: alvo, público-alvo.

 U – Z

Workaholic: profissional viciado em trabalho.

Workshop: treinamento ou palestra.


 Copiado: https://www.advtecnologia.com.br/

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